ESBOÇO 745 O BOM SAMARITANO

ESBOÇO 745
TEMA: O BOM SAMARITANO
TEXTO: “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” LUCAS 10:29-37; GÁLATAS 5:14;

            A mensagem de Jesus enfatiza a importância da prática do amor ao próximo, ele foi interrogado por um homem a respeito da entrada no reino de Deus, Jesus respondeu-lhe que ele devia amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, sem entender e inconformado com a resposta ele interroga novamente, mas quem é o meu próximo? Naquele momento Jesus através de uma parábola mostrou-lhe quem seria o próximo.

1. Personagens envolvidos na narrativa
A essência central era o amor ao próximo, nela Jesus apresenta quatro personagens, dois religiosos, um samaritano e o quarto homem um sujeito desconhecido onde a história girou em torno dele.

2. A parábola
Descia um homem para Jerusalém, esse caiu nas mãos dos salteadores os quais o desposaram, e espancando-o deixou quase morto, consideremos que são nos momentos mais difíceis da vida que conhecemos onde está o nosso próximo, ora! Exercer o amor ao próximo independe de quem quer que seja.

3. Atitudes do sacerdote, do levita e do samaritano
3.1. Um sacerdote descendo pelo caminho nada fez pelo homem caído como morto e nada fez por ele, embora os sacerdotes tivessem atribuições importantes como: Cuidar do altar, dos sacrifícios e do povo perante Deus, havia uma relação entre sacerdotes e levitas enquanto eles representavam a religião os sacerdotes e a prática da religião. O exercício do amor ao próximo é um dever abrangendo a todos, inclusive os sacerdotes e levitas que tinha o dever até de socorrer os animais (Dt 22:4; Hb 5:1). Naquele sacerdote faltou a compaixão. O sacerdote passou e nada fez em prol daquele homem. O sacerdote passou e olhou, mas não com sentimento de compaixão e dor pelo próximo e passou a passos largos.

3.2 O Levita
Os atributos do levitas eram cuidar dos sacerdotes, das orações, da limpeza, dos suprimentos, da música e das ofertas, levita fala das boas obras, tanto o sacerdote quanto os levitas não podiam estar alheios a situação daquele homem. Não podemos ser apáticos nos nossos olhares para com os necessitados e aflitos, não olhemos somente com os olhos, mas também com o coração (Mt 13:15; Ef 1: 17,18). Não devemos agir como aqueles dois religiosos, mas estender as nossas mãos aos necessitados.

4. O bom samaritano
Ele é a figura central desta parábola, ele simboliza a misericórdia divina através de Jesus Cristo (At 10:38), mas em que consistiu a bondade daquele Samaritano? (1) Não serviu a si mesmo; (2) Chegou perto; (3) Olhou com o coração; (4) Desceu ao nível do necessitado; (5) Untou as suas feridas com azeite; (6) Pôs o homem sobre a sua cavalgadura; (7) O conduziu a um hospital para ser cuidado; (8) Valorizou mais a vida do que o dinheiro.

            Esse texto evidencia a misericórdia de Deus através de Jesus Cristo e o seu amor para conosco quando estávamos caídos e enfermos espiritualmente. O maior ato de solidariedade é estender a mão ao próximo no momento que mais ele precise, pois há muitas pessoas nas mesmas condições daquele homem, caído à beira da estrada e pessoas como o sacerdote e o levita que igualmente passavam por perto e não demonstraram a compaixão de Deus para com aquele pobre homem. O bom samaritano é a expressão do amor e da misericórdia ao próximo, por isso Jesus o qualificou de bom, qualidades que poucas pessoas atualmente têm, vamos fazer alguma coisa pelos que sofrem, independentemente de cor, raça, religião entre outros.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto