DIZENDO O QUE DEUS NÃO DISSE, E DESFAZENDO O QUE DEUS DISSE.

ESBOÇO 674
TEMA: DIZENDO O QUE DEUS NÃO DISSE, E DESFAZENDO O QUE DEUS DISSE.
TEXTOS: 2 SAMUEL 7:3,4; 2 REIS 20:4-6

            Existem situações que são extremamente delicadas, portanto não devemos nos precipitar e tão pouco nos omitir de falar certas coisas. Nas escrituras existem exemplos tanto de um como do outro, pois sempre houve pessoas que se precipitaram no falar, inclusive homens de Deus e profetas que falharam em determinados momentos. O nosso grau de espiritualidade não nos dá a garantia de que nunca falhamos, as nossas falhas acontecem devido as nossas imperfeições. Muitas vezes queremos ir além com as nossas palavras, ou seja, falar muito mais do que devia falar, principalmente quando se trata de pessoas escolhidas por Deus para transmitir as suas mensagens, portanto é nessa hora que deixamos de fazer a vontade de Deus para agradar alguém, as vezes em troca de favores. Existem causas que podem induzir o indivíduo a agir dessa maneira.

O orgulho
Às vezes o líder espiritual se ufana e ultrapassa dos limites divinos, até ariscam fazer algo para impressionar pessoas, engrandecer o seu nome e entrar para a história para ser lembrado nas gerações futuras, embora isso não signifique que tais atitudes Deus aprovem, ele pode até realizar, mas não que sem a autorização divina, embora Deus seja absoluto e pode aprovar ou revogar aquilo que ele estabelece. O nome do Senhor fora usado indevidamente até por profetas, talvez a empolgação humana os levassem a essa prática falar o que Deus não mandou (Jr 23:31,32).

Os desejos
O desejo de Davi era construir uma casa para Deus (2 Sm 7:2), e falando isso a Natã o profeta o seu consultor espiritual, porém ele precipitadamente respondeu dizendo: “Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.” (2 Sm 7:3). Deus não tem compromisso com tudo àquilo que falamos e nem com as nossas ações precipitadas, em algumas ocasiões o indivíduo se empolga e fala algo que Deus não autorizou, a empolgação é um perigo, ela pode fugir da sua razão agindo impensadamente. Há quem diga que Deus aprova todas as nossas palavras, simplesmente por sermos servos dele, isso é uma inverdade, e daí vem à reprovação divina.

Desfazendo o que Deus não mandou dizer
O profeta tinha o compromisso e a responsabilidade em falar a verdade em nome do Senhor, falar o que Deus não mandou constitui-se um perigo, naquela mesma noite em que Natã havia aprovado o propósito de Davi, veio à palavra do Senhor ao profeta dizendo-lhe: Pergunte a Davi se eu o mandei construir uma casa para mim? (2 Sm 7:4,5). As verdades de Deus prevalecem em quaisquer circunstancias e não adianta manobra humana, isso não ajuda em nada só atrapalha. Natã teve que desfazer o que havia dito a Davi “faze e o Senhor é contigo”, essa palavra pesou para ele e teve que desfazer o que havia dito a Davi. Existem pessoas que usam o nome do Senhor sem estar autorizado por ele (Jr 23:30-32).

Desfazendo o que Deus mandou dizer
Fato interessante aconteceu com o rei Ezequias quando estava doente com uma chaga mortal, veio uma ordem expressa de Deus através do profeta Isaias “Poe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.” (2 Rs 20:1), ouvindo Ezequias aquelas palavras virou para o canto da parede e orou ao Senhor e chorou muitíssimo (2 Rs 20:2,3), ouvindo Deus a oração dele indo Isaias saindo do pátio do palácio disse o Senhor a ele: Volta e dize a Ezequias capitão do meu povo que ouvi a sua oração e acrescentarei mais quinze anos de vida (2 Rs 20:6-8).

Devemos ter muito cuidado quando entregar uma mensagem da parte de Deus, ele não tem a obrigação de realizar o que agente fala, somente há um registro de um reconhecimento de um homem de Deus “Samuel” que testemunharam dele dizendo: “...Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente;...” (I Sm 9:6). A seriedade de um homem de Deus faz com que as suas palavras sejam valorizadas (I Sm 9:6). A integridade e a seriedade de um homem não são medidas pela impressão que ela causa a sociedade, mas pela história de vida. (Jó 1:1). Nem todos os nossos desejos serão cumpridos se não estiverem dentro dos planos de Deus, o anseio de Davi era construir uma casa para Deus, porém algumas das suas atitudes impediram que o seu desejo fosse cumprido. Necessitamos ter muito cuidado para não usarmos a frase “assim diz o Senhor” quem assim fala assume uma grande responsabilidade diante de Deus. Cuidado!

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE


Nenhum comentário:

Foto