ESBOÇO 776 VINHO NOVO EM ODRES VELHOS

ESBOÇO 776
TEMA: VINHO NOVO EM ODRES VELHOS
TEXTO: Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam. (Mt 9:17; Lc 5:37)

Essa é uma das parábolas de grande significado para os seguidores do sistema religioso antigo, com essa missiva, Jesus não queria simplesmente falar dos sabores dos vinhos da época e nem dos odres onde se punham os vinhos, mas enfatizar a necessidade de algo novo representando a novidade do evangelho, o que Jesus estava apresentando não era um sistema religioso saturado de coisas velhas, mas totalmente novo, não um remendo novo em vestido velho.

1. Odres
Os odres consistiam de couro de cabras costurados nas extremidades formando uma bolsa e nele se punha-se os vinhos, entretanto os vinhos novos não podiam serem postos em odres velhos, pois estes já tendo perdido a elasticidade se romperiam com a fermentação dos vinhos novos, embora após a fermentação poderia ser posto em qualquer odre (Lc 5:37).

2. Vinhos
Comumente diz-se que, o vinho quanto mais velho mais delicioso, esse é um conceito natural que se tem a respeito dos vinhos que passam por longo processo de fermentação, porém mesmo após do seu engarrafamento ainda continua a sua apuração. Jesus não estava literalmente falando sobre sabor de vinhos e tampouco se era novo ou velho, mas expressar verdades sobre algo novo trazida por ele, o vinho novo a que se referia era o melhor, e ninguém podia contrariar o que ele estava dizendo, pois era uma verdade expressada figuradamente. Jesus falava sobre a novidade “o evangelho” pois o sistema religioso antigo precisava ser mudado e essa mudança deveria acontecer (Lc 5:39), mas o equilíbrio era necessário, tanto o vinho quanto o odre veja em (Mt 9:17)

Muitas pessoas estão apegadas naquilo que acham ser bom, quando Deus quer dar-lhes o melhor. Os fariseus indagavam a doutrina de Jesus, mas estavam apegados às tradições antigas. Hoje em dia ocorrem às mesmas coisas, muitos conhecem as verdades do evangelho, mas rejeitam, preferindo as tradições antigas. Jesus abona o melhor “o vinho novo”, embora muitos ainda prefiram o vinho velho “as tradições” como já dissemos.

Atualmente muitas pessoas continuam rejeitando as novas do evangelho apegando-se as tradições e preceitos religiosos, a fidelidade as tradições antigas podem impedir que as pessoas desenvolvam a sua fé no evangelho de Cristo.

O evangelho não pode se moldar as tradições, o novo não pode combinar com os padrões antigos, o evangelho não combinava com os sistemas legalistas das religiões, entendemos que o evangelho apresentava a graça; o judaísmo à observação das leis, bem como às regras. Jesus veio trazer o perdão e a reconciliação do homem por meio do novo “evangelho”. Para os antigos fariseus persistiam em continuar porque o velho vinho da lei era o melhor. (Lc 5:39).

Em um casamento em Caná da Galiléia Jesus provou através de um milagre que o seu vinho novo era o melhor (Jo 2:1-11). Sem ele não haveria algo novo “o evangelho” ele é incomparavelmente o melhor, ele dispensa qualquer outro representado pelas tradições humanas e os legalismos das religiões, “Jesus é o melhor” ele substituiu a aliança antiga por uma nova por meio do evangelho. O mesmo princípio se aplica na parábola por remendo novo em vestidos velhos (Mt 9:16), assim é a nossa vida egoísta e pecaminosa não pode ser remendada, temos que excluir as nossas roupagens velhas e nos vestirmos de uma nova roupa ou criatura. O novo resulta em regeneração e uma nova vida com Deus através do evangelho.

Pr. Elis Clementino – Paulista – PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto