ESBOÇO 763 A MARGEM DA ESTRADA



ESBOÇO 763
TEMA: A MARGEM DA ESTRADA
TEXTO: LUCAS 10:38

            A beira do caminho, essa expressão é usada muitas vezes para designar a situação de pessoas em estado de precariedade, ou a espera de algum benefício, geralmente os que mendigam estão a quase sempre à beira das estradas onde há grande fluxo de transeuntes. Geralmente a situação dessas pessoas eram as mais precárias possíveis, e predispostas a piorarem ainda mais, no entanto há diversas pessoas que estão nessa situação, a espera de alguém que faça alguma coisa por elas. Nesse assunto quero levar em consideração algumas situações que nos dão a ideia dessas pessoas estarem à beira do caminho.

1. A margem da estrada
1.1. Socialmente, o que representa uma situação muito ruim para o ser humano, essa é uma expressão muito comum em relação a pessoas que estão em situações humilhantes.
1.2. Na ociosidade, ela é um estado de inação produz;
1.3. Nas dificuldades, elas podem deixar o indivíduo parado e sem ânimo para continuar a lutar em busca do melhor;
1.4. Na perca de oportunidades, existem pessoas que ao perder boas oportunidades sentem-se profundamente frustradas e desanimadas.
1.5. No pessimismo, o pessimista não ver saída, para ele tudo acabara ali a beira do caminho.
1.5. Na falta de fé, ela é um percalço que bloqueia o indivíduo de ver qualquer possibilidade de um desfecho de algo bom que possa acontecer-lhe.

2. Saindo da beira da estrada
2.1. Nas aspirações, desejos que o indivíduo tem em mudar de situações ruins para uma melhor;
2.2. Ter foco, alvo e propósito;
2.3. Na confiança, ele pode levar o indivíduo a patamares alto da vida, a confiança está ligada ao futuro, é a fé em ação;
2.4. Não perder oportunidade, atenção é indispensável, pois com a perda de uma oportunidade adia-se para outra que virá ou não. Uma oportunidade perdida pode significar que nem sempre aparecerá outra na mesma proporção.
2.5. Tomada de atitude, ela é o ponto de partida para o indivíduo sair da beira do caminho. Dependendo da atitude que o indivíduo toma pode tirá-lo da beira do caminho ou de uma situação de indecisão e de sofrimentos (Lc 15:18);
2.6. Superação, devemos sempre acreditar e procurar meios para superar as dificuldades.
2.7. Através de milagres, quando todos os recursos humanos se esgotam, e não lhes restam nada mais a fazer, um milagre divino pode acontecer, principalmente quando o indivíduo põe a sua fé em ação.

            Jesus encontrou e tirou muitas pessoas que estavam à beira da estrada, doentes, indecisas e sem esperança de dias melhores, algumas enfermas e outras, porém excluídas da sociedade por motivos de doenças como os leprosos que eram lançados no arraial das cidades. Atualmente há muitas pessoas estão em situações parecidas, paradas, desanimada, sem esperança e ânimo para continuar a sua jornada, essas pessoas precisam encontrar quem os tire, mas uma atitude deve ser tomada por aqueles que estão nessas situações. O cego de Jericó sinalizou que queria reverter aquele quadro dramático em que vivia, a mulher de Tiro e Sidon corria atrás do mestre em busca de um milagre, estes e outros não se conformavam em estar à beira do caminho vendo os milagres acontecerem. Não importa em que situação você esteja, os meios para lhe tirarem da beira da estrada é a busca de Deus.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto