ESBOÇO 709 MANTENDO AS VERDADEIRAS AMIZADES

ESBOÇO 709
TEMA: MANTENDO AS VERDADEIRAS AMIZADES
TEXTO: PROVÉRBIOS 25:17

Existem limites para todas as finalidades, o uso do bom senso é a única maneira de determiná-los. Há atitudes de nossa parte que podem causar aborrecimentos e quebra de boas amizades. Consideremos alguns motivos pelos quais aparecem certos aborrecimentos entre pessoas que se consideram amiguíssimas. Desejo nesse assunto apresentar alguns tipos simples de amizades, a quebra e as implicações.

I. Quatro tipos de amizades
a) Amizade consciente - é aquela que cada um reconhece seus próprios limites. Esse tipo de relacionamento provavelmente terá durabilidade e não foge do controle, ela é firmada no respeito e na consideração sem confundirem-se.

b) Amizade moderada - é aquela que as pessoas não se apegam muito, é uma relação respeitosa cada qual no seu lugar. São poucos os momentos para estar juntos, esse tipo de amizade vai caminhando sem problemas.

c) Amizade interesseira - esse tipo de amizade é uma das mais ameaçadoras, ela acaba quando o interesseiro não encontra mais nenhuma possibilidade de usufruir algo do seu interesse do suposto amigo, e logo o abandona.

d) Amizade íntima – essa é um tipo de amizade que não se reconhece limites. Diz-se que o direito de um começa quando o do outro termina, essa é uma grande verdade, mas nem todas as pessoas se dão conta da existência desses limites confundindo a amizade com libertinagem. Esse tipo de amizade podem não ter durabilidade, porque essas pessoas terminam entrando na intimidade e interferindo na vida particular, não se afastando de junto a outra pessoa, ou seja, esse tipo de relacionamento incomoda porque uma delas não retira os pés da casa da outra (Pv 25:17). “Intimidade demais gera desprezo.”

II. A quebra de amizades e suas implicações
Citamos quatro exemplos simples de amizades, no entanto a mais vulnerável é a amizade íntima. Quando uma amizade desse tipo é rompida pode ocasionar consequências por algum tempo ou toda vida, mas isso depende do tipo de rompimento, há alguns motivos que terminam em algo muito pior. Por essa razão devemos ter muito cuidado, porque se houver uma amizade saudável com certeza evitará muitos problemas futuros.

Muito cuidado para não deixarmos as boas amizades no meio do caminho. Há muitas causas de rompimento de afetos: (1) As incompreensões, elas podem trazer transtornos durante a caminhada de uma amizade; (2) As contendas, elas são capazes de separar bons amigos, cada um deve conter-se dentro dos seus limites; (3) As dissensões ou as divergências podem existir, mas dentro de um extremo controle; (4) Os mexericos; tudo isso contribuem para o desentendimento entre amigos; (5) Liberdade excessiva em todo momento na casa do próximo.

            Devemos ter cuidado para não permitirmos que as nossas boas amizades sejam quebradas e transformadas em ódio. O nosso afeto não deve ser estabelecido por interesse, mas com base no amor ao próximo, Salomão fala sobre o verdadeiro amigo dizendo: “O amigo ama em todo o tempo; e na angústia nasce o irmão (Pv 17:17). É óbvio que por mais amigo que seja, um ou outro pode ter atitudes que causem incômodos, para isso toda amizade necessita ser bem criteriosa, o respeito mútuo é indispensável. Uma boa amizade deve ser constituída na base da lealdade e no bom senso, tendo como base o amor  ao próximo. Há pessoas que tem muita facilidade de fazer amizades, por onde passa granjeai muitos amigos, só que o problema não é fazer amizades, mas conservá-las, pois muitas pessoas não sabem mantê-las por isso elas perdem imediatamente. No convívio com as outras pessoas tenhamos muito cuidado, pois é melhor manter amizades conscientes e moderadas, e assim cada um está em paz em sua casa. (Pense bem que tipo de amizade você está constituindo para depois não se tornar um pesadelo.)

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto