ESBOÇO 742 JEZABEL, UMA MULHER INFLUENCIADORA.

ESBOÇO 742
TEMA: JEZABEL, UMA MULHER INFLUENCIADORA.
TEXTO: “Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, o incitava.” (I Rs 21:25).
           
Existem ações influenciadoras negativas que devem ser abdicadas, falarei nesse assunto sobre a influência de Jezabel, mulher de Acabe rei de Israel, sem dúvidas ela se tornou uma ameaça ao reinado do marido, ela teve um espírito influenciador capaz de prejudicar a Israel. Jezabel fez grandes estragos na vida de muitas pessoas, principalmente investindo contra aqueles que serviam ao Deus Altíssimo.

1. Significado do seu nome
1.1. O significado do nome Jezabel é “Baal exalta” ela era filha do rei Sidônios Etbaal.

1.2. O seu casamento
Jezabel casou-se com Acabe com finalidades específicas cujo propósito era estreitar as relações e acordos comerciais, políticas e religiosa entre Israel e Fenícia, o que certamente trariam grandes prejuízos a Israel, com essa união Jezabel interferiu no governo do seu marido, fazendo com que ele se tornasse  pior dos que os reis que lhe antecederam. Jezabel se tornou uma mulher dominante no palácio real implantando o culto a Baal, e a perseguição aos profetas do Senhor, era uma mulher estrategista e perigosa.

1.3. A implantação do culto a Baal.
Como idolatra e seguidora de Baal, Jezabel implantou o culto ao deus pagão da fertilidade, na economia alterou o estatuto de Israel, principalmente as leis em relação ao uso das terras. Baal era o deus dos latifundiários, eles tomavam as terras das pessoas e distribua a outros, e depois as terras voltavam para seus antigos donos.

1.4. Perseguidora dos homens de Deus
A temida Jezabel era uma grande perseguidora dos profetas, desejou matar Elias, por ele ter desafiado seus profetas mentirosos, o seu deus “Baal” (I Rs 18:25,26). Uma das coisas que ela mais sabia fazer era intimidar as pessoas, era ambiciosa e caluniadora, induziu a Acabe ao erro e consequentemente Israel.

1.5. Jezabel, uma mulher ambiciosa
Jezabel era uma mulher ambiciosa, Acabe invejou e quis comprar a vinha do seu vizinho Nabote que ao receber a proposta se recusou a vendê-la, pois a sua posse era uma herança dos seus pais, as suas terras podiam ser arrendadas menos vendidas, com essa recusa de Nabote, Jezabel se comprometeu a entregar a vinha de Nabote em suas mãos (I Rs 21:7).

2. A sua influência na Igreja
Precisamos discernir o espírito de Jezabel na igreja, a sua influência é citada na carta à Igreja de Tiatira, embora não se comprove se existiu nessa época alguma mulher com o mesmo nome e características de Jezabel, esse nome foi citado pelo Senhor como algo ruim naquela Igreja, a ponto de Jesus condenar a sua atitude “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.” (Ap 2:20). Pressupõe-se que exista um espírito que muitas vezes penetra no meio da igreja, trazendo alguns costumes como a idolatria e até prostituição.

            Tenhamos muito cuidado porque o espírito de Jezabel continua influenciando e induzindo ao erro muitos cristãos, tanto homens como mulheres. Jezabel promove a exposição da sensualidade e isso se constitui um grande perigo. Busquemos o Senhor com a finalidade de obter dele a proteção dos ataques desse espírito, além de buscarmos a proteção divina precisamos fazer a nossa parte nos afastando de qualquer zona de perigo e nos abrigarmos conforme disse Paulo em sua carta a Igreja que estava em Efésio (Ef 6:10-17).

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto