A ALIANÇA QUE NÃO DEU CERTO

ESBOÇO 661
TEMA: A ALIANÇA QUE NÃO DEU CERTO
TEXTO: 2 REIS 18:1-34

                Há tipos de alianças que não devem ser feitas, principalmente aquelas que submetem o indivíduo a um jugo desigual, seja no sentido social da vida quanto o espiritual. Acabe era rei de Israel e Jeosafá rei de Judá, ambos fizeram uma aliança que fora desaprovada pelo Senhor (2 Cr 19:1,2). Vejamos o resultado dessa aliança.

Erros que não devemos cometer
1. Há festejo que é uma armadilha, uma armadilha, festa essa que desagradou a Deus (2 Cr 18:1,2);
2. Tem relacionamento que Deus não se agrada (2 Cr 19:1,2)
3. E aliança que não deve ser feita, pois muitas delas não tem como voltar atrás, após a aliança feita Josafá não teve como desfazer (2 Cr 18:3), pois quebra de uma aliança constitui uma inimizade;
4. Não se comprometa antes de consultar a Deus, ou seja, não dê a sua palavra antes da resposta divina, esse foi mais um erro do rei Jeosafá. “Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra”. Mas acrescentou: “Peço-te que busque primeiro ao Senhor”. (2 Cr 18:3). Consulte a Deus primeiro, e ao consultá-lo esteja disposto a ouvi-lo. Acabe não queria ouvir os profetas do Senhor, mas os seus que somente massageavam o seu coração com belas palavras de vitória. (2 Cr 18:5)
5. Cuidado com os profetas enganadores, mas fuja daqueles que somente profetiza o que você gosta de ouvir como fizeram os profetas de Acabe. (2 Cr 18:5b); Josafá questionou; há ainda algum profeta para que consultemos? Acabe responde: Tem Micaias, mas ele não fala nada de bom para mim! (2 Cr 18:6-11);

Micaias é convidado a falar o que agradasse a Acabe
1. Os mensageiros durante a viagem instruíram a Micaias a falarem as mesmas coisas que os quatrocentos haviam falado, porém o profeta jurou dizendo: “eu falarei o que o Senhor me mandar”;
2. A estratégia do profeta diante de Acabe e Jeosafá “Atacai e sereis vitoriosos, pois eles serão entregues em vossas mãos, Acabe despertou para saber por que ele estava dizendo aquilo se nunca profetizou coisas boas para ele.  
3. As verdades que Acabe e Jeosafá precisavam ouvir veio logo em seguida “Então Micaias respondeu: Vi todo Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor, e o Senhor dizer: Estes não têm dono. Cada um volte para a sua casa em paz” Acabe olha para Jeosafá e lhe diz: Eu não lhe disse que ele nunca profetiza nada bom a meu respeito, mas apenas coisas ruins. O coração de Acabe continuou endurecido.

A visão do profeta e a ira de Acabe
"Micaías prosseguiu: "Ouçam a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus à sua direita e à sua esquerda. E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe, rei de Israel, para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ "E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, até que, finalmente, um espírito colocou-se diante do Senhor e disse: ‘Eu o enganarei’. "De que maneira?”, perguntou o Senhor. "Ele respondeu: Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei’. "Disse o Senhor: ‘Você conseguirá enganá-lo; vá e engane-o’. "E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça". Custe o que custar se verdadeiramente for usado por Deus paga o preço da verdade. O profeta apanhou no rosto e foi declarado voltar para o seu rei e encarcerado, sustentado com pão e água. A resposta de Micaias foi: Se você voltar em segurança Deus não falou comigo.

O disfarce de Acabe e Jeosafá
O Disfarce nunca deu certo, muitos tem se prejudicado por terem usado o disfarce como um escape, por causa dele Acabe perdeu a vida e Jeosafá quase perde a dele, somente não morreu porque clamou ao Senhor. Um homem na sua simplicidade atitou um arco sem destino e matou exatamente Acabe.

                Irmãos observem esse e outros acontecimentos na bíblia Sagrada, e assim extrair lições para os nossos dias, cuidado com as más associações, saiba que feita muitas vezes não dá mais para voltar atrás, Jeosafá além de fazer amizade com Acabe ainda se comprometeu, devia antes de dar qualquer resposta consultar o Senhor. Existem pessoas quando consultam a Deus não aceitam as palavras que contrariem as suas vontades, Acabe não admitia que os profetas falassem mal contra ele, esse é um grande erro, Deus ainda tem profetas verdadeiros e estes falarão às verdades que precisamos ouvir. O disfarce não dá certo “seja sempre você mesma” Jeosafá quase perdeu a vida e Acabe morreu. “credes no Senhor e nos seus profetas e sereis prósperos”.


Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto