ESBOÇO 744 A SÍNDROME DA GRANDEZA

ESBOÇO 744
TEMA: A SÍNDROME DA GRANDEZA
TEXTO: “Doze meses depois, quando o rei estava andando no terraço do seu palácio real em Babilônia, disse: Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade?” Daniel 4:29,30

                O senso humano é quem controla as aspirações ou sentimentos, quando ele não faz a ponderação, ou seja, um justo ajuizamento das suas idéias, a partir dali o indivíduo dará início a uma série de erros. O orgulho começa quando o indivíduo super valoriza a sua obra e deprecia a das outras, quando o homem se ufana do que faz e toma a glória de tudo que faz para si mesmo considero a síndrome da grandeza. Ninguém faz sozinhas as grandes obras, nelas se envolvem muitas pessoas e algumas delas as capazes de perderem as suas próprias vidas.

1. Significado:
O que é a síndrome?
a) Conjunto de sinais e sintomas observáveis em processos patológicos diferentes e sem causas especifica; b) Conjunto de sinais ou de características que, em associação com uma condição critica, são passíveis de despertar insegurança e medo.

2. Características da síndrome da grandeza
2.1. O orgulho,
O indivíduo se sente acima de tudo e de todos.
2.2. A auto-suficiência,
O desejo de glória e poder sobre as outras pessoas;
2.3. O egoísmo,
Os egoístas não dividem nada com ninguém, o lema é: tudo meu, nada teu e são exclusivistas;
2.4. Perda de capacidade de interagir;
Incapacidade de interagir com igualdade com outras pessoas;
2.5. Não vê e nem escuta,
Não enxerga seus próprios erros e nem escuta com os ouvidos os bons conselhos, e quando orientado aceita apenas aquilo que lhe é mais conveniente (2 Cr 10:8-15).

Exemplo:
Nabucodonosor ao ver a sua majestosa construção “a Babilônia” contraiu para si a glória, e não mais atribuiu a alguém; (1) Se gloriou das próprias obras; (2) Fez todas as coisas com seu enorme poder; (3) Construiu para a glória da sua própria majestade (Dn 4:29,30). Aqueles que têm a síndrome do poder agem de maneira isolada não atribuindo qualquer obra feita por ele a ajuda ou participação das outras pessoas, nem mesmo a Deus que lhes concedeu as oportunidades para realizar as grandes obras.

3. As consequências
3.1. Perda da visão, não vê o abismo que o espera;
3.2. Com perdas de amizades;
3.4. Perda da sensibilidade tornando-se insensível em relação aos sofrimentos alheios;
3.5. Isolamento, por se julgar auto-suficiente;
3.6. Perda de equilíbrio na liderança;
3.7. A queda. “O orgulho precede a ruína e a altivez de espírito à queda.” (Pv 16:18).

                Amados irmãos, a síndrome da grandeza tem afetado muitas pessoas em pleno exercício da sua liderança, principalmente quando chega ao topo do sucesso, em qualquer posição por mais nobre que seja na sociedade ou na igreja. Amados nenhuma obra por pequena que seja não caracterize como exclusivamente sua, precisamos ter muito cuidado com o orgulho, ele nos faz pensar que somos melhores que as outras pessoas. Os orgulhosos não se submetem aos homens e muito menos a Deus, por achar que seu próprio caminho é o melhor, ele esquece que Deus é Juiz, ele julga corretamente na sua balança fiel, “Pese-me em balança justa, e saberá Deus a minha sinceridade, Se os meus passos se desviaram do caminho, e se o meu coração segue os meus olhos, e se às minhas mãos se apegou qualquer coisa,” (Jó 31:6,7); “Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer. Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.” (Pv 11:1,2). Deus conhece os corações, ele abate os exaltados e exalta os humildes (I Sm 2:7,8; 1 Pe 5:5). O orgulhoso somente despertará do seu engano quando humilhado até o chão. O Nosso orgulho deve estar em Deus (Jr 9:24), porque tudo é dele e vem dele “Assim diz o Eterno Todo Poderoso, o Deus de Israel: Eu fiz a terra, os seres humanos e todos os animais que nela estão por intermédio do meu magnífico poder e através do meu braço estendido, e dou-a a quem Eu entender que devo dar. Sendo assim, agora, pois, Eu mesmo entrego todas as nações nas mãos do meu serviçal Nabucodonosor, rei da Babilônia; dou-lhe até mesmo os animais selvagens, para que o sirvam.” (Jr 27:4-6). Deus exalta, mas também abate o exaltado, tenhamos cuidado.

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto