ESBOÇO 778 O LABORATÓRIO DIVINO



ESBOÇO 778
TEMA: O LABORATÓRIO DIVINO
TEXTO: Não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.  (Romanos 5:3,4)

                Laboratório, ambiente onde se desenvolvem pesquisas em diversas áreas, sejam de coisas, animais ou humanas e etc. É através dessas pesquisas que se obtém outros resultados. Os sistemas onde se faz pesquisas laboratoriais avançam nas grandes descobertas científicas, isso é fato reconhecido e comprovado o pelos benefícios que trazem a humanidade, mas não é isso sobre isso que irei falar através da minha escrita, e sim, sobre os processos de Deus na transformação e preparação do caráter humano com a finalidade de desenvolver algo que esteja relacionado aos propósitos de Deus, no entanto observamos o que disse Paulo, a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência, e a experiência, esperança. Em tudo isso há um processo para que uma coisa determine outra dentro dos propósitos de Deus. Vejamos como Deus realizou algo em alguns indivíduos com o desejo de obter outros resultados.

1. Abrão, é impossível falar desse homem sem refletir a sua trajetória, chamada e promessas de de Deus sobre a sua vida. Basta ler inicialmente capítulo 12 do Gêneses para começar a entender    como Deus trabalhou em sua vida preparando-o para algo maior e melhor. Muitas vezes não entendemos os caminhos que Deus nos conduz, é como se estivéssemos em um laboratório sendo lapidado como se fôssemos uma pedra preciosa, vamos passar mais adiante e falarmos sobre outro homem José.

2. José, a sua história nos dá a entender que ele tenha sido forjado nesse laboratório divino, pois os processos de Deus para ele iam sendo revelado ainda menino e sem experiência nenhuma de vida, ainda criança, tentaram apagar os sonhos de José, rasgaram a sua túnica, o jogaram na cova, o venderam, foi acusado pela mulher de Potifar, José foi preso, no entanto, não conseguiram apagar os propósitos de Deus em sua vida.

3. Moisés, a sua preparação começou ainda recém-nascido, sendo jogado no rio Nilo em um, cesto de junco e betumado, cujo destino somente Deus sabia, mas, por uma provisão divina foi o menino foi parar nos braços da filha de Faraó. Quando lemos a história dos hebreus entendemos que tudo aquilo que Deus fez desde a sua infância fazia aparte do processo divino, e que ele estava sendo preparado para algo melhor que resultaria na libertação dos hebreus.

4. Davi, um menino pastor de ovelhas, ele foi preparado no campo, trabalho árduo enfrentando as feras com coragem e determinação, Davi estava sendo acompanhado por Deus que via nele coisas que atraíram o coração de Deus. Jamais sabia ele e seus familiares que Deus o havia escolhido para uma missão “ser rei de Israel” até a chegada de Samuel em sua casa para realiza uma vontade divina (I Sm 16).

5. Jó, ao lermos o seu livro, podemos ver a inocência de um justo, que subitamente perde todos seus bens sem saber porque, algo estava para ser provado para alguém, “a sua fidelidade a Deus”. Ninguém entendia o porquê de tudo aquilo, a sua mulher e seus próprios amigos ignoravam e aumentavam a sua dor quando o acusava de pecar contra Deus, era um processo, refinado como é o ouro e a prata, todos se confundiam com aquela situação, mas resultou em bênçãos muito maiores (Tg 5:11).

6. Jeremias, o profeta chorão, mas somente ele sabia quão dura era a sua missão, profetizar para o reino do Norte mostrando que a conversão a Deus, seus sofrimentos faziam parte dos propósitos de Deus. A dor e a agonia, prisão, amarrado num cepo, e jogado num calabouço, as conspirações por ele sofrida tinham a participação da sua própria família, ninguém queria ouvi-lo, o desespero tomou conta, vendo ele que parecia perder tempo porque ninguém lhe escutava, até que Deus falasse com ele (Jr 12:5-7), não importa qual seja a missão, ela deve ser cumprida.

7. Paulo, este homem era extremamente zeloso pela sua religião, foi ensinado aos pés de Gamaliel, ele perseguiu os cristãos de maneira cruel, fez parte da morte de Estevão, a sua perseguição durou até o dia do seu encontro com Jesus no caminho de Damasco (At 9:3-6).  Nas suas cartas podemos ler a trajetória da sua vida a partir daquele encontro, os sofrimentos marcaram a sua vida até a sua trágica morte pelo imperador romano.

8. Você, entendemos que há trabalhar de Deus a nosso respeito, ele realizará em nós tanto o querer quanto o efetuar (Fp 2:13), por essa razão os processos usados por Deus podem causar alguns desconfortos, mas não devemos nos inquietar porque essas coisas fazem parte dos processos laboratoriais (Rm 5:3,4). É através desses processos uma formula resultam em outras como se ler no texto em apreço.

                Amados não desanimem mediante as dificuldades, o importante são os resultados que elas produzirão, Deus está trabalhando por aquele que nele espera (Is 64:4). Os desencontros durante esse trabalhar fazem parte do processo “Foi bom ter sido afligido, pois somente assim aprenderia os teus mandamentos. ” (Sl 119:71), portanto devemos entregar o nosso caminho ao Senhor e nele confiar, porque tudo ele fará. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio dia.” (Sl 37:5,6), portanto descanse nele porque tudo isso resultará em algo maior e melhor. “Não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. ” (Rm 5:3,4), por essa razão considero um verdadeiro o trabalhar divino é uma verdadeira obra de laboratório, onde uma determinada coisa produz outra.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto