ESBOÇO 752 DE UMA MESMA FONTE SAIRÁ DUAS ÁGUAS?

ESBOÇO 752
TEMA: DE UMA MESMA FONTE SAIRÁ DUAS ÁGUAS?
 “Pode a fonte jorrar da mesma nascente água doce e água amargosa?” (Tiago 3:11).

O processo de transformação do caráter moral e espiritual do indivíduo estréia a partir do nascimento e este deve ser trabalhado por toda sua vida, e assim seja construída no indivíduo uma vida digna e fundamentada no caráter apropriado. Atualmente existem muitas pessoas que ainda não têm um caráter definido, independentemente de moço ou idoso, isso é perceptível através dos relacionamentos interpessoal, não de forma generalizada, pois os indivíduos que ainda não tem um caráter determinado geralmente são instáveis e velhacos nos seus relacionamentos.

Definição.
Caráter é aquilo que caracteriza o homem, assim também dignifica o homem no sentido espiritual, pois as escrituras mostram também o progresso do caráter no sentido do avanço dentro do processo de transformação segundo a imagem de Cristo; a quantidade e a qualidade resultante da sua possessão de Cristo, sendo que o alvo disso é alcançar a perfeição e uma vez completado, será semelhante ao de Cristo, pois os remidos haverão de participar da sua natureza moral, até que finalmente compartilhem sua natureza transcendental de sua divindade (2 Pe 1:4). O caráter pode ser moral e espiritual, o espiritual se desenvolve de diversas formas das quais podemos citar o treinamento da mente nas escrituras sagradas, oração, meditação, a santificação e o exercício do amor. Dessa maneira o cristão desenvolve e aprimora o seu caráter. O caráter moral cujo desenvolvimento é originado de Deus por meio do Espírito Santo o responsável pela tarefa da nossa transformação espiritual e assim vamos sendo aprimorados (2 Co 3:18). O cultivo dos vários aspectos do fruto do Espírito (Gl 5:22,23) nos confere maior força de caráter.

1. A formação do caráter.
O caráter de uma pessoa deve ser trabalhado desde a infância, ainda nos primeiros anos de vida de forma delicada, principalmente na convivência familiar. Cabe aos pais educar a criança mostrando para eles os valores da vida, ensiná-los chamar papai e mamãe, amar seus irmãos e demais membros da família, como também estabelecer a existência de limites, sim e não (Pv 22:6). Pois agindo dessa forma estamos contribuindo na formação do caráter deles que é um processo longo e continuo, atualmente esse é o maior desafio principalmente para os pais cristãos.

2. Características de pessoas de caráter indefinido.
2.1. Inconstantes ou instáveis é como uma casa edificada sobre a areia (Mt 7:24-27)
2.2. Dúbias (duvidosas) em suas decisões (I Rs 18,21- Js 2415).
2.3. Dupla personalidade
2.4. Velhacas, ou seja, pessoas que tem insegurança ao expor os seus pensamentos
2.5. Arrogantes, não se deixa instruir, e nem leva em consideração as verdades ouvidas

3. Características de pessoas com caráter definido
3.1. São bem definidas em suas persuasões ou afirmações;
3.2. Apetecem ou deseja as coisas construtivas;
3.3. Expõe os seus pensamentos de forma coerente;
3.4. Auferem as instruções

4. Tentando harmonizar as duas coisas ao mesmo tempo.
4.1. O ser humano não consegue harmonizar as duas coisas (caráter bom e ruim) ao mesmo tempo em relação ao caráter, apesar de haver pessoas que tentam esconder o seu lado ruim e apresentar o (bom), mas isso é apenas por um período, unir o desagradável com o agradável são mistura que não da certo, uma ou outra aparecerá.

4.2. Tiago quando se expressa sobre a língua dizendo que de uma mesma fonte não pode sair água boa e amargosa (Tg 3:11), em relação ao caráter entendo que sucede a mesma coisa, no entanto Jesus falou que: “ Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto bom, ou dizeis que a árvore má e o seu fruto mau; pois pelo fruto se conhece a árvore”. (Mt 12:33). É importante ressaltar que aquilo que dizemos revela o que existe no nosso coração, pois pela árvore se conhece os frutos, não adianta demonstrar um bom caráter apenas como algo momentâneo, porque de uma boa árvore não sairá bons e maus frutos.  Jesus expressou sobre o assunto que “O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau tira do mau tesouro coisas más” (Mt 12:35)   

O caráter é algo que caracteriza o ser humano, tê-lo definido é imprescindível, pois não podemos assumir duas personalidades (distintas), pois agindo dessa forma o indivíduo nunca se firmará na verdade, e, por conseguinte os danos são inevitáveis. O bom caráter dignifica a pessoa e inspira confiança, mas de uma pessoa de mau caráter é impossível esperar dele coisas boas. O cristão com o seu bom caráter apresentado pelo seu modelo de vida será capaz de conduzir muitas pessoas aos pés de Cristo.

Pr. Elis Clementino –Paulista –PE
AD Excelência





Nenhum comentário:

Foto