ESBOÇO 758 A FATUIDADE DO CORAÇÃO

ESBOÇO 758
TEMA: A FATUIDADE DO CORAÇÃO
TEXTO: “Há uma geração cujos olhos são altivos, as pálpebras são sempre levantadas. ” PROVÉRBIOS 30:13

                  A soberba do coração tem sido um dos males que tem aumentado na atualidade, ela tem prejudicado muitas pessoas, principalmente aquelas que se destacam de alguma maneira na sociedade em algum grupo social, inclusive nas igrejas. As pessoas atingidas pela soberba são capazes de ir ao extremo, podendo causar danos para si e as outras pessoas. Nesse assunto discorrerei sobre o significado, características e exemplos de pessoas atingidas por esse mal

1. Significado
(1) Fatuidade é a soberba que dá ao indivíduo um sentimento de dignidade pessoal; (2) Conceito elevado ou exagerado de si próprio, o indivíduo olha somente para si; (3) Amor próprio demasiado; (4) Soberba; orgulho excessivo, altivez, arrogância, sobranceria. As pessoas atingidas por esse mal se sentem acima de tudo e de todos, geralmente elas não aceitam conselhos e opiniões, as suas idéias devem prevalecer a todo o custo. Geralmente ele se recusa a dialogar a respeito de algo que ele entenda tirar-lhe alguns privilégios ou contrariar o seu entendimento. “As pessoas precisam saber que o orgulho precede a ruína e a altivez de espírito à queda” (Pv 21:4).

2. Características
Os orgulhosos têm características que lhes são bem peculiares (1) A prepotência (muito poderoso ou influente; que abusa do poder ou da autoridade; opressivo, despótico) (Sl 10:2-4; Sl 73:6; Sl 119:21; Pv 6:17); (2) Palavras arrogantes contrariam os ensinamentos bíblicos (1 Sm) 2:3); (3) Não são servidores, virtude que nos dá o sentimento da nossa submissão, modéstia, respeito, reverência.

A Bíblia condena o coração orgulhoso ou soberbo, levemos em consideração o que o apóstolo Paulo falou a respeito da soberba, “Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.” (Rm 12:16. “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham as esperanças na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos” (I Tm 6:17). Praticamente todo arrogante desconhece que ele necessita dessas qualidades para que ele tenha sucesso no que fizer.

3. Pessoas com Atitudes Orgulhosas
1.       Faraó, o seu orgulho escravizava pessoas (Ex 5:2).
2.       Naamã, o seu orgulho era o impedimento do milagre (2 Rs 5:11).
3.       Uzias cresceu até que a sua fama voou (2 Cr 26:16).
4.       Ezequias se orgulhou, mas não reconheceu o que o Senhor fizera por ele (2 Co 3:25).
5.       Hamã, seu coração se encheu de orgulho a sua queda foi fatal (Et 3:5; Isa 10:13; 14:13; 47: 10; Ez 28:2; 31:10).
6.       Nabucodonozor, o seu orgulho foi a causa da sua humilhação (Dn 4:30);
7.       Belsazar rei orgulhoso fez Deus escrever a sua sentença na parede (Dn 5:23).

3. Pessoas espiritualmente orgulhosas
1.       Eliú se considerou limpo e sem pecado (Jó 33:9);
2.       O fariseu que orava humilhava o publicano (Lc 18:11);
3.       O homem do coração inchado (Hb 2:4; I Co 4:18);
4.       O rico que de nada sentia falta (Ap 3:17)

“Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade. Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas tolo; por que morrerias antes do teu tempo? (Ec 7:15-17)”. Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso. (v18).

                   O orgulho arruína as pessoas (Pv 11:2; 13:10; 16:18), A soberba está presente no sistema mundano (I Jo 2:16). As pessoas orgulhosas não medem as conseqüências do seu orgulho, é através dele que vem a justiça própria, autoconfiança, arrogância, auto-exaltação, isso é embaraço na vida das pessoas cristãs. Tenham cuidado! Se revista da humildade que é o melhor caminho para estar bem com Deus e com o próximo. A maior lição foi divina (Mt 11:29).

Pr Elis Clementino- Paulista – PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto