O PREÇO DA RENOVAÇÃO

ESBOÇO 675
TEMA: A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA
TEXTO: ISAIAS 40:31

                A águia é uma das maiores aves, ela se destaca das demais pela sua grandeza e visão, ela é uma das aves que pode viver até aos 70 anos ou mais, há vários tipos de águias, elas se alimentam de aves e outros animais. Nesse comentário discorreremos e tomaremos como exemplo estilo de vida da águia, e compararmos com a vida espiritual.

Águia e o seu estilo de vida
É muito natural tomarmos como exemplo algo que nos inspire a buscarmos algo maior e melhor, principalmente concernente a nossa vida espiritual, pois ela deve estar em constante crescimento e renovação. A águia é o exemplo que usarei para expressar algo que está em minha mente esperando que lhe ocasione algo que necessite para continuar a jornada da fé. Esta espécie de ave pode viver até setenta anos como dissemos anteriormente, ela é o símbolo de força, perspicaz e visão, isso se constitui a sua grandeza e majestade, ela pode medir aproximadamente dois metros e meio de uma extremidade a outra das assas, seu peso pode chegar entre seis a sete quilos. Dificilmente essa ave perde o seu vôo em direção a sua presa, ela vive nos penhascos, lugares altos e rochosos, e de lá ela tem visão panorâmica de tudo em volta de si, ela enxerga a sua presa por minúscula que seja devido a sua visão perfeita e aguçada.

O seu envelhecimento e renovação
Tudo nessa vida envelhece e necessita de renovação devido a sua deterioração, isso acontece com tudo que existe na natureza, mas essa mesma natureza se encarrega de se renovar, isso acontecerá normalmente. A águia com certa idade ela envelhece, aproximadamente aos quarenta anos de idade, as penas envelhecem, o bico se curva, as unhas crescem impossibilitando-a de apresentar a sua exuberância, ela fica triste, abatida e magra pelo seu estado de envelhecimento, no entanto ela tem a oportunidade de se renovar, mas para isso basta uma atitude diante de duas escolhas. Muitas vezes precisamos tomar certas atitudes, e às vezes dolorosas para alcançar nossos objetivos, a atitude tomada pela águia tem um alto custo, mas para ela só resta essas duas escolhas, ou envelhecer e morrer ou enfrentar os sofrimentos para ser renovada. Existem decisões dolorosas que devem ser tomadas para alcançar algo que se deseja. O processo de renovação da águia é muito doloroso, ela se aloja nos penhascos e bate com as unhas e o seu bico curvado na rocha até que caiam e apareçam bico e unhas novas, as penas velhas caem dando lugar as outras novas para voltar a sua atividade habitual, imaginemos os sofrimentos e a dor que causa essa renovação, após esse período ela pode viver mais trinta anos e dar orgulhosamente seus vôos rasantes nos céus azuis e límpidos para demonstrar a sua grandeza.

Todos nós sonhamos e voamos alto nos nossos sonhos parece não haver obstáculos, somos como a águia na sua juventude, como um jovem na sua força que não se dá conta do envelhecimento, certo momento o desgaste bate em nossa porta, pois é nesse momento que nos damos conta que alguma decisão deve ser tomada. A águia tinha duas opções, mas apenas uma deveria tomar; a de morrer pelo envelhecimento ou ir para o abrigo nas rochas em altas montanhas e sofrer o processo doloroso de renovação. No sentido espiritual precisamos sempre buscar renovo, pois quando estamos percebendo o envelhecimento espiritual devemos tomar atitudes para que aconteça esse renovo, embora seja doloroso, pois esse método envolve renúncia, sacrifícios, solidão, jejuns e orações para chegar-se aos ângulos do altar divino e assim termos a renovação, Deus a fonte de renovação.

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Is 40:28-30). Se estiveres cansado e sem nenhum vigor, Deus é a tua fonte de renovação.

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

AD Excelência-PE

Nenhum comentário:

Foto