AS PROVAÇÕES REVELAM O QUE SOMOS

ESBOÇO 660
TEMA: AS PROVAÇÕES REVELAM O QUE SOMOS
“E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, o teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração.” Deuteronômio 8:3

As provações que enfrentamos durante a nossa caminhada muitas delas produzem em nós algo que nos deixa mais fortalecidos e amadurecidos, tanto no sentido social da vida quanto espiritual. São durante as provações que revelamos o que somos, ou seja, aquilo que está dentro dos nossos corações, quando somente será revelado nos momentos mais difíceis onde é provado o nosso caráter, fidelidade e fé no Deus que servimos.

1. A persistência na peleja espiritual
A persistência espiritual é motivada pela fé em Deus através da sua palavra, ela gera em nós confiança e esperança para continuarmos a peleja, mas para que ela seja essa força motivadora é necessário abandonemos a prática do pecado (2 Co 4:11; 5:15; Gl 2:20). Paulo mostra que o alvo supremo para chegar ao final da carreira é Cristo (Fp 1:21; I Pe 4:6), mas para isso precisamos nos desprender de algumas coisas que impeçam de caminhar em direção a esse alvo “ Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que fixaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:13,14)

Atualmente existem muitas pessoas espiritualmente sem perspectiva de alcançar algo desejado, elas estão vivendo uma vida de pleno deserto quando tudo falta, isso torna cada vez mais a caminhada angustiante, não é simplesmente ingressar e fazer parte de um seguimento religioso que tudo será transformado de repente como se fosse uma mágica. As agruras (sofrimento, aflição, desgosto e situação difícil) podem até continuar, mas sem sombra de dúvidas seremos fortalecidos pela palavra até chegar ao final da nossa vida, o próprio Jesus nos disse “No mundo terei aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33).

2. A escassez da palavra
Muitos cristãos estão cada vez mais desnutrido espiritualmente por conta do alimento recebido nos púlpitos das igrejas, isso tem conduzido muitos cristãos a prática do pecado. Muitos deles estão ouvindo coisas que não tem nada a ver com a palavra de Deus, são mensagens vazias e que apenas massageiam o ego, esse tipo de mensagem “alimento” dá ao indivíduo uma sensação de fartura, mas a ninguém nutre, tem alimentação que enche o estômago dando à impressão que o indivíduo esteja satisfeito, quando na realidade ele vai perdendo força no corpo e vai perdendo peso, do mesmo modo é a vida espiritual. O povo de Deus durante a caminhada no deserto recebia alimentos que fortalecia.

3. As provações revelam o que somos
Após a libertação do exílio os hebreus foram provados no deserto, pois nas provações revelamos o que está dentro dos nossos corações. Deus havia mostrado a eles o seu poder de libertá-los, mas durante a peregrinação no deserto o Senhor queria revelar-lhes o seu poder de maneira especial (Dt 8:3), durante a caminhada os afligiu deixando o seu povo ter necessidade de pão e água. Depois de serem provados foram sustentados com um maná que nem eles e nem os seus pais conheceram, isso significa que Deus tem coisas novas para nos sustentar, Deus deu-lhes a entender que seria capaz de prover tudo o que eles necessitavam durante a caminhada “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Dt 8:3b; Is 55:3). As provisões de Deus indicam o seu cuidado e a revelação do seu poder sobre o seu povo, as nossas necessidades somente serão satisfeitas em Deus.

4. Fazendo a nossa parte
Muitas vezes nos omitimos de fazer a nossa parte, tanto do lado material, quanto o espiritual. O povo de Israel precisava fazer a sua parte, esse era o mínimo exigido por Deus, (obediência), este é um dos princípios essenciais para que as bênçãos divinas venham sobre nós (Dt 28:1-6).

5. Cuidando da vida espiritual
Ela necessita ser cuidada e mantida de maneira saudável, assim como a saúde do nosso corpo, para isso necessitamos de observamos alguns requisitos importantes: (1) Meditar sempre na palavra de Deus (Js 1:8); (2) Guardar os mandamentos do Senhor (Ec 12:13,14); (3) Orar (I Ts 5:17); (4) Ter um estilo de vida consagrada (Mc 14:32); (5) Adoração (Lc 4:8; Jo 4:24; Tg 4:8).

            Amados, quando alimentamos a nossa vida espiritual somos capazes de superar os maiores obstáculos, vencer desafios e derrotar dentro de nós as impossibilidades. Devemos reconhecer que o nosso sucesso depende da receptividade que damos a palavra de Deus, se pôr em prática, ela é vida, força e alegria, e todo o desanimo será retirado de dentro de nós. As provações da vida não podem influenciar negativamente em nós, a ponto de perdermos o controle e o senso daquilo que o Senhor tem para nós. Precisamos fazer a nossa parte obedecendo a ele, dessa maneira estamos cuidamos da nossa vida espiritual e nos fortalecendo na força do seu poder (Ef 6:10; Ag 2:4; I Co 16:13).

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE


Nenhum comentário:

Foto