ESBOÇO 781 JOVENS, LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR.



ESBOÇO 781
TEMA: JOVENS, LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR.
TEXTO: ECLESIASTES 12:1

            Nada deve impedir as pessoas de qualquer idade de ter experiências com Deus, sejam crianças, jovens e velhos, finalmente todos devem saber que há um criador e que dele devemos nos lembrar, além de sabermos que a ele prestaremos conta. Levemos em consideração que o fator tempo por ninguém espera, e que certamente prestaremos contas do que fizemos ou deixamos de fazer, e se caso olvidarmos, ou seja, se não dermos importância, certamente o próprio tempo se encarregará de cobrar.

1. Lembra-te do criador
O verbo lembrar está no presente indicando o agora, o momento, estar sempre lembrado do compromisso com o criador, essa é a base que governará toda a nossa vida. A expressão deixa claro que recai sobre nós toda a responsabilidade do nosso final, visto que a nossa estrutura deve estar firme nas adversidades, além de não podermos deixar para depois, pois o tempo passa rapidamente e sem retorno.

2. Aproveitando as oportunidades
Conforme Salomão devemos aproveitar o tempo, visto que ele passa, “Tudo o que vier as mãos para fazer, faze-o com todas as tuas forças...” ele lembra também que pós morte não há como fazer o que devíamos fazer aqui. Porque para onde vamos não há ciência, nem trabalho haverá, da mesma maneira ele disse que o jovem deve aproveitar e estruturar a sua vida espiritual antes que venham os maus dias (Ec 4:1). Jesus também mostrou que o fator tempo realmente passa, quando disse: Trabalhai enquanto é dia, porque a noite vem quando não se pode trabalhar (Jo 9:4), tanto os dias maus quanto a noite são momentos que nada se pode fazer, e nem serão revertidos em favor do homem. Existem muitas pessoas que desperdiçam o seu tempo, saiba, porém, que devemos fazer tudo de bom para nós e as nossas famílias antes que a adversidade chegue, a doença, velhice e até a morte, Salomão ainda nos alerta sobre a certeza da morte quando nada mais se pode fazer (Ec 12:1-7), essa realidade é apresentada por ele, e deve ser levada em consideração. A vida é comparada a cadeia de prata, o copo de ouro e o cântaro se quebra junto a fonte, com a morte o corpo volta ao pó volte da terra como era antes, e o espírito volte para Deus.

5. Não deixe tudo para a última hora
Finalmente muitas vezes deixamos tudo para a última hora, mesmo sem nada ter preparado para o futuro, olvidamos o que é mais importante, os alicerces da vida, no entanto quando indivíduo se depara com o curto tempo para realizar muitas coisas, ele se frustra e se desespera começando a responsabilizar outras pessoas pelo seu fracasso. O desespero toma conta quando nada mais podemos fazer mais, a não ser lamento. Para esse momento de adversidade os alicerces da vida devem ser preparados, para nos garantir um final agradável.

A falta de uma base fundamento seguro o edifício da vida pode ir ao chão, basta lembrar da parábola dos fundamentos (Mt 7:23,24), a casa construída sobre a areia, veio contra ela os ventos, rios e grande foi a sua ruína. Geralmente quando acontece uma falha estrutural não tem como concertar de cima para baixo, muitas vezes precisamos recomeçar. A nossa estrutura espiritual requer muito mais, porque o alicerce da vida devocional com Deus deve ser perfeito.

            Lembra-te do teu criador a todo momento, isso significa o agora, essa é a base para todo sucesso em todas as etapas da vida. Devemos levar em consideração que as oportunidades passam, e o tempo de igual modo passam, as adversidades chegam e se não tivermos uma boa base podemos entrar em desespero e tudo o que construímos desaba. Buscar a Deus é uma necessidade de todos nós, se quisermos construir o edifício da vida.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto