ESBOÇO 640
TEMA: TRÊS COISAS
DANOSAS
TEXTOS:
2 REIS 4:38-44; MT 16:11,12; MT 13:24-30
Há coisas nesse mundo que devem
ser evitadas por ser extremamente danosa a saúde humana, elas são capazes de
comprometer a saúde física e espiritual, três delas são citadas nas sagradas
escrituras, são elas: As ervas que causaram a morte na panela nos dias de
Elizeu, a doutrina dos fariseus e o joio no meio do trigo. Os antídotos podem
ser usados para prevenção cancelando os efeitos de certas substâncias nocivas ao
homem.
1. As ervas danosas
Nos
dias do Profeta Elizeu, os discípulos dos profetas estavam em acampamentos
quando faltaram alimentos, imediatamente consultaram ao homem de Deus, pois
eles estavam sob proteção e a orientação espiritual do profeta. Ao terem
consultado o homem de Deus receberam a orientação de como resolveriam o
problema da fome, fazer uma grande panela e apanharem ervas e fazerem um cozido
e comerem, mas ao apanharem as ervas não souberam discernir quais as ervas que seriam
comestíveis. A falta de conhecimento,
imaturidade e discernimento podem causar danos tanto para a saúde
física quanto a espiritual. No meio das ervas colhidas vieram também às
nocivas, que após cozidas e prontas descobriram que o alimento estava
contaminado, os que comiam morriam, os discípulos gritaram com grande espanto
“Morte na panela, ó homem de Deus!” (2 Rs 4:40). Bem aventurado aqueles que
estão sob a proteção espiritual de um homem de Deus, porque ele pode sob a direção
divina indicar a resolução dos seus problemas e não somente os espirituais, o
antídoto foi indicado imediatamente, pôr farinha na panela. Há três grandes
lições nesse texto, (1) A falta de discernimento dos discípulos na hora da
escolha das ervas entre as boas e as ruins; (2) O reconhecimento da proteção
espiritual do homem de Deus; (3) A obediência deles a orientação dada por
Elizeu (2 Rs 4:38-44).
2. O fermento dos
fariseus
Jesus
advertiu os seus discípulos sobre o fermento dos fariseus, ele não estava
falando simplesmente de pães, a sua lição iria mais além, ele estava
apresentando o fermento como substancia que também corrompia, ele dizia sobre a
doutrina dos fariseus. O Mestre falou que um pouco de fermento “doutrina deles”
podia levedar toda a massa (Mt 16:11-12). Paulo também escreveu as igrejas sobre
a necessidade de se precaver desse fermento, ele seguia a mesma linha daquilo
que Jesus ensinou “um pouco de fermento leveda toda massa” (I Co 5:6; Gl 5:9).
2.1. Quais os efeitos
do fermento?
O
fermento tem a propriedade de determinar a fermentação em outra substancia, na
massa ele faz crescer, a quantidade deve ser pequena conforme a quantidade de
massa e receita. Os usos simbólicos da palavra fermento nas escrituras geralmente
são negativos, o fermento simboliza algo ruim no sentido espiritual (Mt 13:33),
ele leveda toda a massa, eu já vi pessoas perderem um bolo inteiro por conta do
fermento, principalmente envelhecido, ele impede o desenvolvimento da massa. O
significado da palavra fermento vem do gr. “zume” significando a corrupção
intelectual e moral, e não basta grande quantidade para corromper. A proibição
do uso do fermento para os hebreus durante a páscoa representava a pureza (Ex
12:15), estendendo-se também aos sacrifícios oferecidos a Deus, “Nenhuma oferta
de manjares, que fizerdes ao Senhor, se fará com fermento, e de mel nenhum
queimarás por oferta ao Senhor.” (Lv 2:11).
3. O Joio no meio
do trigo
Jesus
proferiu a parábola do joio e o trigo para mostrar a que o reino dos céus era
semelhante, ele apresenta um agricultor que semeou uma boa semente no campo,
mas enquanto os homens dormiam “descuido”, veio um inimigo e semeou joio “algo
ruim” no meio do bom trigo e retirou-se. Quando o trigo cresceu e deu fruto,
apareceu também o joio, mas vindo os servos do dono do campo disseram-lhe:
Senhor, não semeaste a boa semente no campo? Como, pois apareceu esse joio?
Respondeu-lhes foi o inimigo que fez isso. O joio “o joio da inimizade e dos
impedimentos” é semeado em todos os lugares “o inimigo é o Diabo” ele semeia
tudo que é danoso para o homem, tanto no secular quanto na área espiritual. Os
trabalhadores do campo perguntaram ao homem, queres que arranquemos? Não
respondeu ele: Não, para que arrancando não suceda que arrancando o joio venha
o trigo com ele. O dono entendia que a precipitação poderia estragar
todo trigo naquele momento e disse para seus servos: Deixa crescer ambos juntos
até que venha a ceifa, e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: Ajuntai
primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar, mas o trigo recolhei ao meu
celeiro (Mt 13:24-30), tudo tem o momento e a hora certa. O trigo
somente deveria ser colhido após a limpeza, ou seja, a retirada de todo joio.
Cuidados
são imprescindíveis, devemos pedir sempre a Deus que nos dê discernimento para
que na hora de fizermos as nossas escolhas para que no meio não venham as ervas
danosas, elas podem como conseqüências até no levar a morte, tanto física quanto
a espiritual. Reconheçamos os nossos lideres espirituais, as suas orientações
são fundamentais para o nosso cotidiano, a subserviência resulta em proteção
espiritual. O fermento representa as doutrinas farisaicas que eram um veneno
para a fé. O joio é aquele que está entre os cristãos, no meio da igreja gerando
dificuldades no crescimento dela, e muitas vezes são até notáveis, mas não
podem ser arrancados a não ser quando o ceifeiro chegar. O ceifeiro está vindo
ai!
Pr.
Elis Clementino – Paulista-PE
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