UM GIGANTE DENTRO DE VOCÊ.

ESBOÇO 691
TEMA: UM GIGANTE DENTRO DE VOCÊ
TEXTO: E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele: teu servo irá, e pelejará contra esse filisteu.” (I Sm 17.32).

Todo indivíduo tem duas coisas indispensáveis dentro de si, o medo e a coragem, elas somente serão conhecidas em determinadas situações quando o sujeito está em condições de ameaças, são reações do próprio organismo, elas funcionam como um tipo de defesa, mas isso é natural. É uma prova que ele está reagindo nos momentos que lhes causem insatisfação, o medo e a coragem geralmente reagem em momentos extremos demonstrando que chegou ao seu limite, indica também que a partir dali ele deve tomar decisões imediatas, embora o medo não seja freqüente, somente quando ele se transforma em fobia, mas apenas em situações que venham atingir a sua sensibilidade. Quando o medo se transforma em fobia o indivíduo precisa de tratamento.

Geralmente a pessoa com medo ou atitude de coragem nos surpreendam, muitas vezes com atitudes repentinas deixando as pessoas perplexas. Ninguém esperava que o rapazinho “Davi” surpreendesse com aquela atitude de coragem e ousadia, pois o poderoso exército dos filisteus que desafiava os israelitas, talvez aquela ação de bravura de Davi tenha deixado seus próprios irmãos e muitos guerreiros valentes do exército de Israel irritados. Ao verem aquele franzino rapaz lançar-lhe em rosto a covardia deles, diante de um gigante que os intimidava de dia e de noite, durante quarenta dias, inclusive o próprio rei Saul estava constrangido sem saber o que fazer diante daquela situação humilhante. Davi foi ridicularizado e desacreditado até pelos seus irmãos

Os valentes de Saul jamais imaginavam que a coragem daquele rapaz fosse tão além, a sua bravura excedia a do gigante que os atormentava. O maior gigante estava dentro do coração de Davi e não o daquele gigante medindo três metros de altura, equipado de espada, escudo, lança e fecha. O garoto estava desprovido de armas capazes de destruir aquele arquiinimigo de Israel, restando-lhe apenas três coisas; a coragem, uma funda e cinco pedrinhas encontradas no ribeiro. Para Davi as cinco pedrinhas eram suficientes para matar até cinco homens grandes. Muitas vezes ficamos intimidados com os gigantes que abrolham em nossa frente para desafiar-nos e humilharmos até ao chão.

Um gigante e uma pedra acompanhavam o rapaz em direção ao Golias, um gigante maior do que aquele filisteu estava no coração de Davi “a sua confiança em Deus” e certamente lhe dizia: - Vai rapaz, vai rapaz! Usa a arma que tens na tua mão, direciona a pedra que está na tua funda para o gigante, eu me encarrego de levá-la ao lugar certo. Em contrapartida o gigante gritava com toda fúria, pois para ele era uma humilhação um menino desafiá-lo; ele gritava, eu te dou a tua carne as feras do campo! O rapaz não se intimidou e gritou: - tu vens a mim com espadas e varapaus, mas eu vou a ti em nome do SENHOR, era à força de Deus “O Grande Gigante” que falava no íntimo do coração de Davi.

Qual o gigante que está diante de você? Saiba, porém, você tem um gigante “Deus” dentro de você, capaz de lhe fazer vencedor. Quando confiamos no SENHOR a nada tememos “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo” (Sl 23.4). “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei...?” “ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que uma guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.” (Sl 27.1,3). Devemos entender que as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição de fortalezas (2 Co 10.4). Busquemos no revestir das armaduras de Deus (Ef 6.1-18) e lutar, porque a força de Deus está em você, você tem a pedra que mata o gigante.


Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

Nenhum comentário:

Foto