ESBOÇO 764 JESUS O MAIOR PROFETA



ESBOÇO 764
TEMA: JESUS O MAIOR PROFETA
TEXTO: MATEUS 24

                Atualmente são consultados muitos videntes para saber sobre o futuro de pessoas, nações, política, entre outros. O ofício de profeta foi criado por Deus ao homem e existe desde a antiguidade, esse oficio sempre esteve ligado ao mundo espiritual, Deus vocacionava alguns homens com a missão de transmitir algo que estava eu sua mente para o seu povo. Talvez eles nem percebessem que estavam sendo usado com mensagens que se concretizaria as gerações futuras, mas nenhum deles foram tão completos em suas mensagens quanto Jesus Cristo. Nesse mote citaremos alguns que se destacaram pelas suas profecias.

1. Profetas
Deus o começo da humanidade Deus se utilizou de símbolos e de pessoas para expressar as suas verdades ao próprio homem, por exemplo: (Gn 3:15), essa foi a primeira mensagem profética diretamente de Deus em relação a salvação e o futuro da humanidade. Nesse tempo Deus falava com o homem, assim falou o Senhor também a Caim (Gn 4:6,7).

Posteriormente o Senhor começou a se utilizar de Pessoas para passar adiante as suas vontades, porém havia duas classes de profetas, os menores e os maiores, isso não significa grau inferioridade e nem superioridade, mas foram levados em consideração a quantidade de escritos referente as profecias.

Os profetas falavam em nome do SENHOR dos Exércitos, muitos dos povos as recebiam com profundo sentimento religioso tendo-as como a voz de Deus, muitas dessas profecias foram cumpridas, outras ainda não porque estão reservadas ao seu próprio tempo, ou seja, foram reservadas para o final de todas as coisas. Muitas profecias foram messiânicas, ou seja, aquelas que estavam relacionadas com a salvação da humanidade em Jesus Cristo, por exemplo: a quarta profecia de Balaão (Nr 24:17).

Os homens escolhidos e vocacionado por Deus para essa missão tinham relacionamento com Deus, esses falariam ao povo. Moisés foi o interlocutor entre Deus e o povo hebreu, o Senhor falava a Moisés e ele transmitia ao povo, ele foi um grande profeta, e ele mesmo profetizou sobre Jesus Cristo (Dt 18:17,18). Profeta na qualidade de Moisés nunca mais houve porque o Senhor falava com ele face a face (Dt 30:10).

2. Jesus o Maior profeta
Realmente depois de Moisés nunca mais houve profeta que Deus falasse com ele cara a cara, muitos surgiram e todos eles com mensagens divinas que apontavam para o futuro de Israel, as mensagens proféticas alcançaria as gerações futuras, enfim, todos os povos da terra, penso assim quando considero as promessas de Deus a Abrão que todas as famílias da terra se tornariam benditas (Gn 12:3).  Depois de Moisés surgiram muitos profetas, e alguns deles apontavam para o Messias, algumas mensagens eram passadas de forma alegórica, como o uso de animais sacrificados apontando sempre algo que representasse mais adiante um sacrifício maior, a lei do holocausto já indicava a purificação dos pecados, esse ato resultaria mais adiante o sacrifício do Messias o cordeiro imaculado (Lv 1: 1-17).

O profeta que mais se destacou em relação ao messias, o seu reino e o milênio foi Isaias, esse foi considerado o maior profeta Messiânico, ele profetizou desde o seu nascimento, ministério, sofrimentos, expiação pelo pecado da humanidade com a sua morte e o reino milenar. (1) Seu nascimento (Is 9:1-7; (2) O rebento de Jessé (Is 11:1-16; Lc 2:1-7); (3) Cristo como Servo (Is 42: 1-9); (4) O Sofrimento e a glória do Messias (52: 13-15); (5) Os sofrimentos, humildade e morte de Cristo (53:1-12), a salvação para os gentios é profetizada por Isaías (Is 56:1-6). O Próprio Jesus confirmou o que Isaías profetizou na sinagoga quando lhe foi dado o livro para ler sagrado (Is 64:1-3; Lc 4:17-20).

                Atualmente aparecem muitos videntes e falam do futuro em vários aspectos da vida do homem, seja de pessoas, países, políticas, entre outros, eles falam como verdadeiros e fazem muitas pessoas errarem, eles falam em nome do Senhor, outros não falam naturalmente sem envolver Deus. Geralmente no início de um novo ano aparecem esses videntes que esbanjam as suas declarações, as pessoas acreditam e valorizam, outros dão valor  mais as profecias de Nostradamus, um alquimista francês do século 15, que ficou conhecido mundialmente por prever o futuro, as suas profecias são atualmente mais valorizadas do que as profetizadas por Jesus Cristo, no entanto a profecia de Jesus escrita por Mateus fala sobre os finais dos tempos, e que sinais haveriam, elas vão muito mais além de todas as profecias desde a antiguidade, porque ele apontava o futuro e final de todas as coisas, as suas mensagens escatológicas estão sendo cumpridas e permanecem atualizadas, elas nunca envelhecem (Mt 24; 25:1-13, 31-46), parte desses sinais são claros e estamos vendo se desenrolarem como uma cortina. Devemos pedir força para continuar vivendo todas essas turbulências até a sua vinda que é certa para o arrebatamento da igreja conforme descreveu Paulo aos (I Ts 4:13,18). Estejamos preparados para os maiores eventos que alcançará toda humanidade, seja para a condenação dos ímpios e salvação dos justos. Jesus é o maior profeta da história da humanidade.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto