ESBOÇO 751 PUREZA ESPIRITUAL

ESBOÇO 751
TEMA: PUREZA ESPIRITUAL
TEXTO: Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9:8

                Na Bíblia Sagrada há algumas verdades que foram expressas, algumas foram simbólicas ou figurativas. Salomão expressou algumas delas, embora não queira tratar nesse alguns pormenores sobre o que ele escreveu no contexto. No versículo 8 ele falou sobre vestimentas e óleo, ambos eram muito comuns naquela época. Ora! Para Salomão as vestes finas eram recomendadas para as festas, os que assim se vestiam eram favorecidos (2 Sm 12:20; Sl 65:8;Ap 7:9), mas á varias interpretações sobre essa metáfora como a Pureza moral, salvação com veste brancas, vestes espirituais e etc. Talvez ele não se referiu a essas coisas, o óleo e o ungüento eram usados nos festejos, também serviam como pureza e beleza. Nesse assunto desejo fazer algumas considerações em relação à pureza, moral e espiritual fazendo com que os cristãos tenham uma vida de pureza e santidade.  A santidade é exigida pelo próprio Deus (Lv 20:7; Hb 12:14; I Pe 1:16).

1. A pureza moral
A lei moral de Deus é a expressão do seu próprio caráter, ele expressa o seu padrão de justiça, e todo ser humano deve ser regido por ela. É impossível ter uma vida de comunhão e santidade com Deus sem a pureza moral.

2. O que é uma vida de santidade?
Conforme as escrituras é a dedicação a Deus através da separação do pecado (Is 55:6-13), após a decisão tomada concretiza-se a santidade. No tempo da graça se inicia após a reconciliação do homem com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo, tornando-se uma nova criatura (2 Co 5:17), daí em diante se inicia outros processos que são: A regeneração (Jo 3:6), e a Justificação através da obediência a Cristo (Rm 5:1).

2.1. Como obter uma vida de santidade?
É necessário que o crente tenha uma vida de constante renúncia, negar-se a si mesmo (Lc 9:23), essa é a única maneira de conservar-se em santidade. Os desejos da carne devem ser sem excessos, mas que sejam controlados de maneira que agrademos a Deus, não podemos servir a Deus e ao mundo, (Mt 6:24). A vida de santidade resulta em decência, postura e ética cristã, cujos frutos são de uma vida nova em Cristo, essa mudança deve ser vista no nosso cotidiano, de maneira que ao verem essas transformações glorifique a Deus Pai (Mt 5:16).

2.2. A santidade comedida
A santidade em extremo é perigosa, podendo desencadear uma série de problemas tanto para o indivíduo quanto para os outros, uma pessoa que demonstra uma santidade descontrolada e excessiva, provavelmente já entrou pelo caminho do extremismo religioso “Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirá a te mesmo?” (Ec 7:16).

A intransigência religiosa tem gerado muitos problemas como vivenciamos ultimamente no mundo, cujas conseqüências são: preconceito, exclusivismo e intolerância.

Os conflitos muitas vezes começam nos lares estendendo-se a sociedade, os intransigentes esquecem que todos têm livre arbítrio dado pelo próprio Deus (Dt 30:15; Mt 13:7-14), todos nós temos o direito de fazer as nossas escolhas quer sejam elas boas ou más, porém arcará com os resultados “De que se queixará o homem, dos seus próprios pecados” (Lm 3:39).

3. Vestimentas espirituais
3.1. As vestimentas espirituais sem mancha é a garantia da entrada na festa das bodas do cordeiro, as vestimentas brancas representa pureza espiritual.

3.2. O óleo, ou azeite foi recomendado por Deus para ser usado na consagração dos reis e sacerdotes, e nas festas, em toda casa devia ter o azeite, ele era uma especiaria conhecida e muito usada desde a antiguidade. Na bíblia o azeite é símbolo do Espírito Santo, que como óleo é derrama o amor divino sobre os nossos corações (Rm 5:5).

                As nossas vestimentas espirituais devem ser mantidas limpas, ou seja, isenta de qualquer impureza, foi para isso que Deus nos chamou (Ts 4:7). A santidade abrange espírito, corpo e alma (I Ts 5:23; 1 Pe 1:15), sem a santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12:14), por isso purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, e nos aperfeiçoarmos no temor de Deus. (2 Co 7:1). Amados nós temos uma consciência que nos julga se estamos fazendo o que é justo ou não, ninguém pode dizer que é inocente, a bíblia recomenda o seguinte: “Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12:1-2).

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto