ESBOÇO 735 JESUS, O RESTAURADOR DE VIDAS

ESBOÇO 735
TEMA: JESUS, O RESTAURADOR DE VIDAS
TEXTO: “Vá em paz e não peques mais” JOÃO 8:11

                Desde o começo da história da humanidade existem preconceitos em relação às pessoas deficientes físicos, leprosos, cegos e outros tipos de enfermidades, da mesma maneira os que cometiam alguns crimes na sociedade, ou vivessem de maneira irregular socialmente como os criminosos, ladrões e prostitutas. Essas pessoas eram tidas como inservíveis pela lei, e da própria sociedade, além de terem o conceito de elas estarem nessa situação degradante porque haviam cometido algum tipo de pecado grave diante das suas famílias ou de Deus. As pessoas assim eram desqualificadas para exercer funções espirituais como o sacerdócio por ser considerada impura isso era o que determinava a lei mosaica (Lv 21:17-21). Atualmente, mesmo com as mudanças sociais ainda existem pessoas que são excluídas por esses, e outros motivos, inclusive religioso. Enfocarei nesse assunto como Jesus restaurou vidas e uniram povos, como também as mudanças que vem acontecendo às inclusões sociais das portadoras de necessidades especiais através da acessibilidade e com direitos as oportunidades em todos os âmbitos sociais.

O Ministério de Cristo
Jesus observou durante o seu ministério que as diferenças continuavam entre as pessoas, principalmente aquelas que eram excluídas por motivos de enfermidades, condições sociais e religiosas. Muitas delas a partir do encontro que tiveram com Ele começaram a serem valorizadas, pois para Ele nada justificava uma pessoa ser excluída da sociedade, e que todas elas careciam de uma oportunidade para ser integrada a sociedade da época.

Vejamos alguns exemplos
1. Os dez leprosos, eles não podiam conviver normalmente com a sociedade e teria que serem isolados em uma área afastada “arraial” da cidade (Lv 13:46);

2. A mulher Tiro e Sidon, essa mulher não teria direito por ser uma gentia, mesmo assim pela sua humildade Jesus reconheceu a sua necessidade (Mt 15:21-27);

3. A mulher do fluxo de sangue que também era limitada na sociedade da época (Mc 5:27-28);

4. Vários cegos foram curados, o que mais se destacou foi Bartimeu que clamava pelo filho de Davi (Mc 10:46);

5. Os paralíticos, muitos deles foram curados regressando a sociedade e aptos para começar uma nova vida “toma a tua cama e vai para a tua casa” (Lc 5:24; Jo 5:8);

6. A mulher samaritana, essa merece destaque maior pela diferença religiosa os samaritanos eram separados dos judeus, mas com o encontro que a mulher teve com o Senhor junto ao poço de Jacó a partir dali a sua história mudou completamente, naquele encontro Jesus derrubou a barreira. Como cristãos precisamos derrubar muitas barreiras sociais e religiosas, deixar de construir abismos e construir pontes, inclusive as denominacionais que persistem em nossos dias, geradas pelos próprios lideres que se dizem “cristãos” se o membro for dessa ou daquela denominação não se cumprimentam, e o pior as famílias são separadas e punidas até se visitar, finalmente que tipo de evangelho está sendo pregando? Esse é o modelo que Cristo ensinou? Existe o evangelho que separa famílias por questões denominacionais? Um casal chegou para mim e disse: Pastor a minha filha vai casar e ela é católica eu posso ir ou serei disciplinado? Ele me lembrou um caso de um irmão que foi disciplinado por ir ao casamento da sobrinha, eu respondi: Quem é o pai da moça? Ele respondeu sou eu; eu lhe disse não permita que outro homem leve a sua filha, ela tem pai, ele olhou para a esposa e ambos respiraram aliviados, mas para os conservadores aquela minha decisão foi um absurdo. Irmãos não importam qual seja a igreja, seja decente, você não é obrigado a fazer parte de lá e muito menos seguir a sua doutrina, principalmente o casamento de membros da família, e mesmo que não fosse é um ato de respeito e consideração. Todas as pessoas têm livre arbítrio devemos rejeitar qualquer tipo de preconceito, porque ele resulta em exclusivismo, o importante é nos aproximar de todas as pessoas e contribuir para que elas também possam ser conduzidas aos pés de Cristo pelo nosso exemplo. Trate bem as pessoas e com decência, não seja ignorante. Aprenda a lição de como Jesus tratou a mulher samaritana.

7. A mulher pecadora, a mulher adúltera não teria os mesmos direito das mulheres em condições sociais normais, ou seja, as casadas. As adúlteras eram repudiadas e seriam apedrejadas caso fossem encontradas em pleno ato de adultério, essa era a regra mosaica. (Lv 20:10; Jo 8: 3-11).

8. Jesus era censurado por entrar em casa de pecador.
Ele entrou na casa de um pecador e comeu com ele, um deles foi Zaqueu,que era um servidor público e talvez envolvido com a corrupção por isso, as pessoas o censuraram, e até os seus discípulos. O que mais interessava para o Jesus era a alma daquele pobre homem, que ao recebê-lo em sua casa e na presença de todos, ele fez uma emocionante e humilde declaração, e ouviu o Mestre dizer-lhe “Hoje entrou salvação nesta casa” (Lc 19:5).

9. Mulher que unge os pés do Senhor é censurada
Na casa de fariseu estando Jesus sentado a mesa veio por trás uma mulher com ungüento e ungiu os pés de Jesus, vendo o fariseu disse, se esse fosse profeta bem saberia quem é esta mulher (Lc 7:39).

                Devemos deixar de lado as diferenças e abraçar as pessoas e ajudá-las, principalmente aquelas que são vítimas do pecado, do preconceito e da discriminação. O alvo maior de Jesus Cristo não era somente restaurar a saúde física das pessoas, mas restaurá-las no âmbito moral e espiritual, curando-as e perdoando-as para que retornassem a sociedade de maneira digna e saudável. Atualmente podemos também tratar das pessoas ajudando-as, principalmente as menos favorecidas e esquecidas pela sociedade e carente de Deus, Jesus restaurou vidas, comeu com pecadores, salvou o ladrão condenado na cruz. Tenhamos o cuidado de entender o sentido do que Jesus falou para os discípulos sobre deixar casa, pai, mãe e irmãos (Mt 19:29).

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto