ESBOÇO 707 DEUS NOS SONDA E CONHECE

ESBOÇO 707
TEMA: DEUS NOS SONDA E CONHECE
TEXTO: SALMOS 139: 1

                 Os verbos Sondar e Conhecer são importantes porque revela um dos principais atributos de Deus, “a onisciência”. É através dela que Deus penetra em todas as coisas, tanto o presente quanto o futuro. A mente divina é um depósito de conhecimento e nele não há falhas e nem limitações.

1. Definição
A palavra onisciência vem do latim, Ominis “toda” e Scire, “saber” Ominis + Scire = Onisciência (Deus detem todo saber). É aquela qualidade da natureza de Deus que garante saber todas as coisas.

2. Evidencias Bíblicas da Onisciência Divina
Através de vários textos da bíblia se subtende que há um conhecimento ilimitado da parte de Deus, embora a palavra Onisciência não seja encontrada na bíblia, mas dali existe conceito; como por exemplo: (Rm 11: 33, 34), certamente exprimem o fato de que Deus conhece todas as coisas, os caminhos de Deus são inescrutáveis. Deus tem a seu dispor uma vasta profundeza de conhecimento e sabedoria, a mente dele não é perscrutada pelo homem, o (Sl 145:5) nos mostra que o entendimento divino não pode ser medido. Paulo escrevendo aos (Ef 3:10) mostrou que a sabedoria de Deus é multiforme.

3. Deus Conhece Todas as Coisas
3.1. Conhecimento divino
a) O conhecimento do Senhor é incompreensível para nós, ele abarca o passado, presente e o futuro (Jó 14:17; Sl 56:8; Isa 41:22-24; 44:6-8; Jr 1:5; Os 13:12; Ml 3:16). Existem outras significativas referencias a esse respeito como: (Mt 10:29; Sl 13:13-15; Sl 139:2, 12; Is 46:9, 10);

b) Deus é o eterno já, Ele vive fora do tempo e pode ver e esquadrinhar qualquer coisa do começo ao fim. Deus vive no eterno já e isso quer dizer que no sentido estrito não há passado, nem presente e nem futuro que o limiter. A mente divina abrange tudo, nada é oculto;

c) Ele é antes de todas as coisas (Cl 1:17; Jo 1: 1 3; Sl 33:6). Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra. Visíveis e invisíveis (Cl 1:16,17). Ele é antes de todas as coisas, e todas elas subsistem por ele. Paulo fala aqui da pessoa de Cristo, “o verbo”. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (João 1: 3).

d) Pela palavra do Senhor foi feitos os céus; e todo o seu exercito deles, pelo espírito “Ruach aqui é traduzido por Espírito” que pode significar “sopro” da sua boca. (Salmo 33:6).

4. Deus te Conheceu ainda informe
a) Ainda Informe, os teus olhos viram o meu corpo ainda informe (Sl 139:16);
b) Já gerado no ventre da tua mãe, Antes que eu te formasse no ventre da tua mãe eu ti conheci (Jr 1:5);

c) Ele escolhe ainda no ventre da mãe, mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre da minha mãe me separou e me chamou pela sua graça (Gl 1:15);

d) Conheceu a mulher Samaritana, ele mostrou no diálogo que teve com ela dizendo: Vai, chama o teu marido e vem cá e a mulher respondeu não tenho marido (Jo 4:16-19,29), Jesus disse-lhe: Tivesse cinco marido e o que tem agora não é teu marido; Disse a mulher; disseste com verdade (Jo 4:18), a mulher convida dizendo: Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tinha feito; por ventura não é o Cristo? (Jo 4:29).

e) O testemunho de Jesus a respeito de Abraão. Abraão vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e se alegrou, essa palavra de Jesus despertou a curiosidade dos judeus (Jo 8:56-58).

f) Ele conhecia a Natanael, Jesus viu a Natanael vir ter com ele e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita em quem não há dolo. (Fraude ou má fé). Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira (Jo 1:47-48).

5. Deus conhece o teu hoje e amanhã:
5.1. Como e onde você está e quais condições
a) Em terra seca, ou no deserto da vida, na tua solidão,
b) Na tristeza do teu coração ou na alegria
c) Debaixo da figueira ou debaixo da promessa

                 O Senhor conhece todos os detalhes das nossas vidas, ele é o único que nos acompanha e nos sonda, ele conhece o nosso sentar e o nosso levantar, de longe ele entende os nossos pensamentos e esquadrinha os nossos corações e pesam todas as nossas obras na sua balança. Deus conhece o nosso futuro e está pronto para nos ajudar, por isso devemos lançar fora todo pressentimento ruim a respeito do nosso futuro.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto