ESBOÇO 696 A MELHOR IDADE

ESBOÇO 696
TEMA: A MELHOR IDADE
TEXTO: SALMOS 92:14

                Tudo tem o seu tempo conforme Salomão (Ec 3:1-5; Ec 8:6a), a vida humana terrena também é breve (Sl 90:9,10), embora esse texto não esteja estipulando que a pessoa viva apenas 75,2 anos como é atualmente a expectativa de vida dos brasileiros, porém há pessoas que podem viver muito mais. Após anos vividos, e com a morte o corpo volta ao pó e o espírito volta para Deus que o deu, esse é o fim da vida terrena, por essa razão devemos aproveitar enquanto temos vida, antes que o fio de prata se quebre junto ao poço (Ec 12: 6-7). Enquanto a morte não chega o homem pode ser revigorado em três aspectos FÍSICO, MENTAL e ESPIRITUAL.

Físico
O ser humano pode melhorar as suas condições de vida, como: Aparência, as articulações e a mente, mas é preciso fazer com que a vida sedentária seja diminuída, caso isso não seja levado em consideração pode e muito contribuir para o envelhecimento precoce e vulnerabilidade tornando muito cedo uma vida improdutiva. Há outros fatores que pode contribuir para o desgaste físico mais rápido, alimentação precária, trabalho exaustivo, poluição ambiental, os agrotóxicos nos alimentos, noites mal dormidas, bebidas alcoólicas, entre outros. Por causa desses fatores existem pessoas que vivem muito menos.

Mental
O estado emocional e mental pode ser responsável pelo envelhecimento precoce, depende da maneira eles estão. Precisamos nos ocupar constantemente com coisas que contribuam para que esse envelhecimento não aconteça precocemente e venhamos ter problemas em todo o nosso organismo, ou seja, Se não cuidarmos emocional e mental as consequências aparecem mais cedo. Devemos exercitar a nossa mente sempre, mas de que maneira? Lendo, escrevendo, interagindo com as outras pessoas e participando de grupos sociais. Todo comando do corpo e seus membros dependem do cérebro, eles só terão harmonia se a mente for saudável. O Apostolo Paulo apresentou que a harmonia entre os membros do corpo funciona sobe um só comando “a cabeça”.

Sou idoso, mas não estou morto
Para algumas pessoas a idade avançada é estar à beira da morte, no entanto não é isso, uma pessoa começa a morrer quando para de praticar algumas atividades importantes e fundamentais, entre elas estão: Ler, escrever, fazer exercício físico, interagir com as outras pessoas e etc. É importante ressaltar que chegará o tempo em que a pessoa não terá mais condições para isso, nesse período ela irá perdendo a agilidade pelo próprio desgaste físico e mental, nesse momento é preciso ajudá-la a dar seus últimos passos. Nessa etapa da vida os familiares são fundamentais, ressalto ainda que os mais jovens que não se dispõe a ajudar as pessoas da melhor idade saberão a importância dessa ajuda na sua velhice.

Experiência de vida
As pessoas que já viveram muito são mais experientes, pois as circunstancias da vida lhes passaram muito conhecimento no dia a dia. A experiência conta muito, principalmente em ajudar os jovens nos momentos decisivos da vida, pois os caminhos que eles trilham hoje os mais velhos já pisaram, embora muitas pessoas jovens não considerem essa relevância, entretanto os conselhos dos mais velhos são importantes para esses jovens, porque eles já tiveram muitas experiências tanto boas quanto amargas, já experimentaram experiências diversificadas.

Espiritual
Assim como o nosso corpo necessita de cuidados da mesma maneira deve ser a nossa vida devocional com o criador. Nessa etapa da vida necessitamos de uma comunhão mais íntima com Deus para que o homem interior seja sempre renovado (2 Co 4:16), e produza muitos frutos (Sl 92:14). Infelizmente alguns líderes religiosos jovens descartam os mais idosos como que se eles não servissem mais. Se os mais velhos não servem para o trabalho pelo menos, mas serve para aconselhar os mais novos. Jeroboão desprezou os conselhos dos anciões para consultar os mais jovens e colegas do seu tempo, porém eles não tinham nenhuma experiência para orientá-lo de maneira segura, apenas o incentivaram a agir de maneira grosseira, incentivando-o a oprimir o povo e agir pior do que seu pai. Dar atenção as pessoas idosas na igreja e ocupá-las são ajudá-las a terem uma vida espiritual feliz e frutífera.

                Ao bater a nossa porta a velhice devemos aproveitar o tempo que nos resta cuidando da nossa saúde não permitindo que o sedentarismo predomine. É preciso também ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos, pois é dessa maneira que podemos ter melhores condições de vida. Há muitas pessoas da melhor idade que ainda estudam, fazem faculdades, ler bastante, escreve e faz atividade física, essa é uma maneira de prolongar os anos de vida. Na velhice podemos ainda produzir muitos e bons frutos (Sl 92:14). Quanto aos cuidados divino dizemos que Deus é o mesmo e nos conduz na velhice com seu amor eterno (Is 46:4). Deus cuida das pessoas idosas e os ajuda em terminar o seu combate e guardar a fé.

Pr. Elis Clementino-Paulista – PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto