DIZENDO O QUE DEUS NÃO MANDOU, E REVOGANDO O QUE ELE ORDENOU.

ESBOÇO 641
TEMA: DIZENDO O QUE DEUS NÃO MANDOU, E REVOGANDO O QUE ELE ORDENOU.
TEXTOS: 2 SAMUEL 7:3,4; 2 REIS 20:4-6

            Existem situações que são extremamente delicadas, onde não podemos nos precipitar e tão pouco nos omitir de certas coisas. Nas escrituras existem exemplos tanto de um como de outro, pois sempre houve pessoas inclusive homens de Deus e profetas que falharam em determinados momentos. O nosso grau de espiritualidade não nos dá a garantia de que não falhamos devido as nossas imperfeições. Muitas vezes queremos ir além da demarcação divina, ou seja, fazer além daquilo que Deus manda, em muitas ocasiões faz para agradar a alguém, talvez em troca de favores.

1. O orgulho humano
Às vezes o líder espiritual se ufana e ultrapassa dos limites divinos, até ariscam fazer algo para impressionar pessoas, engrandecer o seu nome e entrar para a história para ser lembrado nas gerações futuras, embora isso não signifique que tais atitudes Deus aprovem, ele pode até realizar, mas não que Deus tenha autorizado, embora Deus seja absoluto e pode aprovar ou revogar aquilo que ele estabeleceu. O nome do Senhor fora usado indevidamente até por muitos profetas, embora soubesse que não era do agrado de Deus (Jr 23:31,32). Ainda hoje é assim muitos profetizam usando o nome de Deus sem ser ele os tais receberá a justa recompensa.

2. O desejo de Davi
Davi propôs no seu coração de construir uma casa para Deus habitar (2 Sm 7:2), e falando isso a Natã o profeta consultor de Davi, Natã não mediu as conseqüência aprovou imediatamente dizendo: “Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.” (2 Sm 7:3). Deus não tem compromisso com tudo àquilo que falamos e as nossas ações precipitadas, em algumas ocasiões o indivíduo se empolga e fala algo que Deus não autorizou, a empolgação é um perigo, ele pode fugir da sua razão e agir impensadamente. Há quem diga que Deus aprova todas as nossas palavras, simplesmente porque somos servos dele, isso é uma inverdade, o Senhor não aprovou o que Natã dissera ao rei.

3. Desfazendo o que Deus não mandou dizer
O compromisso e a responsabilidade em falar a verdade em nome do Senhor são grandes, falar o que Deus não mandou constitui-se um perigo, naquela mesma noite em que Natã havia falado para o rei sobre a aprovação do propósito de Davi, veio à palavra do Senhor a Natã e lhe dizendo: Pergunte a Davi se eu o mandei construir uma casa para mim. (2 Sm 7:4,5). As verdades de Deus prevalecem em qualquer circunstancias e não adianta manobra humana, isso não ajuda em nada só atrapalha. Natã teve que desfazer o que havia dito a Davi “faze e o Senhor é contigo”. Davi não teve o direito de construir o templo e sim o seu filho Salomão.

4. Revogando o que Deus mandou dizer
Fato interessante aconteceu com o rei Ezequias quando estava doente com uma chaga mortal, veio uma ordem expressa de Deus através do profeta Isaias “Poe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.” (2 Rs 20:1), ouvindo Ezequias aquelas palavras virou para o canto da parede e orou ao Senhor e chorou muitíssimo (2 Rs 20:2,3), ouvindo Deus a oração dele indo Isaias saindo do pátio do palácio desse o Senhor a ele: Volta e dize a Ezequias capitão do meu povo que ouvi a sua oração e acrescentarei mais quinze anos de vida e ainda diga que eu o livrarei das mãos do rei da Assíria, essa primeira etapa Deus fez declarar-lhe a cura, mas ainda Ezequias deveria fazer a sua parte colocar uma pasta de figos em cima da chaga (2 Rs 20:6-8), além de pedir a Deus confirmação daquele milagre (2 Rs 20:10,11).

Devemos ter muito cuidado quando entregar uma mensagem da parte de Deus, ele não tem a obrigação de realizar o que agente fala, somente há um registro de um reconhecimento de um homem de Deus “Samuel” que testemunharam dele dizendo: “...Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente;...” (I Sm 9:6). A seriedade de um homem faz com que as suas palavras sejam valorizadas (I Sm 9:6) A integridade e a seriedade de um homem não é medida pela impressão que ela causa a sociedade, mas pela história de vida. (Jó 1:1). Nem todos os nossos desejos serão cumpridos se não estiverem dentro dos planos de Deus, os desejos de Davi era construir uma casa para Deus, porém algumas das suas atitudes o impediram que o seu desejo fosse cumprido. Necessitamos ter muito cuidado para não usarmos a frase “assim diz o Senhor” o Senhor é o único que pode revogar o que ele fala.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE


Nenhum comentário:

Foto