708 A RENÚNCIA

ESBOÇO 708
TEMA: RENÚNCIA
TEXTO: MATEUS 16:23

            A tarefa mais difícil para o homem é ter que renunciar algo que esteja apegado, talvez esse apego não seja por coisa tão relevante. A inclinação por algo que julga ser tão relevante não sendo pode causar um atraso no desenvolvimento do indivíduo, muitas vezes ele olvida as coisas admiráveis. O homem necessita ter o espírito de renúncia, pois durante a sua vida ele sempre terá que renunciar ou se apegar em algumas coisas, portanto é preciso identificar bem aquilo que ele deve se apegar ou não. Nesse assunto discorreremos sobre a definição, a renúncia e o que ele envolve no sentido espiritual.

1. Definição
Renúncia - abdicar, recusar e abandonar é sinônimo que indica a renuncia de algo. Todo ser humano tem a possibilidade de aceitar ou recusar algo bom ou não, mas é importante saber que dependendo do resultado da escolha ele pode ter sucesso ou não. A renúncia de qualquer coisa deve ser de maneira espontânea e do próprio indivíduo, quando forçamos essa renúncia não será concretizada completamente, dessa maneira a renúncia pode ser temporária, ou seja, o indivíduo volta a praticar tudo novamente. Renunciar é libertar-se de algo ruim, ou algo que o homem esteja sendo impulsionado a fazer, esse controle constitui o domínio próprio.

2. Renuncia no ministério de Cristo
Desde o inicio do seu ministério Jesus enfatizou a renúncia como meta principal para ter acesso ao reino de Deus, os discípulos deveriam abdicar as coisas que estivessem apegadas para segui-lo. Muitas vezes entendemos que essa renúncia seja somente em relação à vida pecaminosa, no entanto a sua mensagem era clara mostrando que não era apenas isso, ela iria muito mais além como:
(1) Apego ao pecado – A renuncia dele é imprescindível para salvação;
(2) As coisas dessa vida - O apego as coisas materiais podem deixar o indivíduo fora do reino de Deus (Mt 19:16-22; Mt 19:23,24);
(3) A renuncia do eu – É o tipo de renuncia mais difícil, pois ela é a credencial para quem quer seguir a Jesus “Quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo e siga-me...” (Mt 16:23).

3. A prova do amor a Deus envolve renúncia
O desapego e a renúncia é a prova do amor a Deus, Jesus disse aos discípulos: Quem não deixar pai, mãe e irmão (Lc 14:26,33) deixar aqui não significa literalmente abandonar a família, mas que ninguém deva amar a alguém mais do que a Deus. “Amar a Deus sobre todas as coisas”.

            Se quisermos servir a Deus teremos que abdicar de coisas que comprometam a nossa vida devocional, pois há possibilidade para isso, porém não deve ser de maneira forçada, mas renunciar de maneira espontânea deixando para trás os prazeres, a nossa conduta comprometedora, postura e o nosso próprio eu. O Apostolo Paulo renunciou tudo (Gl 2:20; Fl 1:21; 3:7). Quando conseguirmos controlar o “EU” certamente estaremos mais perto de Deus.

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto