RAABE, UMA MULHER SALVA E RESTAURADA

ESBOÇO 631
TEMA: RAABE, UMA MULHER SALVA E RESTAURADA
TEXTO: JOSUÉ 2:1

            Não entendemos como Deus resolve elevar pessoas que muitas vezes são consideradas a escórias da sociedade, sabemos apenas que Deus realiza no ser humano tanto o querer quanto o efetuar (Fp 2:13), não importa quem, Deus conhece a todos e examina os corações (Rm 8:27), ao mesmo tempo conhece o amanhã de todos. Deus escolhe as coisas vis deste mundo para confundir as que são (Rm 1:27,28). Na Bíblia há muitos exemplos de pessoas simples e humildes que foram escolhidas e designadas por Deus para realizar grandes obras, pessoas que talvez atualmente não déssemos a mínima importância, talvez devido o seu caráter, situação econômica e espiritual. Destacaremos alguns exemplos com personagens que se tornaram importantes ao cumprirem os desígnios de Deus, pois ele fez no passado, faz no presente e continuará fazendo no futuro.

Personagens que se destacaram
Quero citar algumas pessoas simples que realçaram na História Bíblica entre eles: José do Egito; Moisés; Josué e Raabe. José era apenas um sonhador que se tornou governador; Moisés um menino jogado no rio Nilo que se tornou o maior líder; Josué conduziu o povo hebreu à terra prometida; Raabe uma prostituta que morava em cima do muro de Jericó, pois essa mulher teve a sua vida restaurada e mudada através de uma atitude de esconder os emissários de Josué.

A atitude de Raabe   
A ação de Raabe em acolher e esconder os espias foi o ponto de partida para que a sua vida fosse restaurada, pela lei de Moisés se ela estivesse no meio do povo Hebreu ela seria apedrejada por conta do seu caráter, ela ignorou os perigos por esconder dentro da sua casa aqueles dos estranhos, pois essa atitude poderia custar-lhe a própria vida, procurada pelos homens de Jericó ela negou que aqueles homens estivessem lá, ela sabia e ouviu daqueles espias o que Deus havia feito e as promessas de grandes conquistas, ela creu, mas também sabia que se Israel invadisse Jericó ela pereceria com a sua família e fez-lhes uma proposta para que preservassem tanto ela como a sua família, e imediatamente eles aceitaram o seu pedido.

No mundo religioso e preconceituoso jamais acreditamos na restauração de uma pessoa de um caráter ruim, no entanto devemos saber que muitas dessas pessoas Deus têm propósitos que na nossa visão jamais aceitaríamos, visto porque nos ligamos muito ao passado das pessoas. Não existe indivíduo tão ruim que não se encontre nele algo bom. Nem os apóstolos queriam acreditar na conversão de Saulo de Tarso, mas por ser zeloso pela sua lei Deus marcou um encontro com ele.

A invasão de Jericó
Depois da invasão da cidade de Jericó, Raabe foi protegida juntamente com a sua família e habitou entre os israelitas casando-se com Salmom e dele nasceu Boaz, o bizavô de Davi, ela foi recompensada porque da geração de Davi nasceu o Messias. Muitas mulheres seguiam a Jesus entre elas uma que fora meretriz e outras que foram curadas de espíritos maus (Lc 8:2; Jo 8:1-11). Raabe aparece na árvore genealógica de Jesus Cristo (Mt 1:5,6), e pela sua fé está registrada na carta aos Hebreus na galeria dos heróis da fé. “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.” (Hb 11:31)

No mundo religioso as pessoas discriminam e mata muito mais, o preconceito religioso é pior e devastador, as pessoas não se perdoam, e nem aprenderam conviver com as diferenças, sem, contudo praticarem as suas obras. No conceito de alguns a Raabe jamais teria se quer uma oportunidade na vida. Que diríamos, pois da prostituta que trouxeram aos pés do mestre por ser apanhada em ato de adultério, pela lei de Moisés ela seria morta por apedrejamento, esse episódio foi narrado por João? (Jo 8:1-11). O que dizer de Saulo perseguidor do evangelho quando o mesmo tomou parte na morte de Estevão homem de fé, consentindo a morte daquele justo, simplesmente porque era um seguidor de Jesus Cristo (At 8:1), em meio a tudo isso o plano de Deus já estava traçado para que ele fosse o maior defensor do evangelho e sofresse por ele.

Amados, o que não podemos ver em uma pessoa Deus vê, jamais devemos subestimar as pessoas por não serem iguais a nós, mas tratá-las com dignidade e apreço, os discípulos não queriam receber de bom grado Saulo, mas ele foi transformado e seu nome mudado em Paulo, de perseguidor se tornou um perseguido por causa do nome do Jesus, seu legado são as belas cartas escritas as igrejas da Ásia, cartas estas que muito nos consolam e firmam a nossa fé. Raabe, o fio de escarlate posto na janela da sua casa já representava o grande livramento. O sangue de Jesus é a proteção e mudança pela lavagem e a regeneração através da obra de Cristo. Cuidado! Não desprezem e nem subestimem as coisas pequenas, quem se lembra do prumo na mão de Zorobabel? Jamais trate a obra de Deus de coisa e nem as pessoas de coisinhas, tenha respeito, principalmente um líder que se considera renomado, certamente esses tais já nasceram grandes ou nunca viram e nem conheceram coisas pequenas, além de não respeitarem aqueles que lhes deram o primeiro voto de confiança, pois aquilo que desprezais hoje podem te surpreender amanhã. A lei da semeadura permanece com a mesma eficácia.


Pr. Elis Clementino- Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto