SEMENTEIRA E COLHEITA

ESBOÇO 690
TEMA: SEMENTEIRA E COLHEITA
TEXTO: LUCAS 8:11

            Inicio o assunto falando sobre sementes, ela é a essência por onde começa a germinação de planta, é o óvulo maduro e já fecundado das plantas, ela é formada por: Tegumento o que chamamos de casca, embrião e endosperma que o envolve. A semente plantada no solo germina, cresce e pode produzir frutos e finalmente a colheita, embora existam sementes que em determinados solos nada germine. Não existe colheita sem sementes plantadas, mesmo assim se plantarmos ou não colheremos. “Plantar a semente é opcional, quanto à colher é obrigatório”, você colhe aquilo que planta, e se nada plantar também colherá as consequências. Jesus expôs uma parábola sobre a semeadura e a colheita, leis que nunca mudam. (Lc 8:11).

Semeando
Nem tudo o que semeamos temos a certeza que dará dar frutos bons ou maus, pois dependendo do tipo de solo e da semente pode germinar ou não. Geralmente as incertezas estão presentes, porque não depende somente de quem planta, pois há alguns fatores que podem contribuir para que ela germine ou não (Lc 8:5). O agricultor sabe que pode semear e nada colher por causa desses fatores (Lc:8:6,7). Existem também o solo ruim e clima muitas vezes desfavorável, com estiagem longa as plantas ficam vulneráveis as pragas. Por isso o agricultor necessita de paciência como disse Tiago (Tg 5:7). O ensino do Mestre sobre semear foi muito mais além do raciocínio dos discípulos.

Lição
Jesus não estava querendo dar-lhes uma lição sobre a agricultora, mas a semear o que era mais importante não somente para eles, mas para todo mundo. A semente que ele se referia era a palavra de Deus, embora os discípulos não estivessem entendendo o seu significado por isso eles perguntaram: Que parábola é esta? Ora há particularidades que nem sempre esclarecemos para as pessoas por mais amigas que sejam. Há particularidade de Deus para cada um, nem todos podiam entendê-las “A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo não entendam.” (Lc 8:10). A mensagem era somente para os discípulos e a todos que também seguissem o mestre.

            A Palavra de Deus é a semente que precisa ser semeada por nós também. Os discípulos precisavam entender que a palavra deveria ser semeada que caíssem em boa terra ou não, o campo é o mundo. Nós temos as mãos cheias de sementes e celeiros cheios para semear em quaisquer circunstâncias, enquanto semeamos sofremos, no entanto muitas vezes somos surpreendidos com bons resultados. Os que semeiam com lagrimas a sua semente gemendo, andando e chorando, voltarão, sem dúvida com alegria trazendo consigo os seus molhos (Sl 126:5).

A semente que cai em boa terra produz, a colheita pode não vir imediatamente como diz a expressão lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás (Ec 11:1), fazer o bem também é semear. Amados não se têm uma definição exata sobre essa palavra, mas vale apena refletir na questão trabalhada por Salomão sobre as incertezas em alguns aspectos da vida (Ec 11:1-8). As incertezas estão sempre presentes, mas não devemos permitir que ela nos faça apelar para o excesso de cautela, porque as incertezas podem nos fazer parar. O que observa o vento não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará (Ec 11:4).


Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto