FIDELIDADE AOS PRINCÍPIOS DE SEUS PAIS

ESBOÇO 668
TEMA: FIDELIDADE AOS PRINCÍPIOS DE SEUS PAIS
TEXTO: JEREMIAS 35:6-10

                Deus tem métodos para nos dar lições à altura daquilo que precisamos aprender, um ensino Deus precisaria dar ao seu povo porque não estavam levando a sério os seus princípios. Deus falava com o povo e ele não dava a mínima importância, ou seja, recusava a escutá-lo, portanto o Senhor resolveu fazer uma analogia entre dois grupos de povos, os recabitas e o seu povo Israel. Deus mostra ao profeta a necessidade de corrigir Israel aplicando sobre eles o modelo de vida dos recabitas.

O profeta
Jeremias foi escolhido por Deus para transmitir as mensagens divinas ao povo de Deus, as suas mensagens enfatizam o arrependimento e a conversão a Deus, isso era um bom princípio para que as bênçãos divinas viessem sobre o seu povo Israel e o seu juízo fosse desviado dele. O povo de Deus não estava dando importância à voz do Senhor e nem guardava os seus mandamentos, naquele momento Deus deu uma missão a Jeremias ir à casa dos recabitas e ver como ele procediam diante dos princípios deixados por seus pais (Jr 35:2), Deus iria mostrar a obediência de um e a desobediência do outro.

Os recabitas
Um povo nômade estaria servido de lição para o povo de Deus por guardarem os princípios deixados por seus pais, e que deveriam guardá-los até o fim, estes eram: (1) Não beberem vinho; (2) Não edificarem casas; (3) Não semearem sementes; (5) Não plantar vinhas; (6) Habitar em tendas (Jr 35:6,7). Os recabitas obedeceram à risca tudo quando Jonadabe filho de Recabe seus pais lhes ordenaram (Jr 35:8). O modelo de vida deles serviria de lição para o povo de Deus que não davam importância aos mandamentos estabelecidos por ele. O Senhor não havia exigido essas coisas a Israel, mas prosperidade dele se daria pela obediência e trabalho. Israel deveria ter uma vida exemplar e compromissada com Deus e isso não estava acontecendo, ele não queria obedecê-lo, isso ocorre ainda hoje, existem pessoas que dizem servir a Deus, mas não são fieis aos seus princípios, mesmo conhecendo-os de perto. Ora! Se a nossa justiça não exceder a dos recabitas ou aquelas pessoas que são leais aos princípios dos seus pais não chegaremos ao reino dos céus? (Mt 5:20).

Os recabitas tinham princípios deixados pelos seus pais que eram inegociáveis, a sua fidelidade a eles estava acima de tudo “bons princípios não se negociam”. O profeta foi à casa dos recabitas para dar-lhes vinho a beberem, mas Deus já sabia qual a resposta deles, e que não abriria mão das ordens deixadas por seus pais (Jr 35:6), e esse seria uma boa lição para aqueles que conheciam a Deus e não guardavam os seus mandamentos.

O julgamento divino
Os israelitas foram julgados pelos seus atos de infidelidade ao Senhor, pois o mal que o Senhor Deus havia falado contra eles não removeria (Jr 35:17). Os recabitas foram abençoados por Deus com promessas pela fidelidade aos princípios dos seus pais (Jr 35:18,19).

                Atualmente podemos notar que muitos cristãos não têm levado a sério a sua fidelidade aos princípios divinos, eles estão fazendo o contrário dos recabitas que guardavam as ordenanças dos seus pais. Existem pessoas que tem testemunhos de vida melhor do que certos cristãos, elas aprenderam e guardam o que seus pais lhes passaram a respeito da sua moral e religiosidade. Deus estava mostrando a Jeremias que os recabitas obedeciam criteriosamente os ensinamentos que receberam, porém o seu povo não fazia caso algum dele e nem da sua palavra (Jr 35:14-16), assim o julgamento sobre o seu povo seria severo, Deus não retiraria o mal que havia falado contra ele, mas aos recabitas veio sobre eles as boas promessas divinas (Jr 35:17-19). Devemos nos manter fieis aos nossos princípios cristão em quaisquer circunstancias.

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto