O IRMÃO MAIS VELHO

ESBOÇO 618
TEMA: O IRMÃO MAIS VELHO
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio e chegou perto de casa, ouviu a musica e as danças” Lc 15.25.

Lucas descreveu no capitulo 15 uma parábola de Jesus sobre o filho pródigo, cujo conteúdo ressalta o filho desobediente que saiu de casa, sua volta, o pai amoroso e perdoador, e o insurgente irmão MAIS VELHO. Essa é uma lição importante para a nossa vida diária.

I. O Filho desobediente
1. O filho mais novo, “falta de maturidade”. Ele abandonou a casa do pai pedindo parte da sua herança, talvez esse fosse o principal alvo daquele filho (Lc 15.12). As pessoas inexperientes não levam muito a sério as consequências daquilo que faz e as decisões que tomam. O egoísmo pode levar um filho a desprezar a família em busca dos prazeres da vida, no sentido espiritual acontece o mesmo, o filho abandona a casa do pai, “Deus” deixa a comunhão da família para experimentar os prazeres do pecado, para aquele filho pródigo o convívio familiar não seria mais interessante, e sim novas amizades. “As novas amizades exigem muito mais cuidados do que as antigas” e sobre isso ele não pensou, pediu a parte da sua herança e retirou-se, granjeou amigos, mulheres, bebida, dança, finalmente aproveitou bem, mas há alegrias que duram pouco e o que ele pensava ser sucesso tornou-se fracasso.

2. Longe de casa
Partiu para uma terra longínqua, longe do convívio e a comunhão familiar, o filho se tornou vulnerável, os “amigos” foram os únicos beneficiados com a herança que o moço tinha em mãos. O texto diz que ele desperdiçou a sua fazenda “herança”, vivendo dissolutamente, o contrário aos bons costumes, devasso e libertino. (Lc 15.13). As conseqüências não demoraram, as sementes plantadas começaram a brotar.

3. As conseqüências
Nada pior do que as conseqüências daquilo que se semeia, após ter gastado tudo houve naquela terra uma grande fome. Os nossos erros muitas vezes culminam com a realidade do momento, além de não ter mais dinheiro o povo estava vivendo uma crise econômica muito grande, e aquele filho liberal começou a padecer necessidade, desejando comer até das bolotas que os porcos comiam, porque ninguém lhe dava nada (Lc 15.15,16).

4. O seu regresso a casa do Pai
Somente quando a pessoa admite o seu erro e reconhece o seu pecado, surgem novas oportunidades para ele “E caindo em si disse:” – “Quantos trabalhadores de meu pai tem abundancia de pão, e eu aqui padeço de fome!” (Lc 15.17). A grande atitude, sem ela jamais chegaremos há algum lugar, “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai pequei contra o céu e perante ti.” Muitas vezes os nossos pecados não afetam somente aos nossos familiares, mas a igreja e a Deus. “Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores.” ele estava disposto até a se tornar empregado do seu pai (Lc 15.18,19).

II. O pai amoroso
Voltando para casa, o pai avistou de longe e se movei de íntima compaixão, e correndo lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou (Lc 15.20-24). Quantas vezes pensamos que Deus nem mais nos aceita mediante tantas coisas que praticamos, mas a atitude de um verdadeiro pai é amorosa “Mas disse aos seus servos: Tragam a melhor roupa, e ponde-lhe um anel no dedo, e sandálias para os pés, trazei bezerro cevado e matem, vamos fazer festa, porque esse filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado e começaram a alegrar-se.

IV. O irmão mais velho
Em todos os lugares estão os irmãos mais velhos; eles são insatisfeitos com qualquer agrado que se faz a outro; o mais interessante para ele é ver o irmão sempre afastado para não tirar-lhe as oportunidades; o irmão mais velho sempre tem argumentos contra o seu irmão que falha ou peca; Ele sempre reage com indignação e orgulho; para ele as disciplinas devem ser intermináveis; seus conceitos são excessivamente justos; tem como característica não perdoar (Lc 15.28,29).

Irmãos jamais devam permitir que o caráter do irmão mais velho permeie os vossos corações, e sim, a atitude do pai que abraçou o seu filho lhe dando outra oportunidade. Deus é um pai que oferece aos seus filhos grandes oportunidades, por isso não deveis rejeitá-las, voltar para casa foi a melhor atitude do filho pródigo. Tomemos como exemplo essa parábola, sejamos humildes em receber e perdoar os nossos irmãos faltosos.

Pr. Elis Clementino- Paulista-PE





Nenhum comentário:

Foto