701 DISPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DE DEUS

ESBOÇO 701
TEMA: DISPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DE DEUS
TEXTO: I CORÍNTIOS 4:1,2

            As nossas ações são observadas pelas outras pessoas, elas tanto podem reprovar quanto aprová-las, pois existem na vida determinadas funções que requer algumas características que serão fundamentais para determinar se as pessoas têm bom comportamento ou não, se são bons profissionais ou não, porém no âmbito espiritual incidem as mesmas coisas, principalmente quando se refere à vida cristã, onde há funções que requer muito mais qualidades, que sem dúvidas elas são fundamentais para sermos reconhecidos ou não. Aqueles que são qualificados como ministros de Cristo devem ter uma conduta pautada dentro de princípios estabelecidos para essa função, no texto acima o Apóstolo Paulo ressalta muito bem essa importância.

1. Ministros e Despenseiros
Em sua carta Paulo apresenta características fundamentais para o obreiro, porém elas são vistas pelas outras pessoas. Que os homens nos considerem como MINISTROS de Cristo e DESPENSEIROS dos mistérios de Deus.

1.1. Ministros de Cristo
São homens chamados por Deus para exercer a função de ensinar a respeito do evangelho, ou seja, são administradores das verdades de Deus no evangelho. O que nos leva a sermos considerados como ministros de Cristo são as nossas condutas, elas são suficientes para determinar se temos ou não legitimidade para assumir tal função. “QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo” (I Co 4:1a).

1.2. Despenseiros
São aqueles que despensa as revelações de Deus através do evangelho. O porta-voz de uma autoridade de um País deve ser fiel ao transmitir a mensagem, a ele é exigido fidelidade no cumprimento da sua incumbência (I Co 4:1b)

2. Desejando o Episcopado
É normal um membro de uma igreja desejar o episcopado, quem o aspira excelente obra deseja (I Tm 3:1), mas é preciso que ele tenha a consciência daquilo que está aspirando, porque a quem mais se dá, mais são exigidas. As qualificações morais e espirituais são fundamentais para exercer a função de ministro do evangelho (I Tm 3:2-7; Tt 1:5-16).

3. As decorrências
É importante levar em consideração as implicações decorrentes durante a vida ministerial, os sofrimentos são as marcas de Cristo que carregamos em nossos próprios corpos. Os obreiros mais velhos ensinem aos mais jovens através das experiências sofridas durante o seu ministério, destaquemos as cartas de Paulo e Timóteo relatando seus sofrimentos entre eles os açoites e prisões.

4. As emoções enganam
Os ministros do evangelho precisam ter cuidado para não serem traídos pelas próprias emoções, pois nenhuma motivação há para se orgulharem a não ser na cruz de Cristo, por causa da relevância do ministério cristão é muito ruim um obreiro com pretensões descontroladas.

            Que os homens nos conheçam como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus, eles nos achem dignos desse ministério. As qualificações morais e espirituais sejam a nossa flâmula, para que todos vejam em nós um verdadeiro ministro de Cristo e glorifiquem a Deus.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência           


Nenhum comentário:

Foto