ESBOÇO 768 A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS



ESBOÇO 768
TEMA: A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS
TEXTO: “E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó Senhor, a tua fidelidade também na congregação dos santos” (Sl 89:5).

                O autor de qualquer obra tem a maior alegria de torna-la manifesta a todos, Deus estendeu os céus como uma cortina para apresentar a sua glória, as obras das suas mãos, elas as fizeram para declarar a sua grandeza e poder (Sl 19:1). A glória de Deus também é manifesta entre o seu povo, porém existem muitas maneiras da sua glória ser manifestada.

1. A glória manifesta
1.1. No universo, os céus manifestam a sua glória e todos contemplam, os ceres do universo se sustentam, inclusive o sistema solar aonde vivemos, o planeta terra gira em órbita em torno do sol e não se chocam com os demais.

1.2. Na criação, Deus revelou a perfeição da sua glória através do homem, nada há mais completo entre todas as criaturas do que o homem, a glória presente em sua criação nos fascina “Façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança” (Gn 1:26), o homem foi ciado com toda perfeição “Deus criou o homem perfeito” (Ec 7:29), mas o homem se corrompeu e perdeu o brilho da glória divina que refletia sobre ele.

1.3. Na salvação, a maior revelação da glória de Deus foi a salvação, guardada por Deus para o seu tempo Deus enviou o seu filho (Gl 4:4), vimos a glória do unigênito do pai (Jo 1:14),

1.4. E Cristo, a glória de Cristo veio a nós cheia de graça e de verdade, o verbo encarnado cuja existência é desde os tempos eternos. Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez (Jo 1:1-3, 10; Cl 1:16,17), uma das grandes declarações de Jesus foi quando disse que Abraão viu o seu dia e se alegrou, os discípulos lhe perguntaram como conheces Abrão se tu não tens 50 anos? Ele respondeu antes que Abraão existisse EU SOU (Jo 8:56).

1.5. A glória de Deus é refletida no homem como a imagem de Deus, todo aquele que aceita a glória sobre si é iluminado, porque a glória de Deus é a luz dos homens (Jo 1:4,9).

1.6. A igreja, ela é a maior manifestação da glória de Deus, ela é classificada de a noiva do cordeiro, todos os adornos de uma noiva estão na igreja, Salomão a classificou também como a Sulamita, a morena ataviada de glória preparada para o seu marido a “Cristo”, mas quem é a igreja? Não são as paredes, mas nós! Onde a glória de Deus se manifesta. É lamentável muitos crentes não saberem a sua condição espiritual de noiva, as vestes nupciais da noiva devem estar sempre brancas, em todo tempo sejam alvas as tuas vestes (Ec 9:8), isso significa pureza espiritual.

2. A gloria de Deus nos adornos ministeriais e espirituais
2.1. Os dons ministeriais, Deus repartiu os dons ministeriais (Ef 4:11), esses dons servem para a edificação e aperfeiçoamento da noiva de Cristo.

2.2. Os dons espirituais não deixam de ser a manifestação da glória de Deus na igreja, são adornos dados particularmente aos crentes “noiva de Cristo”, eu os considero ornamentos que confirmam a preparação da noiva para o encontro com o noivo. A igreja sem os dons espirituais como uma igreja sem brilho, sem glória, os dons espirituais demonstra a igreja como organismo vivo.

2.3. Individualmente no crente, todo crente que está em plena comunhão com Deus sente a presença da glória de Deus em si, é uma manifestação sobrenatural que não tem como explicar, a glória de Deus sempre foi manifestada nos templos, lugar de adoração, mas nessa dispensação essa glória está dentro de você, ela é o tesouro que lhe enriquece (2 Co 4:7), saiba que a glória que está em você não é sua, observe que o tesouro está em vaso de barro, para que ele não se exalte. Essa riqueza é sentida na nossa maneira de servir a Deus.

                Amados a glória de Deus está em você, tenha cuidado para perder o resplendor dessa glória, isso é que nos qualifica como servos de Deus e somos abençoados por ela. A glória de Deus sempre foi motivo de vitórias para o seu povo e aonde ela repousa há prosperidade e bênçãos, amados Enquanto a arca de Deus que representava a sua glória estava na casa de Abededon, ele e toda a sua casa prosperou. Deus abençoou poderosamente não deixe a glória de Deus sair de dentro de você (2 Sm 6:10-12). Ela promove alegria e bênçãos para a sua vida, enquanto permanecermos em Deus e ele em nós a sua glória será manifesta sempre em nossas vidas.

Pr.  Elis Clementino - Paulista -PE
Ad Excelência

Nenhum comentário:

Foto