TIRANDO DA PRATA A ESCÓRIA.


ESBOÇO 667
TEMA: TIRANDO DA PRATA A ESCÓRIA.
TEXTO: “Tira da prata a escória, e sairá vaso para o ourives” Pv 25:4.

                Prata, ouro e ferro são metais que ao serem trabalhados são submetidos ao fogo e em altas temperaturas, principalmente na fundição, modelação e confecção de peças. Esses materiais quando são submetidos ao fogo aparecem às escórias, referem-se às impurezas existentes nesses metais, no argumento queremos extrair do texto uma grande lição espiritual. De algo bom como a prata e ouro pode ser extraído algo ruim? Basta submetê-los ao fogo, pois existem coisas que só será revelada através do fogo. Assim fazem os fundidores de metais com a prata, ouro e o aço. (Ml 3:2,3).

Significados.
(1) Prata é um metal de boa qualidade, ele serve para ser utilizado em várias finalidades, geralmente serve para confeccionar peças importantes como utensílios, jóias (Gn 24:53), utensílios domésticos e salvas de prata na qual são servidos alimentos as visitas nobres e as altas personalidades, como reis, presidentes e governadores (Pv 25:11);

(2) A escória refere-se à impureza, no hebraico o significado é sug ou sig, “refugo”. Palavra usada para determinar algum material ruim em metais que pode causar danos a peça;

(3) As escórias só aparecem na base do calor em altas temperaturas, só assim o fundidor consegue separar a escória do metal, ela compromete a qualidade da peça (Pv 25:4; 26:23). A tua prata se tornou escória, o termo aplica-se ao metal coberto de escória o que não permite ver a qualidade da peça, aqui é aplicado no sentido espiritual (Is 1:22;25; Ez 22:18,19). Essa é a situação do cristão quando perde a santidade diante de Deus, as escórias precisam ser removidas através do fogo ou pelo processo de refinamento divino. Certa vez recebi uma lição sobre soldagem em peças de aço, notei que quando se funde o aço um com outro através de um eletrodo aparecem às escórias, estas encobrem a soldagem, e para removê-las é preciso deixar a peça esfriar um pouco e com um pequeno martelo com um bico e uma pequena escova de aço remove-se as escórias, esse é um procedimento que deve ser feito para então se ter uma peça perfeita, protegida e limpa. Muitas vezes Deus “o artífice” nos submete a um processo igual para tirar as escórias das nossas vidas, e então termos qualidade e pureza.

Lição espiritual
As escórias se referem às corrupções morais e espirituais, nos cristãos são características de quem não leva a sério a vida de santidade diante de Deus, mesmo assim eles poderão ser purificados após a retirada de toda escória, com isso eles se tornarão vaso de honra para o fundidor (Pv 25:4; Is 1:25). Israel havia entrado por caminhos pecaminosos e se misturou de maneira que sobre ele só havia escória (Ez 22:18). A prata torna-se escória, não se pode permitir que as escórias encubram a prata, assim como o vinho misturado com água, ambos enfraquecem, pois isso acontece quando nos misturamos com as tradições e os erros humanos (Is 1:22). Misturar coisas boas com coisas ruins para melhorar nunca deu certo. Separar o ruim do bom é à intenção de quem quer o melhor, separar o precioso do vil é imprescindível.

Vejamos o seguinte: (1) Nas escrituras há muitos exemplos indicando que deve haver separação entre o bom e o ruim, (2 Tm 2:21; Isa 52:11; 2 Tm 3:17), pois somente assim o crente estará habilitado para toda boa obra. É importante ainda ler o texto (2 Tm 2:15-22). A santificação é a separação da impureza (escória), o que contamina o nosso corpo deve ser tirado.

(2) Cuidado para não ser um vaso encoberto por escórias (Pv 26:23,24,26), como também um vaso foliado de prata ou de ouro.  As nossas aparências podem enganar as pessoas menos a Deus “o fundidor”, assim são alguns tipos de crentes que vivem de aparências.

 (3) Afastar-se dos nefandos é separar-se das escórias (II Co 6:14,15; Sl 1:1; Sl 26:4; Jr 15:17) devemos evitar pessoas que admoestadas continuam na mesma prática (Tt 3:10,11), com quem permanece no erro não compartilhemos as suas ações. “Separar o precioso do vil” é preciso (I Co 5:11).

                Se quiser ter uma vida espiritual como prata pura tire todas as escórias, viva uma vida de pureza diante de Deus “Se você quiser ver a prata de qualidade na vida de uma pessoa, tire dela o que há de ruim as “Escórias”. Devemos estar conscientes das nossas responsabilidades em mantermos uma vida purificada pela palavra de Deus, pois ela é a única que purifica, de maneira que o inimigo não tenha o que dizer contra nós (I Tm 5:7; Fl 1:27; I Co 1:10; I Pe 3:16). Esse padrão deve ser seguido e praticado diariamente, conforme Paulo escreveu aos colossenses (Cl 3:5-8), isso é viver uma vida sem escórias. Muitas vezes Deus nos submete as provações como os ourives provam o ouro para que sejamos vaso de prata pura para uso do fundidor “Deus”. Se quiseres ser usados(a) retira as escória que há em ti.

Pr. Elis Clementino- Paulista –PE
AD Excelência
Consulta Biblica
Horário: 04:50h – 29/02/2016





Nenhum comentário:

Foto