ESBOÇO 741 DEUS, A SUA GLÓRIA A OUTRO NÃO DARÁ.

ESBOÇO 741
TEMA: DEUS, A SUA GLÓRIA A OUTRO NÃO DARÁ.
TEXTO: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” Isaias 42:8; 48:11b

                A glória é algo muito particular de Deus, ela não será dividida com ninguém, é propriedade somente dele, no entendimento dos católicos houve uma adulteração nesse versículo, eles alegam que no original onde se encontra a palavra ÍDOLO em lugar de imagens de escultura. O que desejo comentar nesse esboço não são em si as palavras ídolo e imagens de escultura, mas a glória de Deus que não será dividida com ninguém.

I. Glória
Glória é honra, prestígio, fama, ela pertence unicamente a Deus criador, todo homem deve reconhecer e adorá-lo pela sua grandeza e majestade Sl 93:1,2), ele está entronizado entre os louvores de Israel (Sl 22:2,3). Lucifer desejou está acima de Deus “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao altíssimo.” (Is 14:13,14).

II. Construindo para a sua própria glória
Nenhum homem deve tomar glória para si daquilo que ele faz, pois nenhum empreendimento pequeno ou grande é feito pelo homem sem que haja consentimento divino. Nabucodonosor construiu Babilônia para a sua própria glória? “falou o rei, e disse: Não é esta Babilônia, a grande, que eu mesmo construí para a casa real, com minha própria força e poder, e para a glória da minha majestade? (Dn 4:30). O rei Belsazar se engrandeceu e usou os cálice sagrado da casa do Senhor recebeu a sua sentença (Dn 5:1-4,22-30); O rei Uzias se engrandeceu e resolveu na sua grandeza queimar incenso no lugar sagrado (2 Cr 16-23); Herodes era orgulhoso e governava a Judéia e estava perseguindo a Igreja do Senhor,  após o  discurso dele; o povo gritava: “é voz de Deus e não de homem.” o seu final foi triste morreu comido de bicho, a glória de Deus não é dividida com ninguém. (At 12:22); Jesus estava diante de Pilatos e ele disse: “Eu tenho poder para te prender e te soltar?” “Ao que respondeu Jesus: Nenhuma autoridade é te dado se não for de cima.” (Jo 19:10,11);

III. Exaltando o poder de Deus
Após Ana receber a sua grande vitória, exaltou ao Senhor pelo seu poder dizendo:
1. “Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” Ela reconheceu a soberania divina sobre todos e a reverencia a Ele era indiscutível;
2. Cuidado no falar. “Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.”
3. A justiça divina. O Senhor julga com justiça e defende a causa dos oprimidos quebrando o arco dos fortes “O arco do forte foi quebrado. E os que tropeçavam foram cingidos de força.
4. Sacia a fome dos famintos. Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos;
5. A infertilidade. Até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos enfraqueceu.
6. Dono da vida e senhor da ressurreição. O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer a sepultura e tornar a subir dela (Ressurreição”;
7. Dono dos grandes tesouros. O Senhor empobrece e enriquece;
8. Humilha e exalta. Ele abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo e exalta o necessitado, para fazer assentar entre os príncipes, para fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo, “Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Quem, pois, entenderia o trovão do seu poder? (Jó 26:14)

IV. Proteção aos seus santos
Ana na sua oração inclui a proteção divina sobre seus santos “Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. O que contenderem com o Senhor serão quebrantados desde os céus trovejará sobre eles; O Senhor Julgará as extremidades da terra...” (I Sm 2:1-10; Sl 34:7; 91; I Pe 5:8).

                Adoremos ao Senhor pela sua grandeza, precisamos nos humilhar perante Deus, reconhecendo que somos fracos e dependentes dele. Nenhuma glória permanente terá o homem, tudo passa, todavia jamais devemos nos orgulhar das obras que realizamos, e nem confiar nos bens que possuímos (Sl 49:6), porque quando morrer nada levará (Sl 49:7,17). Reconheçamos que somente ele é Deus e está acima de todos os deuses (Sl 95:3,4; 133:4,5), portanto toda glória e honra pertence ao SENHOR. Sirvamos a ele em santidade todos os dias (Lc 1:75). Não adorem a Deus pelo que ele tem para vos dar, mas pelo que ele é.


Pr. Elis Clementino – Paulista –PE - AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto