ESBOÇO 757 OS PROPÓSITOS DE DEUS

ESBOÇO 757
TEMA: OS PROPÓSITOS DE DEUS
TEXTO: ECLESIASTES 11:5; ISAÍAS 55:9

                Há muitas coisas no mundo que não entendemos como acontecem, elas estão acima das nossas capacidades de entendimento, por essa razão nos inquietamos por não termos explicação sobre elas. Os acontecimentos muitas vezes nos deixam perplexos e sem saídas, no entanto gostaríamos de conhecê-los detalhadamente como eles se discorrem, mas devido as nossas limitações não podemos alcançá-las “Assim como não sabes o caminho do vento e nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim são as obras de Deus que faz todas as coisas” (Ec 11:5; Is 55:9). Os propósitos de Deus nas nossas vidas são assim, ninguém entende.

1. Os propósitos de Deus
Nem sempre as coisas acontecem conosco da maneira ou modo que queremos, no entanto elas acontecem de modos alheios e involuntários as nossas vontades, mas precisamos entender que essas coisas fazem parte dos propósitos divinos. Para o cristão esses acontecimentos não devem ser motivos de desesperos, Deus está no controle de tudo - “Deste a antiguidade não se viu e nem com os ouvidos se perceberam que há um Deus que trabalhe por aquele que nele espera” (Is 64:4).

O trabalhar de Deus em nossas vidas certos momentos são dolorosos até chegar a se concretizarem os seus propósitos. A Bíblia Sagrada apresenta vários personagens que se destacaram na sua história, atravessaram gerações, e todos eles tiveram sofreram até que os propósitos de Deus fossem cumpridos através deles. Nesse mote destacaremos alguns.

a) José do Egito
A trajetória da sua história comprova que houve uma intervenção divina em sua vida com propósitos, os processos começaram logo cedo com grandes e importantes revelações entre seus irmãos. Quando as nossas vidas são entregues a Deus e mantemos a nossa fidelidade, ele realizará todos os seus propósitos (Gn 41:41). Para cada indivíduo Deus tem um propósito diferenciado, o que ele tem para uns, pode não ter para outros. Os dolorosos processos divinos o levaram José a ser governador do Egito, mas a convicção de José em relação ao seu povo era que as promessas de Deus a Abraão se cumpririam com a conquista da terra prometida e recomendou que transportassem seus ossos até lá (Gn 50:25; Hb 11:22);

b) Abraão
Deus o chamou e o fez sair do meio da sua parentela. Muitas vezes o Senhor nos tira de uma zona de conforto par algo maior e melhor, mas para isso há um processo que muitas vezes são dolorosos, mas o resultado sempre será maravilhoso. Foi através da obediência de Abraão a Deus que todas as nações se tornaram bendita, mas meditemos nos processos que ele passou. (Gn 12:1-5);

c) Moisés, a sua história mostra que houve um propósito e um caminho traçado por Deus, isso muito antes do seu nascimento, pois havia um propósito de Deus para o povo hebreu, a libertação dos hebreus da escravidão, o seu livramento, a sua chamada e como se deu a liberação comprovam o trabalhar de Deus (Ex 3:1-10)
d) Davi
De um simples pastor de ovelhas a rei de Israel, estando ele por detrás da malhada enfrentando as feras do protegendo as ovelhas do seu pai. Não importa onde você esteja, e nem as suas condições, se boas ou ruins, os planos de Deus independem do local onde você está, e o que esteja fazendo, os propósitos do Senhor lhe alcançam em qualquer lugar e situação, se necessário ele quebra o vaso e refaz outro. Nem mesmo Davi entendia o que o Senhor havia de fazer através dele, as promessas de Deus para ele atravessaram gerações, homem segundo o coração de Deus. Davi enfrentou muitos sofrimentos, foi afligido, mas reconheceu que contribuíram para que guardasse os mandamentos de Deus “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. ” (Sl 119:71) da sua raiz veio o salvador do mundo. Não devemos desprezar os propósitos de Deus pelo fato de sofrermos, por tudo contribuem para o bem (Rm 8:28).

e) Jeremias
Jeremias foi um dos que foram levados cativos para Babilônia, jamais ele pensaria que fosse chamado para a mais dura missão de profeta, ele não estava entendendo o querer de Deus, muitas vezes é assim, é preciso que o Senhor alguém com uma missão marcada pelo sofrimento e dor. Jeremias seria usado a uma nação rebelde a voz de Deus, todos se levantaram contra ele, até a sua própria família, mas através de todo esse sacrifício o propósito de Deus era restaurar o seu povo dos pecados. Deus muitas vezes faz como fez com Jeremias leva a casa do oleiro, a maior lição para Jeremias foi ir a casa do oleiro para vê-lo trabalhar com o barro, lição extraordinária, não esqueça que você é o barro amassado e trabalhado pelo oleiro, embora que o vaso quebre nas suas mãos, porém outro novo e mais bonito sairá das mãos do oleiro para honra (Jr 18:2).

                Amados não estranhem a maneira de o Senhor te modelar, muitas vezes somos quebrados em cacos entre outros cacos, mas refeitos pelo oleiro nos tornamos vaso de honra. O apóstolo Paulo disse que Deus pôs um tesouro dentro desse vaso de barro que é você, por isso não devemos nos orgulhar, porque toda a nossa riqueza é por causa do tesouro “Cristo” no seu coração (2 Co 4:7). As pessoas que se entregam nas mãos de Deus certamente não decepcionados, pois Deus cuidará deles de maneira especial. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará” (Sl 37:4).

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto