POUCOS DIAS E CHEIOS DE INQUIETAÇÃO

ESBOÇO 695
TEMA: POUCOS DIAS E CHEIOS DE INQUIETAÇÃO.
O homem nascido de mulher, é de bem poucos dias e cheios de inquietação” Jó 14:1.

É quase impossível haver pessoas que não se preocupe com alguma coisa nessa vida, os motivos são muitos, eles são gerados por nós mesmos (Lm 3:39), sejam familiar, econômicos, saúde, injustiças e até oposições de Satanás a nossa fé. As dificuldades acompanham o homem desde a sua queda no Éden, finalmente todos nascido de mulher experimentarão as dores e as aflições (Gn 3:17-19; Jó 5:7), e por isso o homem  vive pouco e cheio de inquietação (Jó 14:1). Neste comentário enfatizaremos a dureza da vida e como devemos ser fortes para superar as inúmeras dificuldades do cotidiano até o final da vida.

Problemáticas
Após o pecado do homem, os sofrimentos passaram a fazer parte da história da humanidade e jamais podemos nos livrar deles, entretanto devemos saber, não é porque somos crentes e filhos de Deus que não enfrentaremos as duras consequências do pecado. O próprio Senhor em palavra de despedida com os discípulos disse-lhes “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo...” (Jo 16:33),  mas em seguida  lhes deu a última palavra consoladora “tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

Os problemas contribuem para o bem
Eles de alguma maneira contribuem nalguma coisa, conforme o que Paulo escreveu aos romanos todas as coisas cooperam para o bem (Rm 8:28), embora seja danoso as coisas que sofremos nessa vida, mas Deus opera em tudo para o nosso bem. Deus é capaz de modificar todas as circunstâncias que nos rodeiam, a fim de que sejam benéficas e seus propósitos sejam cumpridos em nós.

Dificuldades, meios que nos aproximam de Deus.
Você já imaginou se vivêssemos no mundo sem problemas? Qual seria a ponte que nos levaria a Deus? Mas isso também não significa que nos aproximemos de Deus por meio dos problemas. Precisamos buscar a Deus independentemente das circunstancias, em certas condições nos tornam mais dependentes dele “Foi-me bom eu ter passado por aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Sl119:71). “Eis que foi para a minha paz que estive em grande amargura” (Is 38:17) “Não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência; e a experiência a esperança” (Rm 5:3,4). Se não fossem as dificuldades muitas pessoas não teriam disposição de buscá-lo, creio que não!  “Quando as portas se fecham, a primeira coisa que o homem se lembra é de Deus; Quando as portas se abrem a primeira coisa que o homem faz é se esquecer de Deus”. ”A dor e o sofrimento nos levam a clamar por Deus”. Quando o povo de Deus se afastava dele as dificuldades logo apareciam na lavoura e na saúde, nesse momento o melhor remédio era buscar ao Senhor (2 Cr 7:14).

Nunca desistir de lutar
A vontade de vencer nos faz correr em busca daquilo que desejamos, por isso devemos tomar como exemplos os atletas em um estádio, onde lutam para alcançar o premio (I Co 9:24-27). Devemos ter a mesma disposição e lutar pelos nossos objetivos porque “parado não chegaremos a lugar algum”, para alcançar o pódio das conquistas e preciso lutar com coragem e determinação.  “O atleta só não é coroado se não lutar legitimamente” (2 Tm 2:5). “Vencer é lutar; parar é perder

Poucos são os nossos dias e mesmo assim cheios de aflições, os problemas são muitos e de todas as espécies, mas não devemos nos entristecer porque de alguma maneira eles contribuem para o nosso bem. Talvez esses sejam os meios pelos quais nos aproximem de Deus. A luta para conseguir vencer as dificuldades deve ser constante, como também para alcançar os nossos objetivos, mas sem perder as esperanças. A confiança em Deus é o que nos leva a uma vida vitoriosa, essa é a nossa parte.  Entreguemos a direção da nossa vida ao Senhor, usar a fé, pois ela é a única arma que não deve ser abandonada, certamente seremos vitoriosos, visto que a fé tem forças para remover montanhas (Mt 21:21). “Não estejais inquietos por coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e suplicas, com ações de graças.” (Fl 4:6)

Pr. Elis Clementino – Paulista – PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto