QUEM ENTRARÁ NO TEU TABERNÁCULO?

ESBOÇO 694
TEMA: QUEM ENTRARÁ NO TEU TABERNÁCULO SENHOR?
TEXTO: SALMOS 15:1-5

Este salmo descreve as qualificações de um verdadeiro cidadão dos céus, elas precisam ser levadas em consideração, onze pontos são destacados por Davi. As duas e grandes perguntas são respondidas por ele mesmo, são elas: Quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? As características descritas nesse Salmo levam o indivíduo a chegar à presença de Deus e habitar em sua morada, o texto não trata de uma tipologia, mas de uma realidade que todos precisam saber.

As exigências
1. Anda em sinceridade
Estamos vivendo uma crise de sinceridade que tem alcançado pessoas no mundo inteiro, ela estendendo-se a todos os níveis da sociedade, até mesmo no seio cristão. Isso é descrito por Paulo como o fim dos tempos (2 Tm 3.1-8). A sinceridade é uma das características do próprio Deus e todos quantos praticam a sua palavra devem por em prática.

2. Praticar a justiça
O próprio Deus é justiça, a prática dela é também um passaporte para habitar com Jeová, embora a injustiça tenha permeado a humanidade, mas é importante praticá-la. Muitos dizem que praticam mas negam a eficácia dela (2 Tm 3.5; 2 Ts 3.6; I Tm 5.8).

3. Falar a verdade
Falar a verdade é uma das maiores riquezas que um cidadão pode ter, valores como esses estão sendo menosprezados e substituídos pela mentira e pela falsidade, tanto a mentira quanto a falsidade sai do coração do homem (Mt 15.19; Gn 6.5; Jr 17.9).

4. Não difamar
Muitas pessoas têm o hábito de difamar as pessoas que elas não simpatizam bem, elas caluniam a fim de obter algum resultado, ou seja, deprecia alguém no intuito de obter alguma vantagem, esse tem sido o caminho mais apropriado para elas, principalmente no campo profissional, político e no meio religioso. Atualmente é muito natural ouvir autoridades religiosas detratando umas às outras, e o pior, publicamente, se esquecem da pregação do evangelho e atacam o que eles consideram serem seus concorrentes, essa é uma verdade dura. Essas coisas têm causado desgastes no meio cristão, por isso devemos evitar, é um procedimento vergonhoso e não combina com o evangelho. O salmo 133 tem ficado muito para trás, é um assunto considerado obsoleto.

5. Não fazer mal ao próximo
Ofender o próximo tem sido comum nos nossos dias, todavia muitos não se contêm em fazer o mal sejam males pequenos ou grandes. Ofender o próximo é condenado pelo Senhor, a não observância desse mandamento o indivíduo pode ficar fora do reino de Deus.

6. Não aceitar afronta contra o próximo
Existem pessoas que não aceitam nenhuma afronta contra o seu próximo, principalmente quando se trata de um irmão na fé, essa também é uma característica para o verdadeiro cidadão dos céus.

7. Reprovar o que é mau
Aqueles a cujos olhos o réprobo é desprezado. Reprovar aquilo que é mau é um dever de cada cristão, embora ele venha sofrer algumas represálias; por isso, jamais devemos aceitar aquilo que é reprovado por Deus.

8. Honrar os servos de Deus
Honrar os servos de Deus é um dos princípios cristão, isso é fundamental para a entrada nos reino dos céus. Quem conhece a Deus e o serve não tem nenhuma dificuldade para cumprir essa observância.

9. Afirmar a verdade mesmo com dano
Existem ainda aqueles que afirmam mesmo com dano não muda, há ainda pessoas lhanas que em quaisquer circunstâncias mantém a sua palavra.

10. Não emprestar com usura.
Muitas pessoas se aproveitam das necessidades alheias para explorá-los. Usura aqui é a prática da agiotagem, isso fere os mandamentos do Senhor (Dt 16.19; Ez 18.8; 2 Pe 1.10). O cristão não pode ser agiota, caso contrario estará fora do reino dos céus.

11. Não aceitar suborno
Não recebe suborno contra inocente, suborno “corrupção” é uma das expressões bastante conhecidas, principalmente contra inocentes, pessoas simples e indefesas. Deus abomina aqueles que usam o suborno.

Todas essas observações são necessárias, o salmista conclui dizendo que aqueles procederem fielmente a esses princípios jamais será abalado. O nosso testemunho exemplar é de grande relevância para o desenvolvimento da nossa fé. Se desejarmos morar com Deus é necessário observar todos esses requisitos.

Pr. Elis Clementino – Paulista– PE         
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto