O JOVEM E A ILUSÃO

ESBOÇO 684
TEMA: O JOVEM E A ILUSÃO
TEXTO: PROVÉRBIOS 14:12

                A juventude é apenas uma fase que passa rapidamente, embora seja a mais bela da vida. O jovem tem como característica a exibição da sua força e coragem, mas é preciso adverti-lo dos perigos e das adversidades que certamente se deparará no percurso dessa etapa. Os jovens precisam ser encorajados para enfrentarem as adversidades e as tentações, por serem ainda púberes na maneira de pensar e agir, principalmente quando cristão. Devemos mostrar para eles a necessidade de ter compromisso com Deus e também a sua vida moral.

O jovem e a ilusão
A ilusão é uma fantasia ou utopia, ela tem atraído muitos jovens, porque há caminhos que parecem bons aos seus olhos (Pv 14:12; 16:2a,25). A fantasia tem feito com que muitos deles se deparem com uma realidade bem diferente daquela que ele tinha em sua mente, afirmamos com toda certeza que a fantasia não é realidade, por essa razão os jovens precisam ser exortados para que as frustrações não lhes deixem seqüelas até a velhice. O Apostolo Paulo na sua carta a Tito fez uma bela exortação enfatizando serem criteriosos “Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos” (Tt 2:6). Os belos quadros pintados em suas mentes podem levá-los a caminhos difíceis e sem volta, isso é fruto da inexperiência.

O Jovem e a sua vida devocional
Há uma recomendação que deve ser levado a sério pelos jovens, “Lembra-te também do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas dizer: Não tenho neles contentamento” (Ec 12:1). Buscar a Deus e meditar na sua palavra é a única maneira de purificar o seu caminho “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra” (Sl 119:9). Os jovens devem dedicar-se a essa busca com todo desejo do seu coração “Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos”, ao encontrá-los sejam guardados no coração, para não pecar contra o seu Deus. Salomão expressa uma verdade interessante quando diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4:23).

Jovens que se destacaram na Bíblia
Alguns jovens foram levados cativos para Babilônia, entre eles Daniel e seus companheiros, eram jovens simples, mas se destacaram pela obediência e temor a Deus, houve dois fatores respeitáveis para que a vida devocional daqueles jovens fosse bem sucedida “jejuns e orações”, eles levaram a sério a sua vida devocional diariamente. Quando os jovens consideram esses princípios não há ocasião para pecar contra o seu Deus por terem uma perfeita comunhão com Deus, assim os seus inimigos não tinham de que acusá-los (Dn 6:4,5,10).

A força moral e a física
Os jovens devem levar em consideração que a força moral é superior a física, atualmente estamos vivenciando muitos deles usando a força física como se ela seja tudo, assim praticam todo tipo de aberrações, eles fazem uso dessa força de maneira desmedida para mostrar o seu potencial, para os tais a força física é superior a moral, essa é uma inversão de valores incontestável. “A FORÇA MORAL É SUPERIOR A FÍSICA”

                Os jovens devem ser continentes, conhecendo seus limites, pondo em prática os valores que os nobilitem. Os moços necessitam ser ensinados a terem uma vida digna perante Deus, na igreja e na sociedade em que vive, não permitindo que as ilusões os induzam ao erro. A vida devocional é um bloqueio para que as ilusões não prevaleçam, os jovens precisam seguir alguns princípios que são fundamentais, como: MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS E ORAR, pois assim fizeram os jovens hebreus no cativeiro babilônico. Os jovens necessitam de pessoas que os compreendam e os ajudem principalmente nas suas escolhas e nos momentos difíceis da vida quando os desafios batem a sua porta, ajudá-los espiritualmente como escreveu o Apóstolo João “...Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” (I Jo 2:13,14). Nesse texto João enfatiza que os jovens são capazes tendo como troféu a vitória sobre o maligno, portanto ajudemos os nossos jovens darem os primeiros passos firmes em todos os sentidos da vida.


Pr. Elis Clementino – Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto