A COROA DA MENTIRA

ESBOÇO 648
TEMA: A COROA DA MENTIRA
TEXTO: EFÉSIOS 4:25

Nem tudo que se consegue na vida pode ser considerado um troféu, muitas vezes parece com uma das maiores conquista algo que é alcançado através da mentira, principalmente a que resulte na derrota de alguém que ele tenha por inimigo. A Bíblia recomenda; não se alegre com a ruína dos seus inimigos (Pv 24:17). A glória da mentira é ser reconhecida como verdade, mas é preciso entender que qualquer que se erguer orgulhosamente com a finalidade de prejudicar alguém com a finalidade de tirar algum proveito da situação não ficará impune, essa é a lei da semeadura (Gl 6:7).

Oportunidades que devem ser rejeitadas
Saul estava perdendo a batalha para os filisteus, e seus filhos havia sido mortos, ele ficou acurralado e sem saída, para que não morresse nas mãos dos filisteus, o que seria uma derrota muito maior pediu ao seu escudeiro que o matasse, e imediatamente recusou matá-lo, certamente houve temor no coração daquele escudeiro, ele não quis fazer isso com o seu próprio rei e ungido do Senhor, pois ele teve um profundo respeito pelo seu líder, por isso ele descartou o pedido do seu líder para matá-lo. Davi também teve várias oportunidades para matar Saul (I Sm 26:8,11; Sl 105:14-15), ele rejeitou todas elas por temer ao Senhor, essas lições infelizmente são desprezadas por muitos na atualidade, no entanto tocar em alguém que foi posto por Deus em uma liderança constituí-se um grande perigo, Ora! Tanto o escudeiro quanto Davi sabia que o Senhor havia rejeitado Saul, mas aquela não era uma oportunidade de derrotá-lo.

Há outros acontecimentos bíblicos que mostram a consideração que se deveria ter a um ungido do Senhor, sob pena das conseqüências divinas, Elizeu foi zombado por um grupo de rapazes e foram devorados pelos animais (2 Rs 2.23,24; I Rs 17.1); Um homem de Deus e profeta foi ao rei Jeroboão profetizar sobre oi seu altar, mas quando o rei estendeu o braço para segurá-lo, o mesmo braço ficou enfermo (I Rs 13.1-7). Veja o que diz o (Sl 105:15), tanto o rei quanto o profeta teriam punição certa pelos seus atos se estivessem fora da vontade de Deus.

Mentir para tirar proveito
Há um fato que se contradiz entre o relato do amalequita e o suicídio de Saul, um texto fala que Saul suicidou-se (I Sm 31:4-5), o escudeiro de Saul ao vê-lo morto se matou, mas o
 amalequita conta a Davi que havia matado Saul (2 Sm 1:16), alguns dizem que as duas versões estão certas, Saul lanço-se sobre a sua espada e o amalequita chegou depois e acabou de matá-lo, ele veio e contou a Davi, certamente ele achou estranho a noticia daquele amalequita, talvez ele pensasse que com aquela noticia seria grandemente recompensado, ele valorizou muito o episodio e Davi desconfiou que ele estivesse mentindo, o amalequita não sabia que aquela noticia lhe custaria  a própria vida.

A exibição de uma coroa
Após supostamente ter matado Saul o amalequita saí alegremente conduzindo em sua mão a coroa e o bracelete (2 Rs 11.12) essas insígnias eram usadas pelos reis,  certamente ele pensava que exibindo a braceleta e a coroa de Saul, Davi se impressionaria com aquela atitude, pelo menos quatro coisas ele pensava em acontecer: (1) Provar que havia assassinado o rei de Israel; (2) Agradar a Davi com aquela noticia; (3) Obter algum favor de Davi; (4) Trazer os adornos de Saul para Davi fosse uma forma reconhecendo Davi como rei de Israel. Atualmente há muitos que esperam que um guerreiro em batalha tombe para que ele possa tirar proveito. Talvez o amalequita pensasse que Davi iria exaltá-lo, ou se gloriar com o acontecimento, Davi teve bom senso e não admitiu a noticia daquele mensageiro com a sua história talvez inventada.

O desfecho desse encontro foi muito trágico para o amalequita, era o que ele jamais esperava acontecer, a atitude dele em trazer a coroa de Saul em suas mãos não agradou a Davi, mesmo sabendo que seria o próximo rei, no entanto a hora de assumir o trono era questão de dias, mas isso não era motivo dele se gloriar, mesmo sabendo a maneira brutal como fora morto Saul. Davi lamentou a morte de Saul e seus filhos rasgando as suas veste um sinal de consternação com choro juntamente com seus homens até ao por do sol (2 Sm 1.11). Davi perguntou ao amalequita: “Como não temeste estender a mão para matar o ungido do Senhor?” (2 Sm 1.14), para o amalequita matar Saul era o golpe da misericórdia, mas para Davi não era justo matar o ungido do Senhor, portanto ele achou que aquele moço não deveria mais viver. Davi agiu com um profundo sentimento religioso e temor a Deus, chamando pois um dos moços que estavam com ele e manda matar o amalequita, porque a sua própria boca acabara de testificar contra ele próprio dizendo: “Eu matei o ungido do Senhor” (2 Sm 1.15,16).

            Algumas lições importantes devem ser aprendidas nessa história (1) O escudeiro de Saul temeu matar o seu rei, esse foi um belo exemplo (1 Sm 31.4); (2) A atitude néscia do amalequita em matar Saul, para ele parecia ser motivo de aplauso da parte de Davi (2 Sm 1.10) (3) A lamentação de Davi e de seus homens, para ele não seria momento de glória, mas de tristeza (2 Sm 1.11). (4) o amalequita foi morto pela sua mentira. Tenhamos cuidado com os nossos atos, Não devemos nos gloriar com a desgraça de ninguém, principalmente a queda de uma liderança, seja ela qual for. Quem profere mentira prestará contas a Deus, quem mente e filho do Diabo (Jo 8:44).


Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto