700 A CEIA DO SENHOR

ESBOÇO 700
TEMA: A CEIA DO SENHOR
TEXTO: MATEUS 26:26-29; I CORINTIOS 11:23-34

                A Santa Ceia do Senhor é um ato sagrado e comemorativo, a CEIA foi instituída pelo SENHOR na última páscoa antes da sua morte, estando ele sentado a mesa com seus discípulos ordenaram-lhes dizendo: (Mt 26:26). O ato da ceia tornou-se importantíssimo para os cristãos em todo mundo por ser uma celebração com emblemas alegóricos que fazem referencia a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
I. Símbolos da Ceia do Senhor
Os emblemas que compõe a ceia do Senhor são: o PÃO e o VINHO. Jesus simplificou esse ato usando apenas com esses dois símbolos, embora estivessem em plena comemoração páscoa onde os ingredientes que compunham a mesa para a celebração da páscoa eram muitos e exigia-se um ritual complexo.

Jesus determinou que fossem suficiente apenas PÃO e o VINHO dando-lhes um novo significado, eles passariam a ser representantes do seu corpo e o seu sangue. Essa celebração era uma festa de congraçamento incluindo uma refeição seguida pela santa ceia propriamente dita.

A ceia é um ato que exige reverencia acompanhada de um profundo sentimento de adoração que envolvia cânticos dos salmos e leitura da palavra. Os membros da igreja levavam alimentos para serem repartidos entre eles, era a FESTA do AMOR, mas a igreja de Coríntios não estava dando o devido valor a essa festa espiritual de grande relevância, houve problemas na distribuição de alimentos, uns recebiam e outros ficavam com fome, era uma refeição de comunhão, porém a transformaram em glutonaria e embriaguez desconsiderando o seu real propósito (I Co 11:22). Foi por essa razão que Paulo escreveu a sua carta a igreja para ensiná-la qual o verdadeiro sentido e propósito da ceia (I Co 11:23-30).

1. O pão é um alimento preparado à base de trigo, ele é conhecido desde aquela época, mas daquele momento em diante passou a simbolizar o corpo de Cristo. Ele próprio declarou diante dos discípulos quando instituiu a ceia (Mt 26:26).

2. O vinho representa um novo começo representando uma nova aliança entre nós e Deus, no A.T. essa aliança era selada com sangue de animais derramado. No calvário seria o sangue do cordeiro de Deus “Jesus Cristo” derramado, daí ficou estabelecido pelo Senhor um memorial até que ele venha (Mt 26:26).

II. Os três olhares em relação à CEIA do Senhor. (1) RETROSPECTIVO – fazei isto em memória de mim; (2) EXTROSPECTIVO – Olhar para o futuro; (3) INTROSPECTIVO – Examine-se o homem a si mesmo.

III. Implicações
Algumas decorrências aconteceriam se os cristãos que não levasse a sério ou violasse qualquer ato sagrado instituído por Deus, Paulo foi enfático ao escrever a carta a igreja de Coríntios mostrando-lhe quem participasse indignamente ou desconsiderasse aquele ato sagrado haveria um julgamento resultaria divino; (1) Se tornaria culpado do corpo e do sangue do Senhor pela irreverência ao sacrifico de Cristo; (2) Tomaria a ceia para a sua própria condenação não discernindo o corpo do Senhor; (3) Tomavam para a sua própria condenação.

Esse julgamento resultaria em três classes de pessoas:
(a) Os fracos;
(b) Os doentes;
(3) Os que (dormem) morriam

                A Ceia do Senhor não deve ser entendida superficialmente como fazem muitos, pois ela é a nova aliança que custou a vida de Cristo, ela é um sacramento que fortalece a nossa fé, por isso os crentes precisam examinar a si mesmo antes de tomar parte dos dois emblemas. A ceia do Senhor não é motivo de tristeza, não é um funeral e sim uma festa alegre em comemoração a vitória da nossa redenção nos unindo ainda mais aos irmãos e ao Senhor, a alegria e singeleza de coração deve contagiar a todos.

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE
AD Excelência



Nenhum comentário:

Foto