AS ARMADURAS DA FÉ

ESBOÇO 673
TEMA: AS ARMADURAS DA FÉ
TEXTO: EFESIOS 6:10-16

            É necessário estar preparado para enfrentar no cotidiano as mais duras batalhas, mas para isso faz-se necessário se utilizar métodos que facilitem essa vitória, entretanto a inteligência e a confiança precisam estar em ação, sobretudo a fé em Deus. Existem combates que a astúcia humana não determina, pois é preciso de algo mais, porém para essas batalhas as armas confeccionadas e usadas nelas não garantem a vitória. As armas para as pelejas espirituais não são vistas através dos olhos naturais, mas existem e protegem contra os nossos inimigos, inclusive os espirituais.

1. A capacidade física e espiritual
1.1. Física
A nossa habilidade física não nos livra dos ataques dos nossos inimigos espirituais, para essa peleja os arcos, as flechas, lanças e escudos resolverá, assim você de deprime e se angustia, mas as armas dessa milícia não são carnais “porque que as armas da nossa milícia não são carnais, mas feitas em Deus poderoso para destruir toda a fortaleza do inimigo.” (2 Co 10:3,4). Existem pessoas que acreditam na sua destreza e capacidade física para lutar, mas não é isso que diz Davi “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos em pé (Sl 20:7,8). É preciso saber que a nossa habilidade não nos livra do fracasso, principalmente quando se trata de uma batalha espiritual “A habilidade não nos livra do fracasso”. As armas de Saul não serviam para ser utilizada por Davi, pois a sua batalha seria mais espiritual do que física (I Sm 17:38-40);

Situações diferenciadas:
(a) O corpo pode ser forte e não ter habilidade para usar as armas;
(b) O indivíduo pode ter destreza para usar as armas, porém corpo pode estar enfraquecido, Davi não pode usar as armas oferecidas por Saul; 
(c) Corpo pode estar saudável e ter boa habilidade, mas pode não garantir a vitória.

1.2. Espiritual
No sentido espiritual pode acontecer o seguinte:
(a) O corpo pode ser forte, porém a capacidade espiritual fraca;
(b) O corpo pode estar fraco, mas a capacidade espiritual forte (Mt 26:41);
(c) O corpo pode ser forte e a capacidade espiritual também.

2. Pouca força, grandes resultados
O agir de Deus independe tanto da força física quanto a espiritual, o seu querer será realizado dentro da sua vontade, em quaisquer que sejam as circunstancias. Gideão, tinha um contingente de soldados de 32 mil, porém na visão divina era incapaz de vencer aquela batalha contra os midianitas, mas apenas com 300 homens ele venceu (Jz 7:1-8); Davi incapaz de vencer um gigante desafiador “Golias”, mas a vitória seria mais divina do que dele (1 Sm 16; Jeosafá com poucos homens, diante de um grande exército, ele foi capacitado por Deus para vencer (II Cr 20); Elizeu incapaz de enfrentar um grande exército, no entanto teve vitória (II Rs 6:15, 17,18); Senaqueribe rei da Assíria invade Judá e Deus destrói o seu exército (2 Cr 32:1-23). As armas da nossa milícia não são carnais (2 Co 10:3,4).

            Devemos pedir forças a Deus para que no dia da angústia estejamos fortes, não devemos demonstrar fraquezas nas adversidades (Pv 24:10), mas estarmos confiantes e decididos tal como expressa o Apóstolo Paulo (Fp 4:13). A nossa vitória é certa quando confiamos em Deus e na sua palavra, ela é um escudo para o que nela confia (2 Sm 22:31; Pv 30:5). Talvéz você se sinta impossibilitado de vencer as batalhas que estão diante de você, mas se você usar as armas descritas por Paulo em sua carta aos (Ef 6:1-10).

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto