O NOVO NASCIMENTO

ESBOÇO 635
TEMA: O NOVO NASCIMENTO
TEXTO JOÃO 3:1-15

            O novo nascimento foi enfatizado por Jesus na sua conversa com Nicodemos um dos principais dos judeus. O seu nome grego significa “homem do povo”. Nicodemos era membro do Sinédrio, ligado ao partido dos fariseus, e era um homem que tinha autoridade, ele foi chamado por Jesus de mestre de Israel, provavelmente ele era doutor da lei. Nicodemos foi ter de noite com Jesus, a sua conversa parecia não chegar ao ponto que chegou a ponto de deixar-lhe perplexo sem nada saber diante do que Jesus lhe falara.

Nicodemos foi de noite ter com Jesus para declarar-lhe ser um simpatizante seu e que vinha lhe acompanhando o desenvolvimento do seu ministério, e que ninguém podia fazer aqueles milagres se Deus não fosse com ele. Não sabemos por que ele foi ter de noite, talvez para que não chamasse muita a atenção, pois ele era um homem de grande influência no judaísmo, ou quem sabe o pusesse em risco diante dos seus ilustres colegas fariseus. Nicodemos não foi ter com Jesus para ouvir a respeito do novo nascimento, mas expressar sobre o que ele sabia a respeito dele, (Jo 3:2). As palavras de Jesus também lhe chamaram a atenção por serem sábias e demonstrarem sabedoria em todos os aspectos da vida, tanto material quanto espiritual, maiormente sobre a lei de Moisés.

A Bíblia não descreve alguma coisa sobre o conhecimento secular de Jesus, ou se ele tenha frequentado escolas ou não, esses pormenores as escrituras não informam, mesmo assim o conhecimento que tivesse adquirido nelas seria insuficiente para com aquela idade “doze anos” durante a festa em Jerusalém discutir com os doutores sobre a lei (Lc 2:41-52). Ao chegar diante do mestre Nicodemos iniciou o seu diálogo com elogios, mas a humildade de Jesus não permitia se ufanar com aquelas belas palavras, no entanto Jesus resolveu dar-lhe outra lição fora daquele contexto que ele iniciara a conversa com ele, Nicodemos é surpreendido com uma mensagem diferente, talvez da que ele não gostaria de ouvir, o mestre lhe fala sobre a necessidade de ter um novo nascimento, este lhe seria suficiente para lhe abrirem os olhos para ver o sobrenatural “o reino de Deus”, não seria fácil convencê-lo porque o homem carnal não entende as coisas espirituais (I Co 2:14), na realidade Nicodemos não estava entendendo a lição espiritual e aonde chegaria o desfecho dela.
Ora! Em muitas ocasiões Jesus usou parábolas para expressar a sua mensagem, no entanto muitos não entendiam, porque eram incapazes de entender e ver o que era concernente ao sobrenatural (Mt 13:13). Ao ouvi-lo atenciosamente Jesus lhe diz: É necessário que você nasça de novo, pois o que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus, logo se adelgaçaram os ouvidos e o interesse de Nicodemos em saber sobre o assunto e o indaga: Como pode um homem sendo velho nascer de novo? Voltará ao ventre da sua mãe e nascerá novamente? (Jo 3:4), Jesus viu a infantilidade dele, e quem sabe na mente de Jesus dizia: Há! Nicodemos não é isso que quero de te dizer, mas vamos à lição, aquele que não nascer da água “necessidade de purificação” e do Espírito não pode entrar no reino de Deus, observem duas coisas totalmente distintas VER E ENTRAR. Moisés viu a terra prometida, mas não entrou (Dt 3:23-28; 34:5). Quem são os nascidos da carne, não se refere ao corpo humano que somente deixa de ser carne quando morrer e se tornar pó, mas atitudes ou os frutos da carne (Gl 5:19-21). As ações da nossa carne devem ser crucificadas, o nosso eu, as nossas vontades e desejos que comprometam a alma, por essa razão há uma contenda entre a carne e o espírito, essas duas naturezas se opõe uma a outra constantemente. Nascer de novo é nascer do Espírito, quem nasce dele é espírito (Jo 1:13). As pessoas nascidas do Espírito são geradas novamente pela palavra de Deus (Tg 1:18). Os que são gerados pela palavra, nele se manifestam os frutos, amor, alegria, paciência, temperança, paz, domínio próprio, mansidão e etc.
Porque os nascidos de novo cometem tantas coisas ruins durante a sua vida? O processo da regeneração vai se desenvolve à medida que o crente se aproxima de Deus através da palavra purificadora, embora Deus até permita que certas coisas aconteçam para que se revele os fiéis e os infiéis, a prova do novo nascimento é conhecida pelas nossas atitudes, assim como as árvores são conhecidas pelos seus frutos (Lc 6:44; Mt 7:16, 20; 12:23).
O novo nascimento gera em nós uma nova criatura (2 Co 5:17), é andar em novidade vida, isso não significa simplesmente fazer parte de uma denominação, ou simplesmente a crença em Jesus. Os nascidos de novo têm características que lhes são peculiares e uma delas é não ter vontade própria “O vento sopra aonde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (Jo 3:8). Nicodemos não precisava ficar espantado com o que ele ouviu, no entanto o necessário era nascer de novo. O renascimento, a regeneração, a ressurreição e a justificação é um conjunto de doutrina que deve fazer parte da vida cristã, é por isso ela é necessária para a entrada no reino de Deus. Fomos vivificados nele e para ele (Ef 2:1,2).

Pr. Elis Clementino- Paulista/PE

Nenhum comentário:

Foto