ESBOÇO 734 AS MINHAS PRIMÍCIAS

ESBOÇO 734
TEMA: AS MINHAS PRIMÍCIAS
TEXTO: “Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão  de vinho os teus lagares.” (PROVÉRBIOS 3:9,10)

                Há muitas maneiras de honrarmos a Deus, mas é preciso que levemos em consideração com que, e de que maneira o honraremos. Desde a antiguidade Deus exigiu que o homem o honrasse com as suas primícias, ou seja, os primeiros produtos do seu trabalho que fossem da terra ou dos animais. Deus não se impressiona com tamanho da oferta (Lc 21:1-4), mas da sinceridade do coração ofertante. Trataremos sucintamente sobre a importância das nossas ofertas para Deus e o resultado que ele nos trás.

1. As oferendas
1.1. Ofertas recebidas
Elas são oblações que são oferecidas nos momentos de devoção a Deus, a maneira como são oferecidas podem ser aceitas ou não. Abel ofereceu ao Senhor as primícias das suas ovelhas e das suas gorduras e o Senhor atentou para suas ofertas (Gn 4:4). A oferta de Abel foi lembrada pelo escritor aos hebreus (Hb 11:4)

1.2. Ofertas rejeitadas
Caim ofereceu o fruto da terra, a sua oferta foi rejeitada pelo Senhor, não porque fosse fruto da terra. Quando observamos o texto entendemos porque Deus não aceitou a oferta de Caim, enquanto o mesmo texto diz que Deus se agradou de Abel e da sua oferta (Gn 4:3-5), Deus não estava se agradando de Caim, muito menos a sua oferta. (A qualidade da oferta que será oferecida a Deus começa dentro do ofertante). O Senhor conhece o que há no coração do homem (Jr 17:9-10; Rm 8:27), é dele que procedem as coisas boas e más (Pv 24:9; Mt 15:18-20a).

2. Caim advertido
Ao ver Caim que o Senhor não atentava para a sua oferta irou-se no seu coração. Ora! Ambas as ofertas perante Deus tinham o mesmo valor, porém o Senhor não atentou para a de Caim por causa da inveja do seu coração. Ele foi advertido pelo Senhor (Gn 4:6,7), mas a sua inveja tornou-se incontrolável e o seu coração se encheu de ira, daí veio a reprovação divina.

3. Honrando a Deus com seus dízimos
3.1. O que é o dízimo
O dízimo é a décima parte de tudo aquilo que o Senhor nos dá, esse é um ato de reconhecimento e a devolução daquilo que o Senhor nos outorga. O povo de Deus tinha a obrigação de devolver ao Senhor parte daquilo que havia recebido dele o “dizimo”, negá-lo era tirar do Senhor a parte que lhe pertencia, por essa razão o profeta foi enfático em dizer “Roubará o homem a Deus?” (Ml 3:8). O povo estava esquecido desse mandamento e disseram: ”Em que te roubamos?” A resposta foi imediata: “Nos dízimos e nas ofertas alçadas.” Por causa disso as maldições eram inevitáveis (Ml 3:9).

4. Ordenanças dízimos e ofertas
A ordem era expressa trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, (Ml 3:10a). Aqueles que dizimam e ofertam com alegria é amado do Pai (2 Co 9:7).

5. As bênçãos divinas
Abrir janelas significa que todas as bênçãos divinas provêm do Senhor, é Ele que facilita os meios (Ml 3:10b; “...e se encherão os teus celeiros abundantemente , e transbordarão de mosto os teus lagares.” (Pv 3:10); “aquele que da a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça; para que em tudo enriqueçais para toda beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.”  2 Co 9:10,11), mas o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundancia em abundancia ceifará.” (2 Co 9:6), além do Senhor prover as bênçãos ele ainda repreende o devorador (Ml 3:11).

                Deus continua abençoando a todos quantos reconhecem que toda sorte de bênçãos provêm dele, consciente disso contribua segundo propôs o seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama com alegria (2 Co 9:7),  as nossas necessidades serão supridas por Deus (Fp 4:19). Devemos devolver ao Senhor parte daquilo que temos recebido dele, agindo assim, as bênçãos divinas viram sobre você e lhe acompanharão.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE
AD Excelência



Nenhum comentário:

Foto