CONTROLANDO A ANSIEDADE

ESBOÇO 683
TEMA: CONTROLANDO A ANSIEDADE
“Não estejais inquietos pelo que haveis de vestir e comer” MATEUS 6:25

            Nada é mais inquietante do que não termos as coisas básicas para atender as nossas necessidades, como moradia, emprego, pão, água, vestes e calçados, mas essas preocupações não podem ir além do normal a ponto de nos conduzir a um estado de ansiedade tão acentuado e capaz de perdermos o controle. Esse tipo de sofrimento pode motivar graves problemas à saúde física e mental. Os sintomas muitas vezes são visíveis em determinadas pessoas, mas em outras não, de alguma maneira algumas delas buscam auxílio a fim de amenizar a sua dor, outras não, por isso as aflições se tornam muito mais intensas, o estresse, o cansaço físico, a depressão são decorrência das angústias reprimidas. É evidente que todo indivíduo necessita lutar pelos seus ideais, mas de maneira controlada para que não tenha sérios problemas no futuro.

Definição
Ansiedade é um tipo de sofrimento íntimo proveniente de algumas circunstâncias desagradáveis, às vezes se instala juntamente com uma crise existencial na alma com vazios onde nada consegue preenche-los. Nesse estágio o pessimismo e a descrença falam muito mais alto do que as palavras estimuladoras e consoladoras das outras pessoas.

Controlar a ansiedade
Em quaisquer que sejam as circunstâncias é imprescindível ter o controle das nossas aspirações, pois os males deste mundo são causados justamente por falta desse governo. Jesus procura controlar a ansiedade dos discípulos por estarem apreensivos em relação ao futuro deles, mostrando-lhes que a vida não se restringia apenas pelo que é terreno, porque ela é passageira e insuficiente para nos garantir a felicidade. Devemos entender também que algo maior e melhor está no reino espiritual. Essa aflição excessiva por algo é capaz de fazer com que o indivíduo resolva conquistá-lo a todo custo sem, contudo considerar as implicações. Quando o indivíduo não consegue controlar esses anseios entra no estado depressivo capaz de induzi-lo ao suicídio ou até mesmo cometerem homicídios. Destaquemos na Bíblia um exemplo tanto de abatimento, quanto ao anseio que resultou em tragédia. O profeta Elias sentiu-se deprimido pela perseguição da mulher de Acabe (I Rs 19:4); O rei Acabe pela ambição de possuir o que era alheio perdeu o sono ficou deprimido, até conseguir de forma trágica e violenta (1 Rs 21:1-4), embora como consequência tenha pago um preço alto.

Lutando pelos objetivos
Procurar alcançar seus objetivos é o normal de cada indivíduo, mesmo que se esforce para conquistá-los é preciso ter a consciência da sua capacidade, do que é possível conseguir ou não, dentro desse âmbito o indivíduo deve contentar-se com o que tem, mas isso não significa que o indivíduo não busque aumentar aquilo que já possui como renda e bens, mas procurar conquistá-las de maneira lícita. O cristão não deve visar somente às coisas materiais a ponto de olvidar as espirituais, muitos cristãos ainda hoje direcionam a sua visão somente nos bens materiais deixando de lado a sua vida de devoção a Deus, nessa correria desenfreada falta tempo para cultuar, orar, estar nas reuniões de adoração e culto de ensino, assim nessa corrida desregrada o sujeito se estressa e se deprime.

Há alguns textos bíblicos que parece haver algumas incongruências ou paradoxos, por exemplo: Jesus disse aos discípulos buscar primeiro o reino de Deus e as demais coisas seriam acrescentados (Mt 6:33); outra hora disse que eles não estivessem apreensivos com o que haviam de comer, beber e vestir (Mt 6:25); Quem não deixar pai, mãe e irmãos não é digno de mim (Mt 10:37); Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á (Mc 8:35); Paulo disse: Não estejais ansiosos por coisa alguma (Fp 4:6); Buscai as coisas que são de cima e não as que são da terra, pensai nas coisas que são de cima e não nas que são debaixo (Cl 3:2,3). Em nenhum desses textos significa que o indivíduo viva em um estado de inércia, ou que não deva trabalhar e lutar pelo seu bem estar e da sua família, muito pelo contrario Paulo também enfatizou o trabalho dizendo: trabalhai para não ser pesado ao teu irmão, quem não quiser trabalhar que também não coma (2 Ts 3:10,11). Buscar as coisas que são de cima não significa viver somente do espiritual, ou cruzar os braços e esperar que Deus faça tudo e o indivíduo nada, cuidado com o extremismo espiritual, o trabalho dignifica o homem, e não a ociosidade, o próprio Jesus enfatizou o trabalho.

            Amados a ansiedade excessiva por qualquer coisa é danosa, ela em si já gera a dor e sofrimento íntimo, o controle não é fácil, e não é tratado de forma tão simples como se pensa. As pessoas com transtorno da ansiedade pode ter a situação piorada se não for tratada, falamos anteriormente até que ponto pode atingir uma pessoa acometida por esse mal. A recomendação que tenho é que não devemos estar inquietos a ponto de nos desesperar, mas nos manter cautelosos e confiantes que de alguma maneira Deus nos ajudará a suprir as nossas necessidades. Cada indivíduo deve fazer a sua parte através do trabalho, pois desde o inicio Deus o instituiu como meio de subsistência humana. A ansiedade excessiva e desmesurada pode resultar em tragédias, por isso é preciso que o indivíduo cuide cedo, mas não podemos desprezar a aproximação de Deus através da oração e da sua palavra (Fp 4:6).


Pr. Elis Clementino- Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto