A CONCIÊNCIA SEM OFENÇA

ESBOÇO 647
TEMA: A CONSCIÊNCIA SEM OFENÇA
TEXTO: ATOS 24:16

Na vida aqui, nada melhor do que se ter uma consciência, boa, saudável e inculpável. A Bíblia nos mostra a consciência como uma das armas essenciais capazes de nos elevar para uma vida espiritual bem sucedida (2 Co 1:12; 1 Tm 1:19).

1. Etimologia da palavra.
A palavra consciência vem do latim com, “com” e scire, “saber”. O equivalente grego a suneidesis, que ocorre por mais de trinta vezes no novo testamento (At 23:1; 24:16; Rm 2:15; 9:1; 13:5). Em sua evolução esse termo tem servido de sinônimo de consciência, no sentido de percepção. A palavra que se originou do latim, tem sido usado na filosofia como sinônimo de “consciência”, capacidade inata (Fil. que pertença a natureza de um ser) de destingir entre o certo e o errado.

2. Conceito de alguns pensadores
- Sócrates falava sobre a consciência como uma espécie de voz interna de advertência que ele reputava originar-se ser divino.
- O bispo Butler um
filósofo e teólogo, via a consciência como uma faculdade mental, e, de fato, faculdade da razão que é capaz de distinguir entre o certo e errado, uma faculdade inerente (inseparavelmente ou que está ligado a alguma coisa), divinamente outorgada.
- John Henry Newmam pensava que a consciência é uma espécie de visão luminosa, concedida por Deus à sensibilidade humana, mediante a qual a pessoa concorda que certas coisas são erradas. Nesse ponto de vista a consciência é uma forma de elo entre Deus e o Homem, inerente, uma qualidade de espírito.

A palavra consciência pode ser o sinônimo de mente ou de alma. A consciência é a faculdade de estabelecer julgamentos morais dos nossos atos realizados, quando ela se corrompe não conseguimos estabelecer julgamentos justos, ela é como um instrumento medindo as nossas atitudes. No sentido cristão, naturalmente, a consciência humana nunca se manifesta isolada, supõe-se que o Espírito de Deus tem acesso à consciência sendo capaz de influenciá-la.

3. Citações importantes.
1. “Consciência e reputação são duas coisas diferentes. A consciência deve-se a nós mesmo e a reputação deve-se ao próximo” (Agostinho).
2. Uma boa consciência é um natal permanente (Benjamim Franklim).
3. “Não há testemunha tão terrível e nem acusador tão poderoso, como a consciência, que habita no peito de todo homem” (Políbio).
4. “O verme da consciência observa as mesmas horas que a coruja” (Schiller)
5. “Não confie em coisa alguma, sobretudo no homem sem consciência” (Lawrence Sterne, Tristam Shandy)

4. As reações da consciência.
Dependendo de como o espírito humano reage ao Espírito de Deus, a consciência pode ser descrita das seguintes maneiras:
1. Fraca (1 Co 8:7,12);
2. Consciência má ou contaminada (Hb 10:22; Tt 1:15);
3. Cauterizada (1 Tim 4:2). Há algumas interpretações com relação a mente cauterizada como: Marcar, produzir marcas, havia pessoas que eram marcadas com marca do deus a quem ele adorava. Paulo em (Gl 6:17) fala que trazia no seu corpo as marcas de Cristo, isso ele falava da sua verdadeira devoção a Cristo. A consciência do homem pode ser marcada a fogo com os efeitos do pecado;
4. Consciência pura (2 Tm 1:5);
5. Consciência livre de ofensa (At 24:6);
6. Consciência boa ou honrada (Hb 13:7; 1 Pe 3:16).

5. Deterioração da consciência.
1. Quando uma boa consciência se corrompe, começa afetar a fé, a sua vida de oração e comunhão com Deus, a vida de boas obras são extremamente prejudicadas (Tt 1:15,16). Quem rejeita a boa consciência terminará naufragando na fé (1 Tm 1:19);.
2. A deterioração da consciência leva o homem à vida totalmente pecaminosa, é como a prata que se torna escoria (resido silicoso que se forma juntamente com a fusão dos metais) (Is 1:22).
3. A deterioração leva também o homem a mudança de conduta e a dureza de coração (Jr 7:26; 16:12; Ez 16:47).
4. Uma consciência deteriorada é incapaz de produzir boas ações.
5. Uma consciência manchada se constitui um peso ou fardo na alma, de forma que para onde você vai tem que carregar.

6. Boa Consciência.
1. Uma boa consciência inclui a liberdade interna de espírito que se manifesta quando sabemos que Deus não está ofendido por nossos pensamentos e ações (At 23:1; Sl 32:1; 1 Tm 1:5;  1 Pe 3:16; 1 Jo 3:21,22).

A consciência manchada é um impedimento no desenvolvimento espiritual do cristão. Sabemos que Deus rejeita uma mente contaminada, por ele ser santo, uma mente maldosa, uma consciência que nos acuse constantemente é sem dúvida uma pedra no caminho do céu. Mantenha a sua consciência limpa para com Deus e os homens (At 24:16; 1 Tm 1:5).

Pesquisa:
Champlin Teologia e filosofia


Pr Elis Clementino-Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto