O GRANDE ACHADO

ESBOÇO 634
TEMA: O GRANDE ACHADO
TEXTO: João 1:45-51

            Na vida achamos muitas coisas simples, mas também as valiosas, ao encontrarmos algumas delas fazemos questão de destacá-las por serem estimáveis. Na Bíblia temos exemplos de achados preciosismos que as pessoas fizeram questão de anunciá-los com alegria, vejam dois episódios de achados que enfatizo nesse mote. A parábola da dracma perdida, e o achado de Felipe, em ambos os casos houve uma grande alegria por terem encontrado algo precioso. Houve alegria em ambas as partes, Jesus se alegra em nos encontrar “a dracma perdida”, e nós nos alegramos ao encontrá-lo “o achado precioso”. Esses encontros marcam as vidas das pessoas para sempre.

O encontro de Jesus com pessoas sempre resultaram em algo que marcam as suas vidas, e é capaz de mudar a história delas na sociedade. Podemos também destacar alguns encontros dele com tais indivíduos conforme as escrituras:
1. A mulher Samaritana (Jo 4:7);
2. A mulher apanhada em adultério (Jo 8:3,4);
3. O homem do tanque de Betesda (Jo 5:9);
4. Os cegos que passaram a ver, entre eles o de Jericó (Mc 10: 46-52);
5. Zaqueu o publicano (O Mestre conhecia Zaqueu) (Lc 19:1-10);
6. Os dez leprosos (Lc 17:11-19);
7. A cura do menino epilético (Lc 9:37-43);
8. O encontro com a viúva de Naim (Lc 7:11-17);
9. A mulher humilde que pediu cura para a sua filha (Mc 7:26);
10. O centurião pedindo cura para o servo (Lc 7:2);
11. A filha de Jairo (Mt 9:18,35);
12. A mulher que sofria de uma hemorragia (Mc 5:21-43; Lc 8:40-56;
13. O encontro de Jesus com Felipe e Natanael (Jo 1:45-51).

O encontro de Jesus com Natanael foi de extrema importância, convém analisarmos alguns pontos importantes nesse episódio:
1. Jesus escolhe seus discípulos e Felipe foi um deles;
2. Felipe encontrou a Natanael, (um discípulo faz outros discípulos);
3. Filipe conhecia as escrituras (Dt 18:15; Jo 1:45);
4. Filipe mostrou para Natanael a alegria do achado;
5. Natanael conhecia a Cidade de Nazaré e a desprezou;
6. O convite de Felipe a Natanael (Vem e vê.)

Jesus entra em sena, quando vê Felipe com Natanael;
1. Jesus interfere na conversa
2. Demonstra conhecimento sobre a vida de Natanael dizendo: Jesus olha para ele e diz: Você é um verdadeiro israelita, em quem não há dolo ou engano;
3. Natanael pergunta: De onde me conheces tu? Jesus responde: Antes que Felipe te chamasse, vi-te debaixo da figueira.
4. Reconhecimento de Natanael dizendo: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.
5. Resposta de JESUS: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira crês?
6. Naquele encontro de Jesus com Natanael resultou em promessas; Na verdade, na verdade vos digo que, daqui em diante, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o filho do homem, revelação jamais vista por alguém com exceção de Jacó no seu sonho, quando via os anjos subindo e descendo em uma escada cujo topo chegava aos céus (Gn 21:12; Mt 4:11; Lc 2:9,13; 22:43; 24:4; At 1:10), ligação com o reino de Deus através de Cristo, olhos abertos e visão espiritual.

            Jesus o achado precioso, na realidade ele é o achado mais preciso, quando a pessoa o encontra muitas mudanças acontecem em todas as áreas da sua vida,           esse achado nos causam profundas alegria que jamais foram experimentadas. Quem o acha passa a ter novas experiências e visões espirituais repletas de regozijos. Esse achado precioso nos conduziu a um aprofundo relacionamento com Deus, a júbilo do achado é incomparável, a mulher ao encontrar a dracma convidou seus visinhos e festejou. Filipe teve razão de apresentar a Natanael o seu achado, Você já apresentou a alguém o seu achado precioso? Jesus o nosso maior achado, faça como Felipe apresente-o a quem cruzar o seu caminho e fale sempre desse achado precioso.


Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto