TRÊS COISAS DANOSAS

ESBOÇO 640
TEMA: TRÊS COISAS DANOSAS
TEXTOS: 2 REIS 4:38-44; MT 16:11,12; MT 13:24-30

Há coisas nesse mundo que devem ser evitadas por ser extremamente danosa a saúde humana, elas são capazes de comprometer a saúde física e espiritual, três delas são citadas nas sagradas escrituras, são elas: As ervas que causaram a morte na panela nos dias de Elizeu, a doutrina dos fariseus e o joio no meio do trigo. Os antídotos podem ser usados para prevenção cancelando os efeitos de certas substâncias nocivas ao homem.

1. As ervas danosas
Nos dias do Profeta Elizeu, os discípulos dos profetas estavam em acampamentos quando faltaram alimentos, imediatamente consultaram ao homem de Deus, pois eles estavam sob proteção e a orientação espiritual do profeta. Ao terem consultado o homem de Deus receberam a orientação de como resolveriam o problema da fome, fazer uma grande panela e apanharem ervas e fazerem um cozido e comerem, mas ao apanharem as ervas não souberam discernir quais as ervas que seriam comestíveis.  A falta de conhecimento, imaturidade e discernimento podem causar danos tanto para a saúde física quanto a espiritual. No meio das ervas colhidas vieram também às nocivas, que após cozidas e prontas descobriram que o alimento estava contaminado, os que comiam morriam, os discípulos gritaram com grande espanto “Morte na panela, ó homem de Deus!” (2 Rs 4:40). Bem aventurado aqueles que estão sob a proteção espiritual de um homem de Deus, porque ele pode sob a direção divina indicar a resolução dos seus problemas e não somente os espirituais, o antídoto foi indicado imediatamente, pôr farinha na panela. Há três grandes lições nesse texto, (1) A falta de discernimento dos discípulos na hora da escolha das ervas entre as boas e as ruins; (2) O reconhecimento da proteção espiritual do homem de Deus; (3) A obediência deles a orientação dada por Elizeu (2 Rs 4:38-44).

2. O fermento dos fariseus
Jesus advertiu os seus discípulos sobre o fermento dos fariseus, ele não estava falando simplesmente de pães, a sua lição iria mais além, ele estava apresentando o fermento como substancia que também corrompia, ele dizia sobre a doutrina dos fariseus. O Mestre falou que um pouco de fermento “doutrina deles” podia levedar toda a massa (Mt 16:11-12). Paulo também escreveu as igrejas sobre a necessidade de se precaver desse fermento, ele seguia a mesma linha daquilo que Jesus ensinou “um pouco de fermento leveda toda massa” (I Co 5:6; Gl 5:9).

2.1. Quais os efeitos do fermento?
O fermento tem a propriedade de determinar a fermentação em outra substancia, na massa ele faz crescer, a quantidade deve ser pequena conforme a quantidade de massa e receita. Os usos simbólicos da palavra fermento nas escrituras geralmente são negativos, o fermento simboliza algo ruim no sentido espiritual (Mt 13:33), ele leveda toda a massa, eu já vi pessoas perderem um bolo inteiro por conta do fermento, principalmente envelhecido, ele impede o desenvolvimento da massa. O significado da palavra fermento vem do gr. “zume” significando a corrupção intelectual e moral, e não basta grande quantidade para corromper. A proibição do uso do fermento para os hebreus durante a páscoa representava a pureza (Ex 12:15), estendendo-se também aos sacrifícios oferecidos a Deus, “Nenhuma oferta de manjares, que fizerdes ao Senhor, se fará com fermento, e de mel nenhum queimarás por oferta ao Senhor.” (Lv 2:11).

3. O Joio no meio do trigo
Jesus proferiu a parábola do joio e o trigo para mostrar a que o reino dos céus era semelhante, ele apresenta um agricultor que semeou uma boa semente no campo, mas enquanto os homens dormiam “descuido”, veio um inimigo e semeou joio “algo ruim” no meio do bom trigo e retirou-se. Quando o trigo cresceu e deu fruto, apareceu também o joio, mas vindo os servos do dono do campo disseram-lhe: Senhor, não semeaste a boa semente no campo? Como, pois apareceu esse joio? Respondeu-lhes foi o inimigo que fez isso. O joio “o joio da inimizade e dos impedimentos” é semeado em todos os lugares “o inimigo é o Diabo” ele semeia tudo que é danoso para o homem, tanto no secular quanto na área espiritual. Os trabalhadores do campo perguntaram ao homem, queres que arranquemos? Não respondeu ele: Não, para que arrancando não suceda que arrancando o joio venha o trigo com ele. O dono entendia que a precipitação poderia estragar todo trigo naquele momento e disse para seus servos: Deixa crescer ambos juntos até que venha a ceifa, e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar, mas o trigo recolhei ao meu celeiro (Mt 13:24-30), tudo tem o momento e a hora certa. O trigo somente deveria ser colhido após a limpeza, ou seja, a retirada de todo joio.

          Cuidados são imprescindíveis, devemos pedir sempre a Deus que nos dê discernimento para que na hora de fizermos as nossas escolhas para que no meio não venham as ervas danosas, elas podem como conseqüências até no levar a morte, tanto física quanto a espiritual. Reconheçamos os nossos lideres espirituais, as suas orientações são fundamentais para o nosso cotidiano, a subserviência resulta em proteção espiritual. O fermento representa as doutrinas farisaicas que eram um veneno para a fé. O joio é aquele que está entre os cristãos, no meio da igreja gerando dificuldades no crescimento dela, e muitas vezes são até notáveis, mas não podem ser arrancados a não ser quando o ceifeiro chegar. O ceifeiro está vindo ai!

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto