ESBOÇO 779 NÃO DESTRUAM SEUS FUNDAMENTOS



ESBOÇO 779
TEMA: NÃO DESTRUAM SEUS FUNDAMENTOS
TEXTO: ÊXODO 34:1; Dt 10:2

            Toda a nossa vida está sobre estruturas levantadas por nós mesmas, sobre ela se constrói o edifício da vida, mas nem sempre temos o cuidado de construir bases pujantes e em seguida construirmos esse edifício. Quando olvidamos esse princípio, tudo o que for construído sobre ele corre o risco de trincar as paredes e até desabar o edifício, e tudo que fora construído ao longo dos anos se perderá. A edificação é extraordinária porque sobre ela construímos coisas coisa importantes referente a vida.

1. O que devem estar construídos sobre os bons fundamentos?
1.1. O caráter;
1.2. A familiar;
1.3. Fé
1.4. Educação;
1.5. Profissão;
1.6. Casamento;
1.7. Bens.

Todas essas coisas devem estar fundamentadas sobre alicerces seguros, as vezes uma construção sobre um alicerce inseguro, pode durar alguns anos sem nenhuma anomalia, mas ao longo dos anos começam a aparecer as rachaduras, essa é uma prova de falha na base. O fundamento deve ser capaz de suportar o peso de tudo aquilo que edificarmos sobre ele. Jesus fez a comparação entre dois alicerces (Mt 7:24,25), embora o sentido da parábola era espiritual, porém é válida para a construção do edifício da vida.

2. Poder destrutivo do homem
O próprio homem é capaz de destruir tudo o que ele edificou durante a sua vida, mesmo que ele tenha construído sobre bons alicerces. Levemos em consideração que muitos destroem de cima para baixo, ou seja, ele constrói e depois ele mesmo por alguma razão vem demolindo tudo o que construiu, muitas vezes ao longo dos anos, isso acontece em todas as áreas de vida.

3. O que pode ser destruído?
3.1. O nosso caráter;
3.2. A família;
3.3. A nossa vida devocional com Deus;
3.4. Bens

4. O maior alicerce da vida
O homem tem a capacidade de desconsiderar o que é feito por Deus como regra para a conduta humana. Moisés quebrou as pedras com a lei escrita, esta era o alicerce para toda humanidade, imediatamente Deus reagiu dizendo: “Corte duas placas de pedras iguais àquelas que você quebrou, e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras.” (Ex 34:1), refazer o que muitas vezes quebramos tem um custo, esse sacrifício exigido por Deus, sacrifício a mais que deveria ser evitado. As exigências de Deus devem ser cumpridas vejamos: “...e eu escreverei nas placas aquilo que escrevi naquelas que você quebrou. Depois ponha na arca”. (Dt 10:2)

A palavra de Deus é o maior fundamento, sobre ela o homem constrói todo edifício da vida.

            Devemos ter muito cuidado na hora de construir, os alicerces das nossas construções não devem ser ignorados, eles devem ser bem preparados para suportar o peso do que será construído. Muitos empreendimentos desabam porque os alicerces não suportaram, seja ele em que área for. Na vida construímos muitas coisas, nosso caráter, a nossa família, a nossa vida sentimental e amorosa, profissão, casamento, bens, e nossa vida religiosa, mas é imprescindível saber se eles só estarão firmes sobre um bom alicerce. Uma coisa é real depois que construímos algo sobre um alicerce não se pode mais nele mexer, a não ser refazê-lo recomeçando tudo novamente. As vezes temos que fazer isso “recomeçar” do zero.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto