ESBOÇO 769 AS PROFECIAS FALSAS E VERDADEIRAS



ESBOÇO 769
TEMA: AS PROFECIAS FALSAS E VERDADEIRAS
TEXTO: JEREMIAS 23:21-40

                Desde o princípio Deus se comunicava com o homem, sem a intervenção humana, e ia tudo bem, Deus falava, interrogava e o homem ouvia e entendia tudo perfeitamente, depois passou a revelar o que estava no seu coração aos seus servos através de visões e sonhos, contanto que de uma maneira e de outra, aos poucos Deus ia revelando ao homem o que estava no seu coração. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho...,” (Hb 2:1).

1.Por voz, visões, sonhos, profecias falsas e verdadeiras
1.1. Por voz
Falamos anteriormente que Deus falava, e eles apenas ouviam a sua voz, como falou com Adão, Noé, Abrão (Gn 3:8; 6:13; 12:1), outra maneira foi falar face a face como foi com Moisés (Ex 33:11; Nr 12:8; Dt 34:10);

1.2. Visões
Houve momentos que Deus falou através da aparição dos seus anjos, “teofania” (Gn 18:2; 19:36,37; Jz 13:9-16; Gn 32:23,24), os anjos eram transmissores das mensagens divinas, ou seja, mensageiros de Deus (Hb 1:13,14)

1.3. Por sonhos
Essa é uma maneira de Deus se revelar ao homem como fez com José (Gn 37:5-7), essa foi assim que Deus mostrou os planos futuros para José, Deus é tremendo ele fala de caráter coletiva ou individual, para cada um ele tem uma maneira diferente de revelar-se.

1.4. Os profetas
O profeta era porta-voz de Deus, ou seja, uma pessoa que fala em nome de outra, o apostolo Judas escreveu que foi Enoque foi o primeiro profeta (Jd 1:14), essa era a capacidade dada por Deus para declarar as verdades de Deus, as profecias não eram da vontade humana “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”     (2 Pe 1:21), alguns deles não exerceram o ministério proféticos, mas foram chamados de profetas como Enoque (Jd 1:14,15); Abraão (Gn 20:27); Arão (Ex 7:1); Moisés (Dt 34:10). Alguns homens exerceram o ministério profético antes de Elias, foram eles: Moisés, Mirian, Abraão, Samuel, Gade, Natã, Aías e Jeú, também existiram as mulheres profetizas. Na atualidade não existe profeta, mas pessoas que recebem entre os dons espirituais o de profetizar, e que através dele são transmitidas as mensagens de Deus. Sobre dom de profetiza há uma recomendação paulina enfatizando que ele deve ser buscado (I Co 12:31), mas o uso dos dons espirituais, especialmente o de profetizar há critérios (I Co 14:30-33), bem diferente de antes quando Deus capacitava pessoas e elas teriam que cumprir o mandado do Senhor, senão era punido, vamos tomar o exemplo de Jonas que e as consequência da sua desobediência ao mandado do Senhor.

1.5. Falsos Profetas
Há pessoas que se dizem profetas, mas na verdade não são, temos na bíblia um caso de uma mulher que se dizia profeta – Mas tenho contra ti que toleras Jezabel mulher que se diz profeta, a enganar os meus servos, para que se prostituam e comam sacrifícios da idolatria. (Ap 2:20). As pessoas que se diziam porta-voz de Deus deveriam ser verdadeiras senão morreriam (Dt 18:20), as recomendações eram severas para quem recebia essa missão divina sob pena de punição (Jr 23:21-40), esse texto é importante que se leia para que se conheça a responsabilidade de quem usa o nome do Senhor.

1.6. Os verdadeiros profetas
Os verdadeiros profetas não se exime de entregar aquilo que Deus manda dizer, são fiéis cumpridores do mandado do Senhor, podemos destacar apenas alguns grandes profetas como: Elias, Jeremias e entre eles Micaias nos dias de Acabe rei de Israel, esses não abriram mão da sua missão para falarem o que Deus mandara, mesmo que fossem punidos pelos reis, as verdades de Deus sempre estão em sua boca. As mensagens de Deus para eles eram inegociáveis.

                Atualmente devemos ter muito cuidado, porque surgem tantos falsos profetas, eles falam mentiras em nome do Senhor, mas ainda há os verdadeiros que são usados por Deus cujas mensagens tem cumprimentos. Infelizmente aparecem muitos profetas falsos que enganam dizendo o Senhor está mandando dizer, dizem até coisas absurdas e infundadas com a finalidade de ganhar confiança e espaço para daí tirar algum proveito. Deus nos guarde, sejamos fiéis em tudo o que o Senhor nos mandar fazer. O verdadeiro profeta do Senhor não se vende.

Pr. Elis Clementino – Paulista – PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto