OS CAÇADORES DE ARGUEIROS

ESBOÇO 693
TEMA: CAÇADORES DE ARGUEIROS
TEXTO: “Porque reparas tu o argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho?” MATEUS 7:1-5

As pessoas são observadas nos mínimos detalhes e sujeitas a serem julgadas de acordo com as suas ações e atitudes, mas é importante levar em consideração as imperfeições humanas. Devemos entender que estamos sujeitos as mesmas falhas, que as vezes são maiores que um simples argueiro. Discorrerei de maneira simples sobre a visão que devemos ter em relação aos erros e defeitos dos nossos semelhantes.

Argueiro
Algo muito pequeno que muitas vezes atinge os nossos olhos, isso é muito natural acontecer, principalmente em um ar poluído, no entanto temos que olhar bem para poder enxergá-los. Infelizmente existem pessoas que sentem prazer em enxergar esses pequeníssimos argueiros nos olhos dos outros, e quando encontra divulga e faz um grande alarde.

A trave
É algo bem maior que o argueiro, mesmo tendo-a o indivíduo não consegue enxergar, a não ser diante do espelho. Os nossos defeitos somente serão vistos por outras pessoas, por maior que sejam não conseguimos enxergá-la.

Julgamentos
Não devemos procurar falhas alheias, antes de fazer o auto-exame, ou seja, conhecer seus próprios erros, essa é a principal razão para não se fazer isso. Antes de julgar as pessoas pelos seus erros olhe para os seus e você irá encontrar uma trave em lugar de argueiro. No meio cristão existem muitos que fazem correções com certos exageros em nome da santidade, as vezes aquele que aplica a correção está espiritualmente em situação muito pior (Mt 7:4). E não julgueis, e não sereis julgados (Lc 6:37,38); assim como somos recompensados ao fazermos o bem da mesma maneira se fizermos o mal, pois a medida com que medirdes vos medirão também, recalcada e sacudida (Lc 7:1,2).

Corretivo
Antes de punir severamente uma pessoa olhe para você e veja se há trave (Gl 6:1); Quem não tiver pecado atire a primeira pedra (Jo 8:7); quem disser que não tem pecado já está pecando; (1 Jo 1:8). Durante a minha vida cristã e pastoral vi muitas injustiças, e entendo que a única coisa que pode levar a isso é a imaturidade, até cometi alguns exageros por zelo no inicio da minha carreira ministerial, mas com o amadurecimento concluí que não devemos usar dois pesos e duas medidas como muitos fazem. Obreiros disciplina um membro por causa das vestimentas, jóias e corte de cabelos, enquanto oculta coisas piores, porém o aparato pode induzir o obreiro a isso, por essa razão a igreja sofre. Quando formos julgar algum indivíduo, saiba primeiro que a melhor maneira é nos colocar no lugar dele “olhando por ti mesmo”. “Não sejais demasiadamente justo e nem santo porque destruirás a ti mesmo.”

As consequências
Os excessos de alguns obreiros têm causado muitos males à igreja, em razão disso existem muitos crentes afastados do convívio cristão, outros tristes e abatidos na igreja por injustiças praticadas através de correções bruscas e irresponsável dos seus líderes que deixam para trás vidas preciosas como se elas nunca existissem para Deus. Essas coisas são feitas por obreiros arrogantes, amantes de si mesmo e sem afeto (2 Tm 3:2,3). Muitos deles em situação muito pior do que daquele membro, por isso nos deparamos com pessoas tristes, abatidas e revoltadas por essas coisas. O papel da igreja é cuidar e unir famílias e não separar, pois existem líderes que proíbem as pessoas de se relacionarem por serem de denominações diferentes, esses tais são dominadores do rebanho de Deus, eles escravizam e manipulam irresponsavelmente seus membros esquecendo-se do que disse Pedro (I Pe 5:2,3). Deus nos guarde de seguirmos esses maus exemplos.

                Amados não sejam caçadores de argueiros, antes disso olhe para você mesmo, e ao julgar e aplicar a disciplina sobre qualquer ato que alguém praticou sinta primeiro a dor de quem está sendo julgando. O apostolo Paulo nos deu uma lição importante sobre o assunto (Gl 6:1-3), uma condenação imediata e irrefletida pode causar a destruição não somente da moral e da fé do faltoso, mas também da sua família. Lembre-se, você é tão frágil quanto ele, por isso quando olhares para o argueiro do olho do teu irmão olha primeiro para a trave do teu. O maior espelho é a palavra de Deus, ela apontará todos os nossos defeitos.

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE

AD Excelência - IEADMEX

Nenhum comentário:

Foto