A DÚVIDA E A FALTA DE FÉ

ESBOÇO 687
TEMA: A DÚVIDA E A FALTA DE FÉ
TEXTO: 2 REIS 7:1-17

A Dúvida e a falta de fé em Deus têm postergado muitas pessoas, elas têm sido pedras no caminho de quem deseja alcançar algo bom tanto aqui quanto na outra vida. A ausência de confiança em Deus é tão danosa que impede o indivíduo até de agradar a Deus (Hb 11:6). A dúvida e a falta de fé ofuscam a sua visão espiritual e conduz a pessoa ao pessimismo.

I. A dúvida é uma reação da mente capaz de fazer com que o indivíduo fique indeciso, confuso e impreciso, há uma frase que diz: “Na dúvida não ultrapasse” é uma verdade antes de tomarmos as nossas decisões precisamos estar certos de qual o resultado nos trará, se bom ou ruim. Os duvidosos param no meio do caminho e nada conquistam.

II. As conseqüências causadas pela dúvida
A dúvida não somente nos prejudicam como também as pessoas que nos cercam. A imprecisão impe o desenvolvimento da pessoa em todas as áreas da vida, inclusive as nossas orações e a entrada no reino dos céus. O Apóstolo Tiago registrou em sua carta sobre a oração recheada de dúvidas “...peça-a com fé, sem qualquer sombra de dúvida, pois quem crê com reservas é semelhante à onda do mar, agitada pelos ventos. Não imagine tal pessoa que assim receberá coisa alguma (Tg 1:6,7)”. O discípulo Pedro indo ao encontro de Jesus sobre as águas afundou por causa da dúvida e a falta de fé (Mt 14:28,29). A dúvida pode surgir na mente de alguém como algo impossível de acontecer. O capitão segurança do rei da Síria duvidou que Deus pudesse fazer com que os alimentos se tornassem acessíveis e de baixo custo naquela época de guerra, “Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu poderia acontecer isso?” a reação do profeta foi imediata, uma palavra de juízo aquele capitão incrédulo acabara de ser proclamada “verás, mas não comerás” (2 Rs 7:2b).

III. A falta de fé
A fé é uma espécie de certeza de uma conquista, conforme o escritor aos hebreus é o firme fundamento das coisas que não se vê (Hb 11:1), não sabemos como ela é processada na mente humana, mas sabe-se que ela foi dada por Deus para que o homem lutasse pelos seus ideais com o anseio de conquistar algo. Pela fé ele já vê o bom desfecho daquilo que ele deseja, a fé pode ser usada para a realização do mal sobre alguém, essa fé tem a operação maligna. A fé como fonte divina é viva e muito diferente, porque ela está conectada com o sobrenatural e divino, quando usada satisfaz a vontade de Deus.

IV. Os efeitos da oração feita com fé
A oração é um meio de comunicar-se com Deus, falamos anteriormente que ela está ligada diretamente ao sobrenatural e que pode influência forte, desde a antiguidade as pessoas que serviam a Deus usavam esse meio de comunicação “a oração”. Principalmente os profetas, destacaremos dois deles Elias (2 Rs 18:41-45; Tg 1:5); Elizeu (2 Rs 6:8-17). A oração envolve fé, a oração feita com fé realiza milagres. Jesus explicou aos seus discípulos e lhes assegurou que se eles tivessem fé e não duvidassem poderia fazer não apenas como ele fez com a figueira, mas ordenar ao monte que se transportassem para o mar (Mt 21:21); Jesus em várias ocasiões ressaltou a importância da fé. Nos dias de Paulo e Silas a oração e louvor recheada de fé fez com que as grades do cárcere se abrissem (At 16:23); Pedro estava na prisão cercado de guardas enquanto a igreja dormia exausto de cansaço, e enquanto a igreja orava com fé Deus mandou um anjo e o soltou; O apóstolo Tiago foi muito mais além, ele disse que a oração da fé sara o doente. E se houvesse cometido pecados seriam perdoados (Tg 5:15).

            Não devemos esquecer que a oração se agrega alguns princípios que completam as exigências divinas para o povo de Deus, pelo menos há quatro deles são respeitáveis e sem dúvidas são fundamentais para que a oração seja aceita por Deus. (1) Se humilhar; (2) Buscar a face do Senhor; (3) Se converter dos seus maus caminhos. Depois de atendidas essas exigências as orações são recebidas e respondidas por Deus de maneira graciosa que as bênçãos viriam sobre o povo (2 Cr 7:14). Atualmente Deus age da mesma maneira para com todos quanto o buscarem, devemos por em prática esses princípios crendo que o Senhor está pronto a nos atender, deste modo a dúvida e a falta de fé devem estar bem longe de nós. Devemos ter a confiança que as nossas orações estão sendo ouvidas e respondidas por Deus.

Pr. Elis Clementino-Paulista -PE


Nenhum comentário:

Foto