AS PEDRAS DO PASSADO

ESBOÇO 688
TEMA: AS PEDRAS DO PASSADO
TEXTO: I SAMUEL 17:34-37

            Provavelmente no seu passado existiram momentos que aos seus olhos pareciam difíceis de serem superados, esses impedimentos foram consideradas verdadeiras pedras no seu caminho. Existem calhaus do passado que você jamais gostaria de lembrar simplesmente por elas não motivarem nenhuma inspiração construtiva, a não ser amargura, em contrapartida existem aquelas que lhes deixaram exemplos de heroísmo e de vitórias após removelas. Veremos nesse mote sobre as pedras deixadas para trás e tratar de remover as que surgirem em nossa frente.

I. Pedras deixadas para trás
Diz-se que águas passada não moem moinho, é verdade, mas existem alguns acontecimentos do passado que podem deixar marcas à vida inteira, principalmente aquelas que lhes ocasionaram momentos de angústias e tristezas, essas fazemos questão de não lembrar, contudo existem e não podemos esquecer-nos delas. Há pedras do passado que ao lembrar nos sentimos mais encorajados pelo nosso heroísmo que nos causaram motivos de glória pela superação, Davi se lembrou das pedras das dificuldades no campo ao enfrentar as feras quando apascentava as ovelhas do seu pai (I Sm 17:34-37). As vitórias lhes motivaram a enfrentar obstáculos ainda maiores, como o enfrentamento do gigante Golias, aquela era apenas mais uma pedra que teria que ser removida do caminho de Israel.

Existem muitas pessoas que as pedras do passado continuam em sua frente desmotivando-as a superarem as que encontrarem pela frente. Esse é um trauma é difícil de superar porque “Uma boa memória faz heróis. Uma péssima memória faz covarde.” (Max Lucado). “Se te mostrares frouxo no dia da angústia a tua força será pequena.” A nossa motivação pode vir das vitórias que tivemos no passado. As pedras no caminho de Davi o motivaram a encarar  com firmeza não somente o gigante Golias como tantos outros.

II. Remova as pedras da sua frente
Israel tinha um grande obstáculo a ser removido, “o gigante Golias”, ele sempre aparecerá diante de você, mas não será com as suas próprias forças que elas serão removidas, porém é necessário usar as armas certas e precisas, duas coisas são imprescindíveis para qualquer indivíduo; CORAGEM e DETERMINAÇÃO, com esses adjetivos estarão aptos para enfrentá-las. Não há pedras grandes quando a sua fé é grande “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp 4:13). A sua fé pode remover montanhas (Mt 21:21-22). A pedra que estava à porta do túmulo de Lazaro era incompatível com a dimensão da fé da sua irmã “Marta”, pois a pedra do desengano estava dentro do seu coração, essa era a maior pedra que deveria ser removida “a sua incredulidade ou descrença” (Jo 11:39-40).

            Não deixe que as pedras do passado subjuguem a sua confiança lhe impossibilitado de ter vitórias sobre os estorvos da vida, você precisa ter em sua mente que as pedras que matam os gigantes estão em suas mãos “a palavra de Deus”. A todo instante somos humilhados pelos nossos adversários como foi Davi diante do gigante e dos seus inimigos, a sua bravura e a determinação nos inspira a lutar a fim de vencermos os nossos oponentes. A coragem de Neemias também nos faz avançar sem retroceder, com a força divina removeremos as pedras, as quais nos servirão de alicerce para construirmos sobre elas grandes obras. Davi foi coroado pela bravura por ter removido a grande pedra “o Golias” gigante que incomodava Israel, após a remoção da pedra que te incomoda, Deus te erguerá e te conduzirá a patamares altos na vida, você irá muito além das tuas expectativas. Qual a pedra que está em tua frente impedindo de avançares? Qual o gigante que te amedronta? Não dêem as costas para eles, mas encare-os com espírito de bravura, coragem e determinação que certamente eles ficarão para trás, se a dimensão da pedra for maior ou igual o seu pessimismo verdadeiramente será difícil removê-la, mas se a pedra for menor que o seu otimismo certamente será removida da sua frente.


Pr. Elis Clementino-Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto