A SÍNDROME DA AMBIÇÃO

ESBOÇO 664
TEMA: A SÍNDROME DA AMBIÇÃO
TEXTO: ROMANOS 12:16

                As aspirações dos homens pelas coisas dessa vida têm fugido do controle, essa prática teve inicio quando Lúcifer, esse foi o ponto de partida para que toda humanidade fosse afetada. Adão e Eva foram enganados e contaminados e desejaram ser como Deus conhecendo o bem e o mal. Não devemos ambicionar algo que não esteja ao nosso alcance, cada indivíduo deve conhecer seus limites.

A síndrome da ambição
A força de uma instituição consiste na união de todas as pessoas que a compõe sob uma liderança, quando um dos componentes é tomado pela síndrome de poder ou riquezas, honras e glórias. A cobiça ou cupidez é o anseio veemente de alcançar determinado objetivo, aspirações e pretensões. Isso se torna perigoso e pode levar àquela instituição a ruína, principalmente o indivíduo não consegue controlar e esses impulsos. O indivíduo com esses desejos mórbidos pode envolver outras pessoas e muitas delas inocentemente acreditando na articulação daquele indivíduo, o pior são quando acontecem em lugar menos esperado.

A Primeira síndrome de Ambição
Lúcifer desejou estar acima do altíssimo ou tomar o lugar de Deus (Is 14:12-15; Ez 28:12-18), a inveja continua até hoje, há pessoas que agem da mesma maneira, embora não reflitam as conseqüências dessa rebelião, vejamos outros personagens tomados por essa síndrome:

A síndrome de Caim
Caim foi tomado pelo desejo mórbido, ele pode induzir o indivíduo à desgraça, tanto Caim quanto seu Abel irmão oferecia sacrifícios e ofertas ao Senhor, mas Deus atentava mais para oferta de Abel do que a dele, o desejo doentio lava ao ódio, ou seja, a pessoa não se contém em tramar algo que venha atropelar aquele que aos seus olhos está levando vantagem, embora saiba que não conseguirá, e se isso ocorrer apelará para a violência (Gn 4)

A síndrome dos irmãos de Moisés
Mirian e Arão questionaram a liderança do seu irmão, e quando isso acontece em uma liderança espiritual os efeitos são muito piores, a liderança de Moisés foi interrogada pelos seus próprios irmãos Mirian e Arão, ambos liderados por Moisés vejam o texto (Nr 12:1-3).

A síndrome de Corá, Datã e Abirão
Houve outra rebelião promovida por Corá, certamente ele tinha influência e autoridade porque conseguiu reunir duzentos e cinqüenta homens e líderes de renome entre povo contra Moisés e Arão. Datã e Abirão contra Moisés alegando que Moisés havia os tirado de uma terra boa para fazê-los morrer no deserto e assim questionavam até o sacerdócio (Nr 16: 1-19).

A síndrome de Sambalate
Esse tipo de síndrome é da indiferença e da confusão contra uma liderança, Sambalate se ajunta a Tobia e Gesen outras pessoas com a finalidade de atrapalhar a obra que Nemias estava realizando, o trabalho deles era criar intriga entre o povo e disseminar contendas (Ne 4:1-8; 6:1-9).

A síndrome de Absalão
Absalão tentou usurpar o trono de Davi seu pai, esse tipo de síndrome é desejar aquilo que é do seu líder, essa é a triste realidade dos últimos dias ( 2 Sm 15:1-13).

A síndrome de Judas
É a síndrome da traição, ele traiu com a finalidade de tirar proveito de uma situação, ele vendeu o seu mestre fato registrado nos quatros evangelhos (Mt 26:46-50; Mc 14:43-46; Lc 22:47,48; 18:2-4)

A síndrome de Demas
Esse tipo de síndrome é a do abandono, Demas era um cooperador de Paulo e resolveu abandoná-lo amando o presente século, ou seja, o mundo secularizado (Fm 24). Há pessoas que nos acompanham enquanto vê algum tipo de vantagem pessoal, quando não vê o resultado esperado para si, geralmente essas pessoas abandonam. Os amigos de Jó o abandonaram por acharem que continuar amigo de um chagado não daria resultado (Jó 19:19).

A síndrome de Diotrefes
O orgulho fazia parte da sua vida, amava a primazia, desprezava o ancião da igreja, não era hospitaleiro, servia a si mesmo, egoísta e não aceitava a liderança de João (3 João 1: 9,11)

                Devemos nos despir de toda inveja e ambição pelo que é dos outros, cada um deve se contentar com as suas posses sem, contudo molestar as outras pessoas. Contentar-se com o que tem não significa deixar de desenvolver e acomodar-se, mas com dignidade sem atropelar ninguém, mas continuar a luta pelos seus ideais. Aqueles que se opuseram aos seus líderes a fim de tomar-lhe a liderança não prosperaram, todos eles sofreram as conseqüências, Deus não se deixa escarnecer aquilo que o homem semear isso ele ceifará.

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE

AD Excelencia

Nenhum comentário:

Foto