O CUIDADO DIVINO SOBRE O SEU POVO

ESBOÇO 663
TEMA: O CUIDADO DIVINO SOBRE O SEU POVO
TEXTO: DEUTERONOMIO 8:1-20

                O Senhor sempre demonstrou zelo para com o seu povo, ao mesmo tempo exigia dele a obediência aos seus mandamentos. A obediência aos preceitos acompanhava ricas promessas como: vida longa, multiplicação em número e a entrada na terra prometida. “Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para cumpri-los; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.” (Dt 8:1). Os israelitas foram submetidos as mais duras provações, pois são nos momentos mais difíceis que desvendamos o que realmente somos, e o que há dentro dos nossos corações, e se guardamos ou não as suas leis.

Passado que deve ser lembrado
Os israelitas após guardarem os preceitos do Senhor seriam prósperos e que não se esquecesse do seu passado, sempre estivesse na sua memória e fosse passado para as gerações tudo aquilo que o Senhor ele havia feito, de onde eles saíram, trajetória e os acontecimentos por onde passou, bem como os milagres que ocorreram durante a peregrinação no deserto. Não devemos esquecer-nos dos caminhos por onde trilhamos na vida, seja ele áspero ou suave, se áspero mesmo que tenha deixado marcas certamente foi um período de aprendizado e, contudo nos deixaram um grande legado com profundas experiências, e se alguns foram suaves sentimos alegres recordações. Muitas pessoas quando são ricamente abençoadas e não gostam que as pessoas toque no assunto referente o seu passado sofrido, muitos deles tem vergonha de dizer que foi pobre, elas acham que estão sendo humilhadas. A pessoa não deve agir dessa maneira, porque ela só existe por causa do seu passado, as nossas raízes são as bases para o seu sucesso hoje. Deus não quer que você esqueça-se do antes e depois, porque em ambos o Senhor será glorificado, saiba que a recordação nos faz reviver os favores divinos sobre nós, além de nos trazerem uma profunda renovação espiritual.

Moldados através das dificuldades
Às vezes somos provados por Deus para demonstrarmos o que realmente somos. Deus provou o seu povo durante a peregrinação, se assim não fosse o povo não havia conhecido ainda mais o poder divino, ninguém mais conhecia o que havia no coração do povo, a não ser o que ia sendo revelado mediante as provações. Israel foi humilhado, Deus deixou ter fome e sede, provou de todas as maneiras, nas dificuldades desvendamos o que somos. Seis coisas importantes surgiram durante as provações:
(1) Foi declarado o que havia no coração do povo (Dt 8:2);
(2) Deus fazê-lo entender que a obediência produz bênçãos;
(3) Aprenderam que eles não viviam somente de pão;
(4) Aprenderam que as riquezas adquiridas provinham de Deus;
(5) Viram Deus renovar e mostrar ao povo que a aliança feita com seus pais estava firme “antes te lembrarás do senhor teu deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.”
(6) Aprenderam que o Senhor estava agindo em cada circunstancias e que ele estava no controle de tudo.

                Deus revela o seu poder sobre as nossas vidas nas adversidades, é nelas que são revelados o nosso caráter, humildade e a nossa fidelidade para com ele, mesmo assim Deus não nos desampara nas dificuldades. Precisamos reconhecer os favores divinos e adorá-lo em quaisquer que sejam as circunstâncias, privilegiadas ou não, e se conquistarmos algo de valores respeitáveis na vida não pensarmos que tudo foi conquistado pelos nossos esforços “E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.” Esse reconhecimento é o principio da humildade, pois a falta de consideração dos favores divinos é proveniente do orgulho humano, porquanto das nossas atitudes orgulhosas o Senhor não se agrada. Se somos provados (Pv 17:3) certamente algo de bom irá acontecer porque todas as coisas contribuem juntamente para o bem daquele que amam a Deus (Rm 8:28). Esta e outras lições da Bíblia Sagrada servem de lições para o nosso bem.


Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto